D16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. VI.
D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos vaiados. CONTEÚDOS Gêneros textuais, conotação e denotação. Após a revisão da linguagem denotativa e conotativa, em dupla, utilize o texto abaixo para verificar como o humor e/ou a ironia podem ser verificados no texto.
D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Aula de Língua Portuguesa | Descritor #16 | Mais Ideb
O que é o descritor D9?
D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em reconhecer a estrutura e a organização do texto e localizar a informação principal e as informações secundárias que o compõem.
Os descritores são termos padronizados por pesquisadores para identificar temas de artigos científicos. Ou seja: são palavras-chave determinadas a partir de critérios para indexar artigos. Isso significa que quando autores submetem artigos às revistas devem seguir critérios definidos para estipular as palavras-chave.
D4 - Inferir uma informação implícita em um texto. Procedimentos de leitura. (propagandas, quadrinhos, foto etc.) Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador.
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. HABILIDADES RELACIONADAS: -Revisar conteúdos que tratam da interação comunicativa, com ênfase em seus elementos e funções. -Conhecer textos de diferentes gêneros, analisando estruturas e funcionalidades.
D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. D11 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
A diferença entre humor e ironia é que esta tem uma intenção de falar o oposto daquilo que se diz, enquanto o humor quer apenas provocar o riso. Na ironia, usa-se uma expressão querendo dizer outra.
Para se observar a ironia é preciso prestar bastante atenção na construção do discurso – a intenção do texto, o tipo de palavra escolhida, o humor etc. – e no repertório cultural e social que aparece ao longo do texto. O contexto é fundamental para a compreensão da ironia.
Quando meu neto tinha 4 anos ganhou um peixe de presente.?
Quando meu neto tinha 4 anos, ganhou um peixe de presente. Ele decidiu alimentá-lo todos os dias e me pediu que conservasse o aquário limpo. Certo dia, eu o vi segurando o pacote de ração enquanto olhava o peixe, cuja boca estava quase se encostando à superfície da água.
Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Os descritores representam ser, nada mais, nada menos, do que o conteúdo cobrado nas avaliações do Saeb. 📝 Entenda mais neste vídeo do nosso canal #MaisSaeb. ⠀ Se gostar do conteúdo não esqueça de comentar e compartilhar no seu feed!
Qual a diferença entre descritores e habilidades da BNCC?
Enquanto os descritores ajudam a medir o desempenho dos alunos, a BNCC garante que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e consistente.
A lista de descritores explica a classificação e, também, informa aos pais e responsáveis sobre o tipo de conteúdo presente na obra. O procedimento interno para a utilização dos descritores supracitados segue um padrão rígido de análise.