O que diz o artigo 1012 do CPC?

1.012 , do CPC , é possível a concessão de efeito suspensivo quando demonstrada a probabilidade de provimento do recurso, ou, sendo relevante a fundamentação, houver risco de dano grave ou de difícil reparação, tratando-se, todavia, de medida excepcional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando cabe o efeito suspensivo?

O efeito suspensivo é concedido quando o julgado determina a suspensão do efeito de uma sentença ou decisão. Muito juridiquês? Na verdade, é simples! Imagine que a sentença de uma ação judicial traz a determinação de que uma pessoa deve entregar determinado objeto à outra para cumprir um contrato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fazdireito.blog.br

Quando a sentença não tem efeito suspensivo?

Significa que foi recebido um recurso, mas a sentença dada continua tendo efeito. Ou seja, o que foi decidido por um juiz ou uma juíza ainda está valendo, não é necessário aguardar o julgamento do recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual é o meio apropriado para requerer a concessão de efeito suspensivo a recurso de apelação?

O pedido de atribuição de efeito suspensivo em recurso de apelação deve ser formulado por petição autônoma, dirigida ao tribunal, ou, quando já distribuído o recurso, ao relator, por petição própria, e não como preliminar recursal, na forma prevista no artigo 1.012, § 3º, incisos I e II, do Código de Processo Civil."
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o artigo 520 do CPC?

O cumprimento provisório da sentença impugnada por recurso desprovido de efeito suspensivo será realizado da mesma forma que o cumprimento definitivo, sujeitando-se ao seguinte regime: § 1º No cumprimento provisório da sentença, o executado poderá apresentar impugnação, se quiser, nos termos do art. 525 .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Apelação: Efeito suspensivo ex lege - art 1012, CPC

O que diz o artigo 535 do Código de Processo Civil?

VI - qualquer causa modificativa ou extintiva da obrigação, como pagamento, novação, compensação, transação ou prescrição, desde que supervenientes ao trânsito em julgado da sentença. § 1º A alegação de impedimento ou suspeição observará o disposto nos Arts.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

O que diz o artigo 523 do Código de Processo Civil?

O art. 523 do CPC trata o cumprimento de sentença sobre pagamento de quantia certa, incluindo as hipóteses de liquidação de sentença ou de decisão sobre parcela incontroversa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Qual o único recurso que tem efeito suspensivo?

A apelação, em regra, é dotada do efeito suspensivo (CPC/2015, art. 1.012), mas há casos em que não tem (CPC/2015, art. 1.012, §1º). Nessas hipóteses em que a apelação não tem efeito suspensivo automático, parece ser natural admitir que eventuais embargos de declaração opostos da sentença, também não o tenham.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Em que situações o recurso de apelação não terá efeito suspensivo?

Quando a apelação não tem efeito suspensivo? O primeiro caso de apelação sem efeito suspensivo é o de recurso interposto em face de sentença que homologa divisão ou demarcação de terras (art. 1.012, § 1º, I, CPC).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

É necessário pedir efeito suspensivo apelação?

De acordo com o artigo 1.012 do Novo CPC a apelação em regra terá efeito suspensivo,entretanto, em determinados e excepcionais casos será atribuído efeito não suspensivo, ou seja, a sentença poderá ser executada de forma provisória, ainda que o recurso de apelação esteja pendente de julgamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que acontece depois de recebido o recurso sem efeito suspensivo?

O que é o efeito suspensivo? O efeito suspensivo é aquele que suspende a eficácia da sentença proferida. Ou seja, após proferida a sentença e interposto recurso, sendo-lhe concedido tal efeito, a decisão recorrida não poderá surtir efeitos até que haja novo julgamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Quais recursos CPC tem efeito suspensivo?

A apelação, recurso ordinário por excelência, é recebida no duplo efeito (suspensivo e devolutivo), exceto nos casos enumerados no CPC 520 e na hipótese descrita na primeira parte do CPC 1184 (sentença que decreta a interdição).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem determina o efeito suspensivo?

