O que diz o artigo 539 do CPC?

Art. 539. Nos casos previstos em lei, poderá o devedor ou terceiro requerer, com efeito de pagamento, a consignação da quantia ou da coisa devida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

O que diz o artigo 539 do Código Civil?

Art. 539. O doador pode fixar prazo ao donatário, para declarar se aceita ou não a liberalidade. Desde que o donatário, ciente do prazo, não faça, dentro dele, a declaração, entender-se-á que aceitou, se a doação não for sujeita a encargo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legis.senado.leg.br

Quais os requisitos para que a consignação tenha força de pagamento?

Art. 336. Para que a consignação tenha força de pagamento, será mister concorram, em relação às pessoas, ao objeto, modo e tempo, todos os requisitos sem os quais não é válido o pagamento. Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando é cabível consignação em pagamento?

É cabível, então, ação de consignação em pagamento, somente nos casos previstos em lei, pelo devedor ou terceiro, com efeito de pagamento, de determinada quantia ou coisa devida, tudo na forma claramente dispos- ta no art. 890, do Código de Processo Civil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em emerj.tjrj.jus.br

Qual o prazo para o autor depositar a quantia ou coisa devida em juízo após o deferimento do juiz e o que acontecerá se ele não o fizer no prazo?

319 do CPC, deverá o autor requerer o depósito da quantia ou da coisa devida, a ser efetivado no prazo de 5 dias, contados do deferimento, ressalvada a hipótese de o depósito já ter sido feito extrajudicialmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

CPC comentado. Ação de consignação em pagamento (arts. 539 a 549)

O que acontece depois de decorrido o prazo para o autor?

Depois de Decorrido o Prazo para a Resposta, o Autor Não Poderá sem o Consentimento do Réu, Desistir da Ação em Todos os documentos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que fazer quando o executado não paga?

O melhor caminho nesse cenário é tentar uma negociação amigável com o credor, fora do processo judicial. Se ele estiver disposto a melhorar as condições de pagamento, é possível firmar um acordo extrajudicial e, depois, levá-lo à Justiça para homologação e encerramento da ação em andamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br

Quais situações em que não se admite consignação em pagamento?

Quais situações em que não se admite consignação em pagamento?
  • Contra credor incapaz (ilegítimo de receber) visto que esta incapacidade invalida o pagamento. ...
  • Quando oferecer objeto diverso da devida. ...
  • Descumprir cláusulas contratuais;
  • O contrato estabelece direito ao credor recusar pagamento antecipado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como funciona a consignação em pagamento judicial?

A ação de consignação em pagamento é uma ação judicial proposta pelo devedor contra o credor, quando este recusar-se a receber o valor de dívida ou exigir ou devedor valor superior ao entendido devido por este, além de outras hipóteses admitidas na legislação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Quais os requisitos para a consignação em pagamento?

São requisitos da consignação em pagamento: · Vinculo obrigacional; · Impossibilidade de realização da prestação em razão do credor; · Opção do devedor de realizar a prestação por esta via liberatória.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Quanto tempo dura uma ação de consignação em pagamento?

O prazo de 10 dias corre a partir do retorno do aviso de recebimento. Desse modo, se decorrer o prazo acima e o credor não manifestar sua recusa, considera-se que o devedor está liberado da obrigação, ficando à disposição do credor a quantia depositada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estrategiaconcursos.com.br

Quem paga as custas na ação de consignação em pagamento?

546 do CPC/15, a custas processuais e honorários advocatícios na ação de consignação serão pagos pelo Réu – ou seja, pelo credor da obrigação, mesmo que ele dê quitação ao pagamento: Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusdocs.com

Quem tem legitimidade para fazer uso da consignação em pagamento?

Na ação de consignação em pagamento, é legitimado ativo, ou seja, tem legitimidade para ser autor da ação: devedor, terceiro ou credor. O devedor representa a possibilidade mais comum e óbvia à finalidade deste tipo de ação. Ele a ajuizará com o fim de evitar sofrer qualquer prejuízo em razão da mora na obrigação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Qual o artigo da consignação em pagamento?

