Por ser mais robusto, os motores a diesel conseguem ter uma durabilidade maior em comparação com os movidos a gasolina. Como desvantagens, os carros a diesel costumam ser bem mais caros se comparados aos outros combustíveis. Além disso, o motor é mais pesado e mais barulhento.
Atualmente, estes motores são bem avançados, têm taxa de compressão mais alta que os motores a gasolina, são turbinados e têm injeção direta de combustível. O motor é bem mais robusto e deve durar mais do que os movidos a gasolina.
Cada tipo de combustível e motor possui suas características. Se você busca trajetos mais curtos a médios, sabe-se que o veículo mais indicado e que traz a suavidade no percurso é a gasolina. Mas, se você quer ser aventureiro, viajar por lugares mais distantes e ter toda a potência necessária, recomenda-se o diesel.
O combustível apresenta grande quantidade de enxofre e é bastante utilizado em caminhões e outros veículos de transporte de carga. Por possuir hidrocarbonetos mais densos do que a gasolina, além de metais pesados em sua composição, o diesel é considerado o combustível que polui mais.
Gasolina ou etanol? Essa é a pergunta de muitos brasileiros ao chegar no posto de abastecimento. E sem saber qual é a escolha mais econômica para o seu veículo, muitos acabam optando pelo tipo de combustível errado. Embora a gasolina dure por mais tempo em comparação com o etanol, ela também é mais cara.
Os motores a diesel também tendem a durar mais, é por isso que vemos veículos como caminhões mais antigos nas estradas sem nenhum problema. Por ser mais robusto, os motores a diesel conseguem ter uma durabilidade maior em comparação com os movidos a gasolina.
O etanol tem apenas 1/3 do teor de carbono em relação à gasolina e, por isso, mantem os motores mais limpos, livres de carbonização. Diminui também o impacto ambiental até porque a cana de açúcar, ao crescer no campo, ainda elimina parte do CO2 expelido pelo escapamento.
Além disso, devido ao avanço tecnológico envolvido em seu desenvolvimento, os motores a diesel possuem uma notável durabilidade. Eles são construídos com maior robustez e apresentam uma taxa de compressão significativamente maior em comparação aos motores flex, já que não dependem de velas de ignição para a partida.
Nos motores a gasolina a explosão é mais lenta devido ao fato de que ela se propaga a partir da faísca inicial da vela de ignição. Resultado: no diesel, mais energia da explosão resulta em trabalho, neste caso o empurrar do pistão pelo cilindro, do que no motor a gasolina.
A durabilidade de um motor a diesel varia significativamente de acordo com vários fatores, incluindo o uso, a manutenção e a qualidade do combustível. Em condições ideais, um motor a diesel bem mantido pode durar entre 300.000 a 800.000 quilômetros antes de precisar de grandes reparos ou substituição.
Esse fator aponta como a principal desvantagem. Um exemplo são as picapes a diesel, que são bem mais caras, porém, igualmente econômicas. Em carros de passeio isso pesará bastante, mas serão uma ótima opção para quem trabalha com transporte de pessoas, como taxistas.
Melhor economia de combustível: os motores a diesel são mais eficientes em termos de consumo de combustível em comparação com os motores a gasolina, sobretudo quando submetidos a cargas mais pesadas. Esse fato resulta em maior autonomia e redução nos custos de combustível a longo prazo.
Conforme relata um estudo da Mobiauto noticiado pelo AutoEsporte, carros movidos a diesel tendem a desvalorizar quase 50% a mais do que os que rodam em outro tipo de combustível.
Apesar de bastante eficiente, a intensa utilização do óleo diesel desencadeia vários problemas ambientais. A queima desse combustível libera gases poluentes na atmosfera, com destaque para o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, enxofre, entre outros; esse fato contribui para o processo de aquecimento global.
Como citado anteriormente, por possuir desempenho mais eficiente em termos de consumo e maior torque em baixas rotações, o diesel também é escolhido para veículos de grande porte por sua durabilidade e confiabilidade.
Uma das explicações é porque o motor a diesel tem um pistão mais longo, o que dá mais força para saída da inércia. Em contrapartida, motores com pistões menores costumam ter uma saída inicial com menos força, mas no final, alcançam mais velocidade.
Manutenção: por ter tecnologia mais avançada do que o motor à gasolina, o motor à diesel tem manutenção mais cara, consequentemente. Velocidade: os condutores que preferem automóveis com mais performance e velocidades altas, os veículos cujo motor funciona à gasolina são melhores opções.
Além do desempenho, apresenta maior torque. Apesar de custar de 10% a 12% mais caro que o motor a gasolina, o motor Diesel é o preferido para usuários que utilizam o veículo em grandes quilometragens, pois o retorno econômico se apresenta em função do menor preço do combustível, além da vantagem de maior durabilidade.
A gasolina segue como a opção mais vantajosa para abastecimento de veículos em todos os estados brasileiros. De todo modo, vale a pena conhecer as principais diferenças entre a gasolina e o etanol. – A gasolina aditivada evita a formação de depósitos de sujeiras (carvão) no interior do motor, mantendo-o mais limpo.
Segundo afirma o economista, consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair Castro Jr., a principal razão da desvalorização das caminhonetes e um SUVs a diesel está relacionada à alta do preço do óleo diesel em 2022.
Porque o carro a diesel é mais caro que a gasolina?
O economista explica que o custo de produção do diesel é mais elevado do que o da gasolina, o que exige uma capacidade maior das refinarias. "As refinarias brasileiras são defasadas, o que aumenta o custo de produção e reduz a capacidade."
O que acontece se colocar um pouco de gasolina no motor a diesel?
O gasóleo funciona como combustível e lubrificante, logo colocar gasolina no motor a diesel impede a lubrificação do sistema, aumentando o atrito entre as peças, podendo causar a deterioração precoce nas tubagens de combustível e a falha do motor.
Independentemente disso – e salvo casos mais raros –, o mais comum é que um motor a gasolina ou flex funcione corretamente por algo entre 200 mil e 300 mil km.
O etanol é o combustível que possui a maior vida útil. Especialistas indicam que, quanto armazenado de maneira correta, o álcool pode tem validade de até um ano dentro do tanque.
Enquanto que outras gasolinas aditivadas possuem a adição de detergentes e dispersantes que limpam o motor, a DuraMais+ conta com um catalisador que agiliza e otimiza o processo de combustão.