O que diz Vygotsky sobre a música na Educação Infantil?
Para Vygotsky, a educação musical está diretamente ligada às condições histórico-culturais nas quais o sujeito está inserido. Essa reflexão nos permitirá estabelecer relações entre o processo de aprendizagem e a linguagem musical, fazendo-a contribuir para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil.
O que Vygotsky fala sobre a musicalização na educação infantil?
A interação através da linguagem musical
Segundo Vygotsky (1994), a criança pode desenvolver a zona proximal potencial, por meio do auxílio de um adulto. Assim é possível observar os processos de desenvolvimento já produzidos e os que ainda estão por acontecer ou estão ocorrendo.
O que diz Piaget sobre a música na educação infantil?
A este respeito Piaget expressa que: [...] A música, além de suas próprias atribuições, sociabiliza e sensibiliza o indivíduo, desenvolve o seu poder de concentração e raciocínio, tão importante em todas as fases de nossas vidas. Auxilia, ainda, na coordenação neuromotora e na parte fonoaudiológica da criança.
O que Paulo Freire fala sobre a música na educação infantil?
é uma possibilidade de estratégia de ensino, ou seja, uma ferramenta para auxiliar a aprendizagem de outras disciplinas”. Freire (1992) afirma que a música na sociedade e no contexto escolar pode ser transformadora, portanto ela deve assumir um papel mais definido no ensino escolar.
O que os autores falam sobre a música na educação infantil?
A música é importante na educação infantil por contribuir em vários aspectos no desenvolvimento da criança, sendo ele cognitivo, linguístico e até mesmo social, tendo uma grande contribuição também, na criatividade, na capacidade rítmica e na coordenação motora.
O que a BNCC fala sobre a música na educação infantil?
(BNCC, 2017, p. 154). A música inserida no ambiente escolar ativa também outras funções da criança, como linguagem, criatividade, raciocínio, sendo realizada em sala de forma prazerosa, transformando o ambiente propício para várias aprendizagens, para um melhor desenvolvimento das crianças em seu relacionamento humano.
O que diz a LDB sobre a música na educação infantil?
A música é tão importante na aprendizagem da criança que a legislação educacional decidiu pela criação da Lei nº 11.769 que determinou, no prazo de três anos, a partir de sua aprovação, a obrigatoriedade da presença do ensino da música na educação básica.
Como a música está sendo pensada na nova BNCC para educação infantil?
Conforme a BNCC (2017), a música inserida no ambiente escolar estimula ainda outras habilidades da criança, como linguagem, criatividade, raciocínio, sendo bem-sucedida em sala de forma prazerosa, transformando o ambiente escolar favorável para diversas aprendizagens, para um melhor desenvolvimento das crianças em seu ...
Qual o principal objetivo da música na educação infantil?
“A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, comenta o professor de Música ...
A musicalização é importante é importante na infância porque desperta o lado lúdico aperfeiçoando o conhecimento, a socialização, a alfabetização, inteligência, capacidade de expressão, a coordenação motora, percepção sonora e espacial e matemática.
Como o professor deve trabalhar a música na Educação Infantil?
O professor deve utilizar a música e o ensino musical como meios de ajudar a aprendizagem, não se contentando, contudo, em apenas colocar músicas para o aluno ouvir, ou em dar possibilidades de se tocar algum instrumento, mas explorar a musicalidade em todos os seus aspectos.
Quais são as três dimensões que Piaget destaca para a música?
DELALANDE (2003), podemos relacionar as formas de jogo infantil piagetianas com as três dimensões presentes na música: sensório motor, simbólico e com regras.
Qual a importância da música na etapa da Educação Infantil?
O papel da música na educação infantil é muito maior que apenas entreter a criançada. A música para crianças trabalha a coordenação motora, estimula habilidades essenciais para a educação socioemocional, auxilia a percepção sonora e até mesmo a alfabetização infantil.
De acordo com Piaget (1978) a música também influência muito no campo da maturação social e individual da criança isto é do aprendizado da regras sociais. Quando uma criança brinca, por exemplo, ela tem oportunidade de vivenciar várias situações como: a escolha, a perda, as dúvidas e as decepções.
Assim, para Vygotsky nenhuma brincadeira lúdica é livre de organização ou mesmo realizada por qualquer motivo, elas não estão ligadas somente ao prazer que proporcionam. Ao estabelecer relações entre o real e o faz de conta, a criança acaba desenvolvendo a criatividade.
O que diz Vygotsky sobre o lúdico na educação infantil?
Vygotsky (1991) ressalta que a brincadeira cria as zonas de desenvolvimento proximal e que estas proporcionam saltos qualitativos no desenvolvimento e na aprendizagem infantil.
O que os autores falam sobre a musicalização na educação infantil?
A musicalização na Educação Infantil desempenha um papel muito importante com influência positiva na escola. A música é um recurso muito rico na aprendizagem da criança sendo necessário que o seu responsável com seu professor e a escola, apoiem essa ideia que valoriza e contribui para o desenvolvimento do aluno.
As cantigas e canções utilizadas em atividade de musicalização não somente são excelentes ferramentas para o processo de aquisição da linguagem, mas também são recursos que otimizam as capacidades cognitivas das crianças, como a memória e a concentração.
Qual a justificativa da musicalização na educação infantil?
A melhora da sensibilidade, a capacidade de concentração e memória, criatividade e reflexão, também traz melhorias na coordenação motora, no vocabulário, ajudando no processo de alfabetização e no raciocínio matemático, ou seja, é possível utilizar a música na educação infantil em diferentes disciplinas e todos os ...
Qual a metodologia da música na educação infantil?
A musicalização é uma metodologia pedagógica que auxilia as crianças a perceberem e apreciarem sons, aumentando o seu conhecimento musical de maneira intuitiva por meio de práticas no dia a dia. É importante ressaltar que essa abordagem vai além de desenvolver as habilidades musicais técnicas dos alunos.
Qual o código da BNCC para trabalhar música na educação infantil?
A habilidade EI03TS03 consiste em: Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
Qual o livro de Paulo Freire que fala sobre a música na educação infantil?
O livro Musicalidade Crítica: Fundamentos para uma Educação Musical pautada na Pedagogia Crítica de Paulo Freire visa unir a Educação Musical ao pensamento freiriano de educação.
Qual a problemática da música na educação infantil?
No entanto, diversos obstáculos surgem nesse processo. Um dos principais desafios é a falta de formação específica dos professores para o ensino da música, o que pode resultar em abordagens superficiais ou ausência dessa disciplina nas atividades educacionais.
Como os educadores devem trabalhar a música com as crianças?
No processo de apreciação, o trabalho do educador é fazer com que os estudantes percebam os sons e os silêncios, bem como a forma com que uma música é estruturada. O professor deve trabalhar a escuta, para que através dessa experiência as crianças possam se organizar, fazer análises e reconhecer sons.
A inclusão na educação musical exige uma mentalidade aberta, criatividade e flexibilidade por parte dos educadores. Em última análise, a música é uma ferramenta poderosa para a inclusão, promovendo a expressão, a comunicação e o desenvolvimento de habilidades.