O pagamento por consignação como modo anormal de extinção da obrigação. Na dicção do art. 304 do Código Civil (“CC”), “qualquer interessado na extinção da dívida pode pagá-la, usando, se o credor se opuser, dos meios conducentes à exoneração do devedor, salvo oposição deste”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

O que diz o artigo 726 do Código Civil?

726. Iniciado e concluído o negócio diretamente entre as partes, nenhuma remuneração será devida ao corretor, mas se, por escrito, for ajustada a corretagem com exclusividade, terá o corretor direito à remuneração integral, ainda que realizado o negócio sem a sua mediação, salvo se comprovada sua inércia ou ociosidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em creci-rj.gov.br

Como funciona a consignação em pagamento extrajudicial?

A consignação em pagamento extrajudicial é uma espécie de pagamento, ocorre quando o credor, aquele tem dinheiro ou um bem a receber, se recusa injustificadamente a recebê-lo. De modo que havendo colaboração do credor apresenta os mesmos efeitos práticos do pagamento, adimplemento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando é cabível a consignação em pagamento?

A ação de consignação em pagamento é uma ação proposta pelo devedor contra o credor, quando este recusar-se a receber o valor de dívida ou exigir ou devedor valor superior ao entendido devido por este, além de outras hipóteses admitidas na legislação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Quais os argumentos que o réu pode alegar na ação de consignação em pagamento?

Na resposta, poderá alegar que: (i) não houve recusa ou mora em receber a quantia ou coisa devida; (ii) foi justa a recusa; (iii) o depósito não se efetuou no prazo ou no lugar do pagamento; e (iv) o depósito não foi integral.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Onde deve ser ajuizada ação de consignação em pagamento?

Em relação ao foro competente a ação de consignação em pagamento deve ser ajuizada, de regra, no foro do local onde deveria ser cumprida a obrigação, desde que não haja foro de eleição, conforme artigo 337 do Código Civil: Art. 337.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando pode ser realizado o pagamento em consignação?

O pagamento em consignação é o pagamento realizado mediante depósito judicial (como quando há um litígio pendente sobre o objeto) ou em estabelecimento bancário da coisa devida (guardando o bem).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Como fazer depósito judicial consignação em pagamento?

Para realizar o depósito em consignação, o consumidor deve seguir as instruções a seguir: Deposite a quantia que considera devida (se estiver em atraso, deve haver acréscimo de multas e juros legais), em estabelecimento bancário oficial (Caixa Econômica Estadual, Federal, ou Banco do Brasil).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em idec.org.br

Quem é o consignatário na ação de consignação em pagamento?

As partes podem ser denominadas, na petição inicial, de consignante para o autor da ação, o devedor da obrigação, e consignado, para o réu da ação, o credor da obrigação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais os 4 bens que nunca podem ser penhorados?

Bens inalienáveis, como bens públicos, imóveis tombados, terras ocupadas por indígenas, obras de arte e bens de família não podem ser alienados e, portanto, também não podem ser penhorados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quando o réu não tem dinheiro para pagar?

Deve procurar a Assistência Judiciária Gratuita, prevista no artigo 5o, inciso LXXIV da Constituição Federal, que atribui ao Estado a obrigação de garantir que a pessoa com poucos recursos financeiros tenha acesso a um advogado, sem ter que arcar com o custo de sua contrafação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que acontece se a pessoa não tiver dinheiro para pagar processo?

Registro no Cadastro de Devedores

O não pagamento da dívida pode levar ao registro do devedor em cadastros de inadimplentes, o que pode afetar sua capacidade de obter crédito no futuro. Por isso, uma dívida judicial poderá constar no Serasa e Boa Vista e atrapalhar o mesmo a ter acesso a crédito em bancos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br