Frame Rate na Indústria Cinematográfica No cinema, o padrão de Frame Rate é geralmente de 24 fps, o que significa que são exibidos 24 quadros individuais por segundo. Essa taxa foi estabelecida há décadas e é amplamente aceita como a mais adequada para criar a sensação de movimento contínuo.
É o nome de uma nova técnica de filmagem e projeção, no cinema, introduzido pelo diretor Peter Jackson em 2012 com a trilogia O Hobbit. Ele abandonou o padrão do clássico 24fps (24 quadros por segundo) e introduziu uma nova velocidade de 48fps (48 quadros por segundo), o dobro da velocidade normal.
FPS é a sigla em inglês para Frames per Second, que significa Quadros por Segundo; trata-se da frequência com que uma obra audiovisual é reproduzida, especificamente a quantidade de quadros de animação ou fotos sequenciais reproduzidas por segundo.
A taxa de quadros ou frame rate refere-se à quantidade de quadros contidos em 1 segundo de filme. No cinema, esta taxa é de 24 quadros por segundo e é isto que garante o efeito cinemático, a ilusão de movimento que experimentamos ao assistir a um filme.
Bem, a história do uso de 24 fps no cinema remonta aos primórdios da indústria cinematográfica. Na era do cinema mudo, quando os filmes não tinham som sincronizado, a velocidade de projeção dos filmes variava muito, geralmente entre 16 e 24 fps, dependendo do local de exibição.
Você deve filmar com 24fps ou 60fps ? Entenda de uma vez a regra!
Quanto é 1 frame em segundos?
Nos sistemas de vídeo utilizados no Brasil, Estados Unidos, Canadá e Japão (NTSC e variantes), a cadência é de 29,97 imagens por segundo, portanto cada frame equivale a 0,0333 segundos.
O olho humano é capaz de enxergar de 30 a 60 FPS. Até então a ciência não possui um grau definido da resolução do olho humano, estudos indicam que ela pode variar de indivíduo para indivíduo, de acordo com a necessidade e adaptação desses.
Grandes blockbusters de Hollywood costumam usar 24fps, pois é semelhante à forma como vemos o mundo. Quando se trata de vídeos ao vivo ou vídeos de esportes, eles normalmente têm uma taxa de quadros mais alta, pois há muita coisa acontecendo ao mesmo tempo.
Lembro que o frame rate do cinema sempre foi 24 quadros por segundo, pois segundo consta é a cadência mais natural para os olhos humanos observarem. Tudo vai depender da aplicação. Se precisar aplicar uma câmera lenta, a cadência de 24 frames por segundo já não é a mais adequada.
Além de afetar a capacidade de resposta, uma baixa taxa de quadros também pode afetar a experiência visual, especialmente se o jogo for baseado em animação e tiver recursos gráficos avançados. Portanto, os jogos rodam melhor com uma taxa de quadros mais alta, sendo 60 considerado ótimo e 30, o valor mínimo aceitável.
Quanto maior o FPS, maior será a fluidez da ação e resposta dos controles, porém para jogadores que não estão acostumados, essa sensação de fluidez extrema pode até causar estranheza.
A influência do FPS está atrelada à qualidade das reproduções que passam em sua tela. Com essa taxa em alta, a tendência é que sua experiência seja mais otimizada, com os vídeos ou cenas dos jogos rodando com mais fluidez, mesmo utilizando maiores configurações de resolução.
Quanto mais quadros por segundo gravar, melhor ficará fora da pós-produção. Tenha isto em mente se planeia fazer quaisquer filmagens em câmara lenta para a sua produção. Quanto mais quadros por segundo gravar, melhor ficará fora da pós-produção.
Não há uma resposta única para qual é melhor, 24 fps ou 60 fps, ou melhor, entre 30 fps ou 60 fps. A escolha da velocidade de fotogramas depende da sua câmara de vídeo, da sua definições do codificador A pós-produção, o tipo de conteúdo que está a criar e o local onde o vai alojar.
A maioria dos filmes e séries é filmada a 24 quadros por segundo. Essa taxa de quadros foi adotada como padrão devido a diversos fatores técnicos, econômicos, históricos e estéticos.
A fórmula, numa representação básica, seria: FPS = (quantidade de quadros) / (quantidade de segundos). Por exemplo, se em 120 segundos foram exibidos 6400 quadros, nosso FPS seria ± 53,333 (6400 / 120).
30 fps: Essa taxa de quadros é comumente usada na transmissão de televisão e fornece uma aparência suave e natural. É adequado para a maioria dos tipos de conteúdo, incluindo vlogs, entrevistas e gravações de vídeo em geral.
A diferença entre 30 e 60 está na fluidez do vídeo. Em 60 FPS os movimentos ficam mais realistas e isso faz com que a cena se pareça mais “rápida” em relação às gravadas em 30 FPS.
O número de imagens ou fotogramas por segundo (fps) é chamado frequência de fotogramas. Por exemplo, as emissões de televisão, como a televisão digital terrestre, são geralmente gravadas a 30 fps e os filmes a 24 fps. Quanto mais alto for este valor de fps, mais suave e natural será o vídeo.
em que HH significa horas, MM significa minutos, SS significa segundos e FR significa frames. Por exemplo, considere o timecode 00:04:15:13. Ele descreve um frame que será exibido em 4 minutos, 15 segundos e 13 frames a partir do início do vídeo.
Um cachorro consegue ver de 70 a 80 imagens por segundo, um gato vê 100 imagens; e o porquinho-da-índia 33 imagens por segundo. Nós enxergamos até 24 imagens por segundo.
Dependendo das condições de iluminação, do campo da visão (periférica ou central), do ângulo aparente do objeto sujeito à cintilação, e do próprio indivíduo, esta freqüência varia de 15 a 100 Hz aproximadamente.