D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D14 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
O descritor 12 tem como foco identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros, espera-se, nessa habilidade, que vocês consigam entender que todo texto tem sua função social e, por isso, pretende, por exemplo, informar ou esclarecer, expor um ponto de vista, refutar uma posição, narrar um acontecimento, fazer ...
A escolha da leitura inferencial, na qual o leitor é considerado ativo, cobrada pelo descritor 2, deve-se ao seu papel na leitura significativa de um texto e na formação de leitores autônomos e proficientes.
D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
D4 - Inferir uma informação implícita em um texto. Procedimentos de leitura. (propagandas, quadrinhos, foto etc.) Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador.
A tese do texto é: (A) As queimadas no cerrado brasileiro representam um desafio ambiental de magnitude alarmante e é crucial adotar medidas urgentes para combater esse problema e proteger esse ecossistema.
D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Os descritores são termos padronizados por pesquisadores para identificar temas de artigos científicos. Ou seja: são palavras-chave determinadas a partir de critérios para indexar artigos. Isso significa que quando autores submetem artigos às revistas devem seguir critérios definidos para estipular as palavras-chave.
Os descritores representam ser, nada mais, nada menos, do que o conteúdo cobrado nas avaliações do Saeb. 📝 Entenda mais neste vídeo do nosso canal #MaisSaeb. ⠀ Se gostar do conteúdo não esqueça de comentar e compartilhar no seu feed!
Língua Portuguesa – Marcas linguísticas que caracterizam os personagens do texto (Descritor 13) Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
D6 – Identificar o tema de um texto. D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em reconhecer os fatos que causam o conflito ou que motivam as ações dos personagens, originando o enredo do texto.
Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Eles são usados para orientar a avaliação e fornecer uma compreensão clara das habilidades e conhecimentos que os alunos devem demonstrar. No contexto das avaliações do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), por exemplo, os descritores ajudam a definir o que é medido em testes padronizados.
D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e /ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno resolver problemas do seu cotidiano, que envolvam o valor decimal de cédulas ou moedas do Sistema Monetário Brasileiro. Essa habilidade é avaliada por meio da resolução de problemas que se relacionam ao cotidiano, associados à manipulação de dinheiro.
D8 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. D12 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.