O que diz o artigo 4 das Diretrizes curriculares Nacionais da educação infantil?

Artigo 4º As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa ...
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O que diz as Diretrizes Curriculares para educação infantil?

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil estabelecem que as propostas pedagógicas devem respeitar os seguintes princípios: I – Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
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O que diz o artigo 5 das Diretrizes Curriculares Nacionais?

5º define as diretrizes curriculares para a formação de professores da educação básica, conteúdo e domínio de conhecimento pedagógico e outras particularidades destinadas ao bacharel, o que difere do graduado em licenciatura.
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O que são as Diretrizes Curriculares Nacionais para educação infantil DCN?

Em suma, as DCN fornecem a estrutura. Elas oferecem regras gerais para a Educação Básica, mas também têm normas próprias para cada etapa. Assim, há uma equidade de aprendizagem e os conteúdos básicos são ensinados para todos os alunos, enquanto é considerado o contexto em que eles estão inseridos.
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O que corresponde às Diretrizes Curriculares Nacionais para educação infantil Dcneis ):?

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
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Introdução à Resolução Nº 4/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

Quais são os 5 princípios básicos da educação infantil?

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
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Quais as três das principais leis que regem a educação infantil atualmente?

As bases legais da Política Nacional de Educação Infantil (2006) são a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Plano Nacional de Educação. De acordo com a política nacional, as instituições devem ser supervisionadas, acompanhadas e avaliadas pelo sistema de ensino.
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Como é concebida a criança de acordo com o artigo 4º das Diretrizes Curriculares Nacionais da educação infantil Dcnei Resolução CNE CEB nº 5 2009 )?

Artigo 4º As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa ...
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Quais são os 7 eixos da educação infantil?

São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. Notamos que são todos verbos de ação e poderíamos nos perguntar porque isso acontece.
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Quais os principais pontos das diretrizes curriculares nacionais?

Quais os princípios das diretrizes curriculares nacionais?
  • O currículo orientado para o desenvolvimento de competências;
  • A integração do conhecimento;
  • A articulação entre teoria e prática;
  • A formação generalista;
  • A flexibilidade curricular;
  • A educação permanente.
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Qual é a Lei de Diretrizes e bases da educação?

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
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O que significa a sigla Rcnei?

Foi neste contexto que o MEC elaborou o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI. O documento tem formato de livro, dividido em 3 volumes e organizado da seguinte forma: Introdução, Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo.
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Quais os princípios das Diretrizes curriculares?

São as seguintes as Diretrizes Curriculares Nacionais: As escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas: Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
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Quais são os três princípios da BNCC?

Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
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Quais são os três princípios norteadores da BNCC?

Os fundamentos pedagógicos da BNCC definem três grupos de competências gerais que devem estar no ambiente educacional: pessoais/sociais, cognitivas e comunicativas.
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O que diz o MEC sobre a educação infantil?

A construção das unidades de educação infantil está entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) — a de atender 100% das crianças de quatro e cinco anos até 2016 e 50% das crianças até três anos, estabelecida para 2020.
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Quais são os 4 pilares da educação infantil?

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.
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Quais são os 6 pilares da educação infantil?

Os seis pilares educacionais do Método Montessori

O ensino montessoriano se divide em seis pilares, que sustentam desde a preparação das aulas até o tratamento individual de cada aluno. São eles: autoeducação, educação como ciência, educação cósmica, ambiente preparado, criança equilibrada e adulto preparado.
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Quais são os pilares da educação infantil segundo a BNCC?

A BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais: Direitos de aprendizagem e desenvolvimento; Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento; Campos de experiências.
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Qual a importância do parecer 20 2009 para a Educação Infantil?

A partir desse novo ordenamento le- gal, creches e pré-escolas passaram a construir nova identidade na busca de superação de po- sições antagônicas e fragmentadas, sejam elas assistencialistas ou pautadas em uma perspecti- va preparatória a etapas posteriores de escolarização.
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Qual é a primeira etapa da Educação Infantil?

A educação infantil será oferecida em (Art. 30º): I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II - pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.
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Qual é a resolução que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil?

Link copiado! Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
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O que foi atualizado na LDB em 2023?

LDB atualizada: artigos incluídos em 2023

As relações entre o ensino e a aprendizagem digital deverão prever técnicas, ferramentas e recursos digitais que fortaleçam os papéis de docência e aprendizagem do professor e do aluno e que criem espaços coletivos de mútuo desenvolvimento.
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O que mudou na LDB na Educação Infantil?

As atualizações na LDB obrigam os pais a matricularem seus filhos com 4 e 5 anos na pré-escola, proíbe a reprovação das crianças nessa etapa, assegura a elas uma carga horária mínima anual de 800 horas, entre outros benefícios.
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Qual a diferença entre Educação Infantil e anos iniciais?

Anos iniciais ensino fundamental

Esse período é constituído do 1º ao 5° ano. É a fase que marca a saída da educação infantil. Nessa fase, a criança participa de atividades lúdicas que favorecem o seu desenvolvimento motor, cognitivo, social, entre outros aspectos.
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