Segundo Mantoan (2003), a idéia de integração surgiu em 1969, nos países nórdicos, com a finalidade de evitar a segregação. Contudo, a noção de integração está ligada à inserção das pessoas com deficiência na sociedade - não à necessidade de uma mudança na sociedade para receber/atender essas pessoas.
Cabe destacar que, ainda dentro desse primeiro capítulo, Mantoan (2015) afirma que as mudanças no nível social não devem ser ignoradas pela escola, uma vez que ela expressa os valores e sentimentos que emergem da sociedade. Dessa forma, o ensino e a nova forma de ensinar devem reconhecer o que Mantoan (2015, p.
Qual é a proposta da educação inclusiva de acordo com Mantoan?
Mantoan define a educação inclusiva como um modelo de educação que integrar todas as crianças sem fazer nenhuma distinção, e as escolas regulares que são inclusivas propõe uma organização no sistema educacional para que possar atender as necessidades apresentadas pelos alunos deficientes.
A inclusão faz parte dos direitos humanos e precisa assumir um papel relevante na sociedade e na vida de qualquer cidadão. É preciso lutar pela construção de uma sociedade mais igualitária em todos os níveis e ambientes, desde a Educação Infantil, aos contextos não escolares até o Ensino Superior.
Encontramos em Freire os princípios da Educação Inclusiva que se refere, a nosso ver, em questionar todos os processos de exclusão que acontecem na escola e na sociedade com todos os sujeitos; consequentemente, que pretende desenvolver um processo educacional que contemple a diversidade.
Mantoan (2006) afirma que a escola deve propiciar aos alunos um atendimento específico, trabalhando sobre as limitações (visuais, auditivas, físicas, intelectual, transtornos do desenvolvimento e a superdotação), nos fala que a inclusão escolar seria a transformação da escola para receber o aluno e assim efetivar a ...
A inclusão é um conceito que visa garantir que todas as pessoas tenham valor, respeito e as mesmas chances na sociedade. Assim, trata-se de promover a participação ativa e igualitária de todos, apesar de suas diferenças.
Numa escola inclusiva, o aluno é sujeito de direito e foco central de toda ação educacional; garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem e de construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania é, por outro lado, objetivo primeiro de toda ação educacional.
Visando explicar as questões que permeiam o tema inclusão escolar, contou com a contribuição de alguns referenciais teóricos como: Celedón, Ferreira Filho, Khater, Mantoan, Mazzotta, Sassaki, Constituição Federal da República Brasileira (1988), entre outros.
Questão Executivo (Administrativa/Geral) É CORRETO afirmar que inclusão escolar significa: um processo educacional voltado para auxiliar todos os alunos e criar apoios específicos para aqueles que necessitarem, a fim de que possam dominar habilidades e conhecimentos da base curricular nacional.
A inclusão pode ser definida como a capacidade de reconhecer as diferenças, entendê-las e respeitá-las para que seja possível criar um ambiente igualitário e respeitoso.
Incluir é integrar, abranger a todos, sem exceção. Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.
MARIA TERESA MANTOAN: Lógico, porque a inclusão, ou seja, a igualdade de todos ao direito a educação está garantido em nossa Constituição. Essa Constituição assimilou muito bem a inclusão de todas as pessoas aos bens públicos, mas especialmente em relação às pessoas com deficiência.
sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturado em função dessas necessidades” (MANTOAN, 2003, p. 24). Tendo definidos os conceitos, percebe-se a necessidade de uma melhor compreensão da trajetória da educação inclusiva no Brasil.
Mantoan (2003) valoriza a escola com espaço de convivência, de troca de saberes, de interação humana, no qual os conhecimentos acadêmicos e científicos devem ser Page 4 66 oportunizados, não através da imposição, mas por meio de práticas de ensino alicerçadas nos valores humanos, na ética e no compromisso com a ...
Qual é a proposta da educação inclusiva de acordo com Mantoan 2002?
Respostas. De acordo com Mantóan (2002), a proposta da educação inclusiva é a alternativa d: unificar o ensino especial e regular em uma nova modalidade educacional.
A educação inclusiva, segundo Sassaki (1997), é um processo no qual se amplia a participação de todas as pessoas com deficiência na educação. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos como um direito de todos.
O professor Romeu Sassaki era conhecido como o “pai da inclusão”. Era graduado em serviço social e, durante seis décadas, produziu material acadêmico e ajudou a criar políticas públicas para incluir as pessoas com deficiência na sociedade.
Romeu Kazumi Sassaki, um dos principais estudiosos do tema no Brasil, descreve a inclusão social como um processo bilateral, em que tanto a sociedade quanto os indivíduos excluídos trabalham juntos para solucionar problemas e efetivar a equiparação de oportunidades para todos.
Freire (2008) afirma que a inclusão, enquanto forma de flexibilizar a resposta educativa de modo a fornecer uma educação básica de qualidade a todos os alunos, tem sido apontada como uma solução para o problema da exclusão educacional.