Em tempos atuais, a legislação determina que a apelação, via de regra, detém o efeito suspensivo. Entretanto em atenção ao artigo 1.012 do NCPC que o determina, mas que também aponta exceções, demonstrando ocasiões em que o referido recurso não é dotado do referido efeito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem julga o recurso de apelação?

Quem julga o recurso de apelação? Embora o artigo 1.010 aponte que a apelação é direcionada ao juízo ad quo, ou seja, o juízo de primeira instância, onde o processo se encontra no momento da apelação, quem o julga é o juízo da instância superior.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quando a sentença começa a fazer efeito?

A sentença que confirma, revoga ou concede tutela provisória, começa a produzir efeitos, imediatamente, após a sua publicação (artigo 1012 , § 1º , V , do CPC/2015 ).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível que a apelação da sentença que condena ao pagamento de alimentos tenha efeito suspensivo?

Em regra, a apelação terá efeito suspensivo, nos termos do art. 1.012 , caput, do CPC . É possível, entretanto, que a sentença comece a produzir efeitos imediatamente após a sua publicação, nos casos previstos no art. 1.012 , § 1º , do CPC .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como retirar o efeito suspensivo da apelação?

Como remédio, portanto, há duas formas de atuação da parte prejudicada diante da apelação intempestiva: pedido ao Juízo de 1º grau que seja desconsiderado o efeito suspensivo automático; e/ou pedido ao Tribunal para que atribua eficácia imediata à sentença.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quem confere efeito suspensivo a apelação?

EFEITO SUSPENSIVO PROVOCADO DA APELAÇÃO

Excepcionalmente, a lei confere o efeito suspensivo ao recurso que, por excelência, realiza o duplo grau de jurisdição, naquelas hipóteses e noutras, regidas por lei especial, como a do parágrafo único do art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em emerj.tjrj.jus.br

Quais são as exceções a aplicação do efeito suspensivo na apelação?

O terceiro caso em que a apelação não será dotada de efeito suspensivo é quanto à sentença que extingue sem resolução de mérito ou julga como improcedentes os embargos à execução. Caso os embargos sejam julgados parcialmente procedentes para reduzir o vaor da execução, esta poderá prosseguir pelo valor reduzido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em idacursos.com.br

Quais os recursos que não tem efeito suspensivo?

Os recursos eleitorais, por disposição expressa no Código Eleitoral (art. 257), não possuem efeito suspensivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em apps.tre-sc.jus.br

Quais recursos tem duplo efeito?

Diferentemente dos outros recursos, a apelação possui o duplo efeito, ou seja, possui tanto o efeito devolutivo, quanto o suspensivo. Vale lembrar que, ainda que os outros recursos não possuam o duplo efeito, em regra, nada impede de que a parte o requeira.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o prazo para pagamento após a sentença?

Qual o prazo do cumprimento de sentença? No caso de condenação em quantia certa, o CPC/2015 determina 15 dias para o pagamento voluntário da dívida. Após esse prazo, sem a quitação voluntária, terá início automático novo prazo de 15 dias para o oferecimento da impugnação. Esses prazos são sucessivos e ininterruptos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que acontece se o executado não pagar em 15 dias?

475-B do CPC, e, em seguida, o devedor deverá ser intimado pessoalmente para que se inicie a contagem dos quinze dias para pagamento voluntário da dívida. Somente após o decurso do interstício de quinze dias, sem o cumprimento da obrigação, que será aplicada a multa de 10% prevista no art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Para quem vai a multa do art 523 do CPC?

(2) Segundo o parágrafo 1º do art. 523, do Novo CPC, caso o executado não pague, voluntariamente, a dívida no prazo de 15 dias, incidirá sobre ele multa de 10%. Além disso, também deverá o executado arcar com honorários advocatícios valorados em 10%..
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

O que diz o artigo 921 do CPC?

A Lei n. 14.125/21, que trouxe uma nova redação ao §5° do art. 921 do CPC, determina que, na hipótese de extinção do processo pelo pronunciamento da prescrição intercorrente, não há condenação em honorários e custas do processo."
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br