O que diz o art 485 IV do CPC?

§ 4º Oferecida a contestação, o autor não poderá, sem o consentimento do réu, desistir da ação. § 5º A desistência da ação pode ser apresentada até a sentença. § 6º Oferecida a contestação, a extinção do processo por abandono da causa pelo autor depende de requerimento do réu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que diz o artigo 485 do Código de Processo Civil?

485 inciso I do Novo CPC; Abandono da causa - quando o processo ficar parado por mais de 1 ano por desinteresse das partes, ou quando o autor abandonar a causa, não promovendo as diligências determinadas por mais de 30 dias - conforme incisos II e III do Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusdocs.com

O que significa pena de extinção nos termos do artigo 485?

O artigo 485, III, do Código de Processo Civil, estabelece a possibilidade de extinção do processo sem resolução do mérito quando o autor deixar de promover os atos e as diligências que lhe incumbirem, abandonando a causa por mais de 30 (trinta) dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando pode pedir a extinção do processo?

Para que a hipótese de extinção se configure, é necessário que o processo permaneça parado por mais de 1 (um) ano sem que nenhuma das partes tenha praticado atos no processo. A extinção pode ocorrer por iniciativa da parte ou do Ministério Público, e, ainda, ser decretada de ofício pelo juiz.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é perda do objeto da ação CPC?

1 - A perda do objeto de uma ação acontece em razão da superveniência da falta de interesse processual, seja porque o seu autor já obteve a satisfação de sua pretensão, não necessitando mais da intervenção do Estado-Juiz, seja porque a prestação jurisdicional já não lhe será mais útil, ante a modificação das condições ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

ART 485, INCISO IV - CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

O que acontece quando uma ação perde o objeto?

- Quando ocorre perda superveniente do objeto da ação e, consequentemente, decide-se pela extinção do processo sem resolução do mérito, antes de estabelecida a relação processual, com citação válida do réu, não é de se lhe impor condenação ao pagamento de custas processuais e honorários advocatícios sucumbenciais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sistemas.tjes.jus.br

Quando o recurso perde o objeto?

Recurso prejudicado é aquele que perdeu o seu objeto. Ocorrendo a perda do objeto, há falta superveniente de interesse recursal, impondo-se o não-conhecimento do recurso. Assim, ao relator cabe julgar inadmissível o recurso por falta de interesse, ou seja, julgá-lo prejudicado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmt.jus.br

Quais são as possibilidades de extinção do processo explique o artigo 487 e o artigo 485?

O processo pode estar com algum tipo de vício ou defeito que não há como corrigir. Com isso, o processo é extinto sem a resolução do mérito. Essa hipótese é a que consta no artigo 485. Ou seja, existindo o defeito, o magistrado não tem como analisar a relação de direito material em função da falha que há no processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em peticionamais.com.br

Quais são as causas de extinção do processo?

Quando um processo pode ser extinto?
  • indeferimento da petição inicial;
  • parado por mais de 1 ano por negligência;
  • não promover os atos e as diligências que lhe incumbir, sendo assim entendido que o autor abandonou a causa por mais de 30 (trinta) dias;
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.grancursosonline.com.br

Quando o juiz pode extinguir o processo com resolução de mérito?

Resolução do mérito é a análise feita pelo juiz dos pedidos realizados na ação, quando o juiz não analisa esse mérito diz-se que houve sentença sem a resolução do mérito e, consequentemente, o processo pode ser extinto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em juridicos.com.br

O que significa pedido de desistência art 485 VIII do CPC?

485 - O juiz não resolverá o mérito quando: VIII - homologar a desistência da ação; A desistência da ação não importa renúncia ao direito. Por isso, a sentença homologatória de desistência da ação não impede o ajuizamento de nova demanda contra o réu, visando ao mesmo objetivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível o réu recorrer da sentença de extinção sem resolução do mérito?

Esse direito é satisfeito no caso de sentença de extinção do processo sem julgamento do mérito, de modo que, quando isso ocorrer, não existirá interesse em recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aconjurpr.com.br

São causas de extinção do processo sem resolução do mérito exceto?

São causas de extinção do processo sem resolução do mérito, exceto:
  • A. O indeferimento da petição inicial.
  • B A homologação da desistência da ação.
  • O acolhimento da alegação de existência de convenção de arbitragem.
  • D A ocorrência de decadência ou prescrição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qconcursos.com

O que é necessário para que o juiz resolverá o mérito sempre que possível?

488: Desde que possível, o juiz resolverá o mérito sempre que a decisão for favorável à parte a quem aproveitaria eventual pronunciamento nos termos do art. 485.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais casos o abandono pela parte não gera a extinção do processo?

O mero abandono da causa por parte do autor não gera a extinção da demanda. O art. 267, III, do Código de Processo Civil (CPC), determina que o processo deve ser extinto sem resolução do mérito quando o autor não promover os atos e diligências que lhe competir, abandonando a causa por mais de 30 (trinta) dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em zna.adv.br

O que significa art 485?

O que diz o art 485 do Novo CPC? O art 485 do Novo CPC elenca as situações em que o Juiz não resolverá o mérito. Entre as hipóteses estão o indeferimento da petição inicial, a parada do curso do processo, a ausência de legitimidade ou de interesse processual, a morte da parte, e outras previsões legais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Quem pode pedir extinção do processo?

O juiz intimará o autor para corrigir os vícios que podem ser sanados e, se isso não ocorrer, extingue-se o processo sem análise do mérito. Os vícios que não podem ser sanados causam diretamente esta extinção processual. O art. 485 do CPC elenca as hipóteses de vícios insanáveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

O que acontece quando o processo é extinto?

Significa que um juiz ou uma juíza determinou a extinção do processo, porque ele não possui alguns requisitos previstos em lei. Não significa que o autor tenha ganhado ou perdido a causa, mas, apenas, que o processo não poderá prosseguir.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual recurso contra decisão de extinção do processo?

Se a decisão produz a extinção do processo, sem ou com resolução de mérito (arts. 485 e 487), aí sim haverá sentença, e o recurso cabível será a apelação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o prazo que o juiz tem para dar a sentença?

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que significa o processo de extinção?

A extinção pode ser definida como o desaparecimento de todos os indivíduos de uma espécie no planeta. Dizemos que uma espécie está extinta quando não existe mais nenhum indivíduo pertencente àquela espécie na Terra.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Quando não cabe mais recurso no processo?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando perde um processo pode recorrer?

Perdi o processo trabalhista, posso recorrer? Antes de uma sentença ser proferida, não é possível recorrer. No entanto, uma vez que a sentença é dada, ambas as partes, tanto o reclamante quanto o reclamado, têm o direito de entrar com um recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trabalhistacred.com.br

O que gera a perda do objeto da ação?

Por “perda de objeto” da causa deve-se entender a ocorrência de alguma situação ulterior ao ajuizamento da ação que justifique a prolação de sentenças ditas puramente processuais em virtude da verificação de que não mais existe o interesse de agir, dando-se o sentenciamento do feito sem resol...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br