O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre garantia?

A garantia legal é estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e independe do contrato de compra. Ou seja, se o produto for não durável, como alimentos e produtos de higiene, existe um prazo de até 30 dias para realizar a reclamação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasildefato.com.br

Qual artigo do Código de Defesa do Consumidor sobre garantia?

A garantia legal é tratada no artigo 26 do CDC, que traz a previsão de um período para o consumidor reclamar de defeitos em produtos ou serviços. O mencionado artigo não faz nenhuma ressalva ou exceção que retire a garantia para produtos em exposição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Como funciona a garantia do consumidor?

Quando um produto apresenta algum tipo de vício*, o fornecedor tem até 30 dias**para resolver o problema. Após esse prazo, se o problema permanecer, o consumi- dor pode escolher e exigir: a troca do produto por outro igual, mas perfeito, ou; • um desconto no preço, ou; • o cancelamento da compra e o dinheiro de volta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quando o consumidor perde o direito à garantia?

QUANDO O CONSUMIDOR PERDE O DIREITO À GARANTIA? Quando terminar o prazo de garantia ou quando o fornecedor provar que o vício apresentado no produto ou serviço é decorrente de mau uso ou de uso indevido por parte do consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.es.gov.br

Qual o direito do consumidor quando o produto com defeito?

Quando o produto apresenta algum tipo de defeito o comerciante não tem escolha, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o vendedor é obrigado a substituir o produto ou devolver o dinheiro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Garantia na compra de bens duráveis. O que diz o Código de Defesa do Consumidor?

Quanto tempo a loja é responsável pela garantia do produto?

Garantia Legal - De acordo com o CDC nesta modalidade o consumidor tem o prazo de 30 dias, no caso de bens não-duráveis e de 90 dias para bens duráveis, para solicitar o reparo de problemas de fácil detecção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.al.gov.br

Quanto tempo a loja é obrigada a trocar um produto com defeito?

De acordo com o artigo 26 do CDC, quando o defeito é aparente, o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da data da compra.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quanto tempo a empresa tem para resolver problema de garantia?

A partir da reclamação, de acordo com o artigo 18 da Defesa do Consumidor, tanto o fornecedor quanto o fabricante têm 30 dias para sanar o problema do produto. Após este prazo o consumidor pode exigir um produto similar, a devolução total do dinheiro ou ainda o abatimento proporcional do preço do produto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasildefato.com.br

Quando a garantia não cobre?

A garantia não cobre danos ou desgaste causados pelo uso normal. Problemas que se enquadram no desgaste por uso normal são considerados desgaste natural do produto e não são elegíveis para reparo ou atendimento sob garantia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em wolfattack.com.br

Como funciona a garantia pela loja?

Se o produto não for durável, como alimentos e produtos de higiene, você tem até 30 dias para realizar a reclamação. Para produtos duráveis, como eletrodomésticos e veículos, esse prazo é de até 90 dias a partir da compra. Esses prazos se referem a vícios aparentes, ou seja, defeitos que são de fácil visualização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasildefato.com.br

Quais são os 3 tipos de garantias?

Quais são os Tipos de Garantia?
  1. Garantia Legal.
  2. Garantia Contratual.
  3. Garantia Estendida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em hostgator.com.br

Como funciona a lei da garantia?

O que entendemos como garantia é considerado pelo CDC um direito de reclamação. O artigo 26 define que o consumidor tem até 30 dias para reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação em produtos ou serviços não duráveis. O período de tempo é maior no caso dos duráveis: 90 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seudireito.proteste.org.br

Quando posso exigir um produto novo?

No tocante ao prazo da Lei para reclamar ao fornecedor sobre o vício/defeito, em se tratando de produtos duráveis (celulares eletrodomésticos e etc.), o consumidor terá 90 dias, enquanto para produtos não duráveis (alimentos, medicamentos e etc.), o prazo será de 30 dias, ambos a contar a partir da entrega efetiva do ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 35 do Código do consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quantos dias a loja tem que dar de garantia?

geralmente é de 9 meses ou 1 ano. Se for de 09 meses, o consumidor terá 1 ano para acionar a garantia em caso de defeitos, pois é feita a soma da garantia contratual com a legal de 03 meses ou 90 dias. Já a garantia estendida, normalmente oferecida pelas lojas com termos como "super garantia", é contratada a parte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em idec.org.br

Quais os 5 direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor?

Conheça 5 direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor
  1. Compra fracionada. Ninguém é obrigado a levar um fardo inteiro de um produto quando só precisa de uma unidade. ...
  2. Perda da nota fiscal. ...
  3. Produto com preços diferentes. ...
  4. Comida no cinema. ...
  5. Nome deve ser limpo até cinco dias após pagamento da dívida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em goias.gov.br

O que não entra na garantia?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, não cabe ressarcimento do valor pago por produtos que apresentaram defeitos causados por mau uso. Qualquer tipo de problema decorrente de mau uso, o que inclui acidentes e utilização que vai contra as recomendações da fabricante, não está coberto na garantia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Sou obrigado a fornecer garantia?

Tal prática é proibida pelo ordenamento jurídico brasileiro. Oferecer uma garantia extra ao produto, por si só não é considerado uma prática abusiva por parte do fornecedor de produtos ou serviços. Todavia, a forma com que essa garantia é oferecida que pode ou não ser considerada como prática abusiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode pedir o dinheiro de volta na garantia?

em casos de cancelamento indevido de serviços, o consumidor tem até 30 dias para solicitar o ressarcimento do que foi pago. no caso de cobranças indevidas ou valores cobrados a mais, o consumidor pode solicitar a devolução do dinheiro em até 5 anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br

Quando devo ir ao Procon?

PRAZOS PARA RECLAMAR

O prazo para o consumidor reclamar do problema é de: • 30 dias para produto ou serviço não durável (por exemplo, alimentos, serviços de manicure, transporte público etc.). 90 dias para produto ou serviço durável (por exemplo, eletrodomésticos, móveis, serviço de ensino etc.).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quando o cliente pode acionar o Procon?

O QUE SE PODE RECLAMAR NO PROCON? Toda aquisição de produto ou contratação de serviço que se faz na condição de consumidor é uma relação de consumo. Assim, tendo problemas nesta aquisição ou prestação de serviços, você tem direito a reclamar e pode procurar uma unidade de Procon.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.mt.gov.br

Como funciona a troca de produto na garantia?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa fornecedora deve consertar os defeitos dentro do prazo de 30 dias. Caso isso não seja possível, o consumidor pode escolher entre a troca do produto por outro igual, a devolução do dinheiro ou o abatimento proporcional do preço em caso de outro semelhante.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seudireito.proteste.org.br

O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre produtos com defeito?

O CDC estabelece no art. 26 o prazo de 30 dias para o consumidor reclamar de vícios (defeitos), quando se trata de produtos não duráveis. Já para produtos duráveis, o prazo é de 90 dias. Além disso, em ambos os casos, o prazo começa a valer a partir da entrega efetiva do produto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cora.com.br

O que fazer quando a loja não quer trocar um produto com defeito?

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista. Se nesse período o fornecedor não oferecer reparo ou troca do seu produto, é possível: Solicitar a substituição, por outro produto do mesmo tipo e marca, em perfeitas condições para o uso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em galvaoesilva.com

Quando posso exigir meu dinheiro de volta?

Quando o consumidor adquire um produto sem vê-lo presencialmente em um estabelecimento comercial, ele tem o direito de desistir da sua compra e receber os valores de volta. Mas há um prazo de sete dias contados a partir da chegada do produto para reivindicar esse direito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seudireito.proteste.org.br