7 O rico domina sobre os pobres, e o que toma emprestado servo é do que empresta. 8 O que semear a perversidade ceifará males, e a vara da sua indignação se acabará.
“O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.” Uma prática observação da realidade, é função de um bom governo zelar para que o domínio de maneira alguma se transforme em opressão.
O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”
7 Porque, como imagina no seu coração, assim ele é. Come e bebe; te diz ele, porém o seu coração não está contigo. 8 Vomitarias o bocado que comeste, e perderias as tuas suaves palavras. 9 Não fales aos ouvidos do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.
De uma maneira assinalada e insistente, o sábio fez menção ao perigo do adultério e da lascívia. As palavras de apelo que introduzem este capítulo são conselhos tão preciosos em sabedoria, que, se seguidos, evitariam a ruína de muitas famílias.
Publicado em 11/01/2023 às 21:37. Vemos aqui duas decisões profundamente importantes e que definem a relação da pessoa genuinamente crente com o seu Deus: ela o ama sobre todas as coisas e, por essa razão, foge de tudo aquilo que o ofende. Ele se aparta do mal.
17 Assim também a fé, se não tiver as obras, está morta em si mesma. 18 Porém dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
3 Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se estabelece; 4 E pelo conhecimento se encherão as câmaras de todo tipo de riquezas preciosas e deleitáveis. 5 O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força.
8 O que semear a perversidade ceifará males, e a vara da sua indignação se acabará. 9 O que vê com bons olhos será abençoado, porque deu do seu pão ao pobre.
O que quer dizer a passagem Provérbios 22 versículo 17?
Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas; você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se deles. Não aceite ser fiador de ninguém porque, se você não puder pagar a dívida, levarão embora até a sua cama.
19 E a todo homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para comer deles, e tomar a sua porção, e desfrutar do seu trabalho, isso é dom de Deus. 20 Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida, porquanto Deus lhe responde com alegria do seu coração.
Muitas pessoas acreditam ser importante se esforçarem para alcançar sucesso e riqueza. No entanto, Provérbios 22 nos aconselha que é mais importante ter um bom nome do que grandes riquezas. Este capítulo nos ensina como construir um bom nome – não para a auto-glorificação, mas para a glória de Deus.
22 Não roubes ao pobre, porque é pobre, nem atropeles na porta o aflito; 23 Porque o Senhor defenderá a sua causa em juízo, e aos que os roubam ele lhes tirará a vida. 24 Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico, 25 Para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.
27 Não deixes de fazer o bem a quem merece, tendo na tua mão o poder de fazê-lo. 28 Não digas ao teu próximo: Vai, e retorna amanhã, que to darei; tendo-o tu contigo. 29 Não maquines o mal contra o teu próximo, pois habita contigo confiadamente. 30 Não contendas com alguém sem razão, se não te fez mal nenhum.
Em provérbios 27:17 diz que: “Assim como o ferro afia o próprio ferro, as pessoas aprendem umas com as outras” Não importa qual foi sua experiência com alguém, existe um propósito quando Deus te permite está próximo a uma pessoa, você é forjado ao crescimento.
7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Porque todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, se abre. 9 E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? 10 E pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. 2 Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho. 3 Pela fé, entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus, de maneira que aquilo que se vê não foi feito daquilo que é visível.
23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25 Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.