Pelo eixo epistemológico, Piaget trata a Literatura Ficcional como um Outro que carece da seriedade e da objetividade da Ciência. Pelo eixo genético, ele se dedica a mapear o processo de construção cognitiva desde a infância até a idade adulta.
O quê Piaget fala sobre a leitura na Educação Infantil?
Segundo Piaget (1978), a prática da contação de história auxilia na formação humana, através da imaginação, atenção, linguagem. A criança aprende pelos objetos, com o meio social, brincadeiras e jogos, contribuindo para a promoção de aprendizagens com sentido e significado.
O processo de aquisição da leitura, de acordo com Piaget (1975), acontece naturalmente, porque se uma criança está com a lateralização espacial bem definida, e se seu equilíbrio emocional adequado, se tem uma boa discriminação visual e auditiva, se seu Page 2 quociente intelectual é normal, e sua articulação também é ...
O quê Vygotsky fala sobre a literatura na Educação Infantil?
Vygotsky acentuou ainda que palavra e ação estão completamente fundidas para a criança. Assim, ao arranjar a sequência de palavras, ela organiza o mundo para si e toma consciência do que sabe, pensa e sente.
O que os teóricos falam sobre a literatura infantil?
A literatura infantil pode ser considerada uma ferramenta que contribui para o desenvolvimento intelectual e da personalidade, satisfazendo necessidades e aumentando a capacidade crítica da criança.
Piaget, Vygostsky e Wallon | Pedagogia para Concurso
O que diz Paulo Freire sobre a literatura infantil?
Freire (1993) também fala de ensinar, aprender leitura do mundo, a leitura da palavra, o ato de estudar como consequência do ato de ler. Onde ler não é puro entretenimento nem tampouco um exercício de memorização mecânica de certos trechos de texto.
A leitura é um dos mecanismos que possibilita a ampliação do conhecimento científico ou não, tornando-se a base para diferentes concepções de vivência de mundo. Segundo os estudos de Vigotski (2006), é esta vivência que irá constituir a unidade de formação e desenvolvimento da criança.
O que diz Paulo Freire sobre a contação de história?
A contação de história pode ser um ato de libertação, se cada conto e reconto for momento de diálogo aberto e crítico com compromisso e responsabilidade de formação de um ser humano digno, fraterno e justo.
Quais as contribuições de Piaget e Vygotsky para o tema pensamento e linguagem?
Portanto, Piaget e Vygotsky colaboram em estabelecer as relações pertinentes ao indivíduo em seu meio, na forma de aderir o conhecimento de forma ampla e a estruturar a partir dos estágios de desenvolvimento, como também na zona proximal para uma melhor aprendizagem no que condiz ao desenvolvimento do alunado.
A preocupação central de Piaget, ao tentar entender a construção do conhecimento, recai na inteligência. Destacam-se três aspectos fundamentais da inteligência: estrutura da inteligência, conteúdo da inteligência e função da inteligência.
No tocante à linguagem, Piaget considera que primeiro se tem o conhecimento enquanto fala, depois é que se desenvolve a linguagem. Já para Vygotsky, pensamento e linguagem andam primariamente paralelos e posteriormente juntos (por volta dos 2 anos de idade), onde o significado, a partir de então, ocupa lugar central.
Qual é a importância da literatura na educação infantil?
Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
Qual a importância da literatura para o desenvolvimento cognitivo?
A pesquisa de campo apontou que a literatura é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento cognitivo da criança. Por meio da leitura acontece de forma mais rápida a socialização, a interação e o aprendizado.
É visível que, para Piaget, o papel da linguagem é acessório na construção do conhecimento, pois as raízes do pensamento estão na ação e nos mecanismos sensório-motores, mais do que no fato lingüístico; da mesma maneira que o jogo simbólico faculta a possibilidade de se representar individualmente o mundo, “a linguagem ...
Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.
A data homenageia também Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil no Brasil, que dedicou sua vida à escrita de histórias que encantaram e educaram gerações de crianças brasileiras.
Monteiro Lobato (1882-1936), pioneiro da literatura infantil no Brasil, em suas obras, usa de metodologias para que seja possível reconhecer a necessidade de trabalhar a literatura, para que se possa, por meio dela, exercitar a noção de escolha pela própria criança.
Para Freire (1987), o processo de alfabetização acontecia através do diálogo com os estudantes da EJA, onde as questões sociais eram problematizadas, daí salientava a importância do diálogo.
O que Paulo Freire fala sobre a importância da leitura na educação infantil?
Paulo Freire (2000) defende que o ato de ler ultrapassa astronomicamente a ação mecânica, como muitas vezes é ensinado na escola. Para o educador, a leitura se inicia junto com a vida, se alimenta de todos os sentidos. Ele chama essa leitura de "leitura de mundo" e afirma que ela precede a "leitura da palavra".
“Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, é o único livro brasileiro a aparecer na lista dos 100 títulos mais pedidos pelas universidades de língua inglesa consideradas pelo projeto Open Syllabus.
Qual a metodologia mais usada na educação infantil?
A metodologia tradicional utilizada nas escolas é focada através do professor, que transmite seu conhecimento através de exercícios e atividades que fixam uma relação autoritária onde o aluno possa de disciplinar com atenção de cumprir seus deveres.
O que diz Vygotsky e Piaget sobre o lúdico na educação infantil?
Conforme Piaget (1998), a primeira linguagem que a criança compreende é a linguagem do corpo, a linguagem da ação. É por meio do corpo que a criança interage com o meio. Já Vygotsky (1978) define o brinquedo como algo que preenche as necessidades da criança, o que significa entendê-lo como algo que motiva para a ação.
O que diz a Bncc sobre a leitura na educação infantil?
A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil defende que o trabalho com a leitura se inicie desde muito cedo e faça parte do cotidiano escolar, orientação que aparece especialmente no campo de experiência Escuta, fala, pensamento e imaginação.