O que deve ser alegado na impugnação?
525, VII ao afirmar que na impugnação o executado poderá alegar qualquer causa modificativa ou extintiva da obrigação, como pagamento, novação, compensação, transação ou prescrição, desde que supervenientes à sentença.O que acontece quando o executado não apresenta impugnação?
A ausência de impugnação específica do executado em relação ao cálculo apresentado pela parte exequente, bem como da apresentação do valor que entende ser correto, causa a preclusão dos valores apresentados pelo credor e o indeferimento da remessa dos autos à contadoria judicial.O que vem depois da impugnação ao cumprimento de sentença?
Depois da impugnação ao cumprimento de sentença, se ela for negada ou aceita apenas parcialmente, a decisão é chamada de interlocutória. Assim, como recurso cabe o agravo de instrumento. Mas, se o juiz aceitar a impugnação, trata-se de uma decisão finalística, sendo o recurso cabível a apelação.Qual é o prazo para impugnação?
Por regra, a parte tem o prazo de 15 dias úteis para apresentar a impugnação.Impugnação ao Cumprimento de Sentença: Matérias alegáveis - art. 525, §1º, CPC
O que vem depois da impugnação?
Após a parte autora impugnar a contestação do réu, o processo tem como andamento o julgamento pelo juiz. Entretanto, pode acontecer de o juiz adiantar esta etapa ou ainda, extinguir o caso. Assim, vai depender das alegações feitas nas peças processuais para que o juiz possa julgar o caso, seja total ou parcialmente.Para que serve a impugnação?
A impugnação é uma forma de refutar questões intrínsecas no processo jurídico, sejam elas objetos (provas), pessoas, argumentos ou decisões. Na prática, pode ser entendida como um ato de mostrar oposição, contradição ou contestação a ideias apresentadas pela parte contrária por meio de provas.Qual é a resposta à impugnação?
Resposta à impugnação ao cumprimento de sentença, é o ato processual em que o o autor do cumprimento de sentença se manifestar acerca da impugnação apresentada pelo executado/devedor. Ela funciona como uma réplica no processo de conhecimento.Quem julga impugnação ao cumprimento de sentença?
A jurisprudência do STJ é uníssona ao afirmar que a decisão que resolve Impugnação ao Cumprimento de Sentença e extingue a execução deve ser combatida através de Apelação, enquanto aquela que julga o mesmo incidente, mas sem extinguir a fase executiva, por meio de Agravo de Instrumento.O que acontece depois da impugnação dos cálculos?
Nomeação de novo peritoEm algumas situações, especialmente quando a impugnação dos cálculos apresenta argumentos robustos e o juiz considera que há necessidade de uma nova análise, um novo perito pode ser nomeado para realizar uma nova perícia e elaborar novos cálculos.
Quando o juiz aceita a impugnação?
Quando o juiz acolher a impugnação ao cumprimento de sentença , extinguindo a execução, a decisão é finalística. Assim sendo, é considerada uma sentença, que pode ser reanalisada por meio de recurso de apelação.O que diz o artigo 525 do CPC?
Art. 525. Transcorrido o prazo previsto no Art. 523 sem o pagamento voluntário, inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação.O que acontece quando o executado não se manifesta?
774, V). Se o executado não cumprir a determinação judicial, estará praticando ato atentatório à dignidade da justiça (CPC, art. 774, V), ficando sujeito a multa, que será revertida em proveito do exequente (CPC, art.Qual recurso cabível contra impugnação?
No sistema regido pelo NCPC, o recurso cabível da decisão que acolhe impugnação ao cumprimento de sentença e extingue a execução é a apelação.Quais os tipos de impugnação?
Outras formas de impugnação
- Ação rescisória;
- Mandado de segurança;
- Ação anulatória;
- Ação declaratória de inexistência;
- Reclamação;
- Correição parcial.
Como fazer uma defesa de impugnação?
Passo a passo da impugnação à contestação
- Passo 1 – Verificar a tempestividade. ...
- Passo 2 – Verificar a regularidade da representação processual. ...
- Passo 3 – Manifestar quanto à preliminar. ...
- Passo 4 – Analisar o mérito. ...
- Passo 5 – Analisar os documentos. ...
- Passo 6 – Impugnação aos documentos do réu. ...
- Passo 7 – Ratificar a inicial.