Durabilidade: O aço inoxidável é mais durável do que o alumínio, o que o torna uma escolha adequada para aplicações que estão sujeitas a desgaste ou impactos. Resistência à corrosão: O aço inoxidável é muito resistente à corrosão, tornando-o uma boa escolha para aplicações em ambientes úmidos ou corrosivos.
Enquanto ambos são metais fortes, mas o aço inoxidável é muito mais forte do que o alumínio e essa força também torna o aço inoxidável um pouco mais pesado, mas nada que possa impossibilitar seu manuseio, isso somente mostra que é um material muito mais resistente.
O custo é um fator peculiar, pois apesar de ser um metal nobre, o alumínio é mais barato, pois não exige muito processamento. Já o aço inox, além do processo de refino, é preciso realizar a liga, tornando os produtos um pouco mais caros.
Para concluir, em termos de comparação, o aço é mais resistente e mais pesado. Já o alumínio tem um pouco menos de resistência, porém é mais leve e apresenta maior versatilidade. No entanto, o alumínio é mais caro que o aço e este investimento deve depender da função final do produto.
Cuidados para manter a durabilidade do aço inoxidável
Quando produzido com aço inoxidável de aço de boa qualidade, o equipamento pode ter durabilidade de até 30 anos, às vezes mais, desde que tenha os cuidados necessários de higienização, limpeza e transporte.
Guarda-corpo de alumínio ou inox, qual é mais lucrativo?
O que corrói o alumínio?
O contato com a água salgada, por exemplo, pode resultar em pequenos orifícios que vencem a camada protetora de óxido. O alumínio também será corroído se for exposto a ambientes alcalinos, embora seja mais resistente a ácidos, podendo suportar refrigerantes com pH menor do que três.
Esfregando-se contra o escovado vai estragar o acabamento e aço inoxidável irá perder o seu brilho. Pior, esfregando contra o escovado pode danificar a superfície criando fendas microscópicas onde a sujeira pode acumular.
"O alumínio é hoje um dos itens com maior vida útil numa obra, com longevidade estimada em mais de 40 anos", diz o empresário Roberto Papaiz, presidente da Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal). "Os produtos de alumínio também são recicláveis e têm alto valor residual".
É por isso que o aço inox é utilizado em diversos produtos. Ele apresenta um melhor custo-benefício! Além de ser eficiente contra a oxidação, essa camada protetora na superfície também ajuda a evitar danos que podem ocorrer devido ao contato com produtos químicos e choque térmico.
Como o alumínio não contém ferro ou aço em sua composição, é certo dizer que a matéria-prima não enferruja. No entanto, alumínio oxida ao entrar em contato com o oxigênio. Nesse caso, ao contrário do que acontece com metais ferrosos, a oxidação cria uma certa camada de proteção sobre o alumínio.
Aços inoxidáveis austeníticos com teores de Cr superiores a 20% e teores de Ni superiores a 8% podem enferrujar se forem mal manuseados e processados, ou no caso de defeitos de construção. Os aços inoxidáveis reagem com o oxigénio da mesma forma que os aços normais, formando uma camada de óxido.
É importante saber que o aço inox, por ter menor condutividade térmica que o alumínio, embora aqueça de maneira mais gradual e concentrada, também retém uma quantidade maior de calor e demora mais à perder este calor também.
Respondendo de forma simples e objetiva, saiba que, se bem cuidado, o aço inox 304 não enferruja. Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.
Não possui variedade de cores, tendo um visual mais padrão e “opaco” do que outros metais; Pode ser amassado facilmente, ainda mais se for uma bancada de cozinha que segura grandes pesos.
Como não oxida e permanece em excelente estado por muito tempo (estima-se que a durabilidade do alumínio seja superior a 40 anos), o metal é amplamente utilizado em diversos segmentos industriais e de construção civil.
Resistência. Embora o alumínio aumente em resistência em ambientes mais frios, geralmente é mais propenso a amassados e arranhões do que o aço. O aço é menos propenso a deformar ou dobrar devido ao peso, força ou calor. E sua resistência o torna um dos materiais industriais mais duráveis de todos!
As latas de alumínio podem demorar de 100 a 500 anos para se decompor. Por outro lado, elas têm alto potencial para retornar para a cadeia de produção até o fim de sua vida útil. Isso porque o alumínio é infinitamente reciclável!
O Oxidante para Alumínio é uma solução ácida para oxidar peças de alumínio e zamak. A grande vantagem deste produto é sua eficaz para ambos os tipos de peças, podendo as mesmas serem envernizadas posteriormente.
Lembre-se de que a prevenção é a melhor maneira de evitar futuras ocorrências de oxidação no alumínio. Mantenha suas peças limpas e secas, e evite a exposição prolongada à umidade.
Em termos de propriedades químicas, o ferro é menos resistente à corrosão do que o alumínio. O alumínio é altamente resistente à corrosão, devido à sua camada de óxido protetora que se forma na sua superfície quando exposto ao ar. O ferro, por outro lado, é suscetível à ferrugem quando exposto à umidade e ao oxigênio.
O cromo é o principal elemento responsável pela resistência à corrosão do aço inox. Quando exposto ao oxigênio do ar ou a ambientes úmidos, forma-se uma camada fina e aderente de óxido de cromo na superfície do aço, conhecida como película passiva.
Como regra geral, evite usar produtos abrasivos, como álcool, solventes e saponáceos, já que podem danificar o inox e reduzir seu brilho. Também não são recomendados os panos e esponjas ásperas, lã de aço e outros materiais que possam arranhar o metal.
Agentes mais agressivos ao inox, como o cloro, devem ser rapidamente removidos do produto. Geralmente, em artefatos voltados para a indústria de alimentos, como em cozinhas, o cloro é frequentemente utilizado. Por isso, é necessário enxaguar os itens e não deixa-los de molho nesses tipos de produtos químicos.