Tostão: moeda de ouro do valor de 1.200 réis, cunhada no reinado de D. Manuel I. Dinheiro: antiga moeda portuguesa de cobre, cujo primitivo valor não é conhecido.
Tostão foi uma moeda de prata cunhada pela primeira vez no reinado de D. Manuel I, equivalente a 100 reais ou réis (um quarto do português, de prata, daquele monarca). O submúltiplo do tostão chamou-se meio tostão, equivalente a 50 reais ou réis.
No Brasil, o termo "tostão furado" significa que não tem dinheiro no bolso, não tem qualquer soma, mesmo que pequena, de dinheiro. Se você não vale um tostão, é sinal de que não vale nada. Exemplo do uso da palavra Não vale um tostão furado: Marcos não vale um tostão furado, não confie.
É também um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro. Ponta-esquerda de origem, foi improvisado como centroavante durante o tricampeonato mundial conquistado pela seleção brasileira, em 1970, tendo sido um precursor da função do "Falso 9".
Entre 1918 e 1935, com a finalidade de facilitar o troco, foi cunhada uma nova série de moedas em cuproníquel que substituiu cédulas de valores pequenos e moedas antigas.
Após alguns anos de dedicação à medicina, passou a ser comentarista esportivo e cronista. Hoje, Tostão é respeitado por sua inteligência e coerência analisando futebol para todos os tipos de mídias, sendo requisitado freqüentemente pelos mais variados meios de comunicação.
Por ser sempre o menor jogador entre os meninos, ganhou o apelido de Tostão. Aos treze anos, passou a jogar futebol de salão no Cruzeiro e aos quinze iniciou no futebol de campo no América-MG. No ano seguinte, assinou contrato com o Cruzeiro, equipe pela qual atuaria até 1972.
Para encontrarmos o valor de 80 milhões de cruzeiros em reais atualmente, devemos observar que a relação existente entre cruzeiros e reais é que 1 milhão de cruzeiros equivalem a 363,64 reais atuais.
Em mais uma tentativa de controlar a inflação, o cruzeiro real foi criado em agosto de 1993 e durou menos de um ano, sendo substituído pelo real em julho de 1994.
Em 1695, foram cunhadas as primeiras moedas oficiais do Brasil, de 1.000, 2.000 e 4.000 réis, em ouro, e de 20, 40, 80, 160, 320 e 640 réis, em prata, que ficaram conhecidas como a “série das patacas”.
Campeão em 1970, e considerado um dos melhores jogadores da Copa, Tostão abandonou o futebol em 1973, já no Vasco da Gama, devido a complicações na sua retina derivada de uma bolada que tomou em uma partida em 1969. Após se aposentar, Tostão cursou medicina e por muitos anos trabalhou como médico.
Campeão mundial com o Brasil em 1970, além de ídolo do Cruzeiro, Tostão deixou de jogar quando tinha 26 anos. Ele sofreu um problema na retina e foi aconselhado a se aposentar. Tostão parou em 1973, período em que defendia o Vasco.
Tostão é o maior ídolo da história do Cruzeiro. Com habilidade e inteligência, liderou o clube na conquista da Taça Brasil de 1966. É lembrado como um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro.
Lesão muito comum no Futebol Americano, é causado por um trauma direto, uma pancada, um chute, um tostão na coxa que o jogador recebe durante a partida.
Não vale nada. Tostão - É um moeda antiga de 100 réis. No Brasil, o termo "tostão furado" significa que não tem dinheiro no bolso, não tem qualquer soma, mesmo que pequena, de dinheiro.