D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em reconhecer os fatos que causam o conflito ou que motivam as ações dos personagens, originando o enredo do texto.
Localizar informações explícitas em um texto. Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos do texto. Identificar a finalidade do texto, da leitura textual em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da sua contextualização. Reconhecer assunto de um texto.
Os descritores são declarações específicas que detalham o que os alunos devem saber e ser capazes de fazer em uma determinada disciplina e nível de ensino. Eles são usados para orientar a avaliação e fornecer uma compreensão clara das habilidades e conhecimentos que os alunos devem demonstrar.
A matriz é dividida em temas. Esses temas, por sua vez, são subdivididos por elementos que descrevem as habilidades trabalhadas nas avaliações de larga escala. Esses elementos são o que chamamos de descritores que, especificam o que cada habilidade implica.
Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar os motivos pelos quais os fatos são apresentados no texto, ou seja, o reconhecimento de como as relações entre os elementos organizam-se de forma que um torna-se o resultado do outro.
O descritor 12 tem como foco identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros, espera-se, nessa habilidade, que vocês consigam entender que todo texto tem sua função social e, por isso, pretende, por exemplo, informar ou esclarecer, expor um ponto de vista, refutar uma posição, narrar um acontecimento, fazer ...
D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Um descritor pode ser caracterizado como um objeto de referência para um Elemento de Conteúdo específico, o qual possui seus próprios relacionamento e propriedades. Quando um Descritor é criado, ele possui os mesmos relacionamentos que o Elemento de Conteúdo referido.
Na prova de Matemática, são avaliadas as habilidades de resolver problemas em quatro temas: espaço e forma, números e operações, grandezas e medidas e tratamento da informação.
Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
É importante observar que, no descritor 14, é requerido do aluno que ele diferencie fato de uma opinião relativa a esse fato. Aqui, solicita-se ao aluno que ele observe que há diferentes opiniões sobre um mesmo fato, ou tema.
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
O Texto III utiliza somente a linguagem verbal e o Texto IV a linguagem verbal e a não verbal. D O Texto III pertence ao gênero textual poesia e o Texto IV pertence ao gênero textual crônica. O Texto IV necessita somente de leitura verbal para ser compreendido.