Frame rate, também conhecido como taxa de quadros ou frequência é a quantidade de imagens ou quadros (frame) por segundo que a câmera é capaz de gravar. Por exemplo, ao escolher 30fps, a câmera capta 30 imagens em sequência dentro de um único segundo.
Quando a expressão "30 quadros por segundo" é mencionada, significa que um vídeo possui 30 imagens a cada segundo. O mesmo vale para 60 quadros, 120 quadros, e assim por diante. No meio desses quadros há algo chamado de frametime, ou seja, o tempo que cada quadro leva para ser criado em um segundo.
Nos sistemas de vídeo utilizados no Brasil, Estados Unidos, Canadá e Japão (NTSC e variantes), a cadência é de 29,97 imagens por segundo, portanto cada frame equivale a 0,0333 segundos.
Esta diferença é a taxa de enquadramento. Os 30 fotogramas por segundo dão um aspecto visual ligeiramente mais suave à apresentação. No entanto, em geral, quando estiver a preparar o seu vídeo, ser-lhe-á perguntado se pretende utilizar 24 FPS ou 30 FPS.
Na verdade, quando um jogo está rodando a 60 FPS, significa que ele exibe 60 quadros (imagens) por segundo. Se estiver rodando em uma taxa mais baixa, digamos 30 FPS, ele rodará usualmente mais devagar, prejudicando a experiência do jogador.
Em geral, o FPS mínimo necessário para evitar movimentos bruscos é de 30 fotogramas por segundo. O conteúdo de alta definição é de cerca de 60 fotogramas por segundo.
em que HH significa horas, MM significa minutos, SS significa segundos e FR significa frames. Por exemplo, considere o timecode 00:04:15:13. Ele descreve um frame que será exibido em 4 minutos, 15 segundos e 13 frames a partir do início do vídeo.
- O olho humano é limitado a enxergar 24 quadros (frames) por segundo (FPS). Então, por que as grandes produtoras de jogos eletrônicos, câmeras de vídeos, smartphones e cinema desenvolvem projetos que gravam e reproduzem a taxas acima de 24 FPS?
Quanto mais desenhos (ou “frames”) forem exibidos no mesmo período de tempo, mais natural é a ilusão de movimento. Foi padronizado que o tempo de 1 segundo deveria ser usado como parâmetro, nascendo assim, o termo “Frames por Segundo”.
Frames em HTML permitem que documentos sejam montados em partes, onde cada parte é exibida em uma "janela" ou "sub-janela". Desta forma o projetista da página pode manter algumas partes do documento sempre visíveis, enquanto outras podem ser "roladas" (scrolled), ou trocadas.
A fórmula, numa representação básica, seria: FPS = (quantidade de quadros) / (quantidade de segundos). Por exemplo, se em 120 segundos foram exibidos 6400 quadros, nosso FPS seria ± 53,333 (6400 / 120).
Nos jogos de ação modernos, em que os jogadores devem ver as animações e reagir rapidamente, a taxa de quadros 30 fps é considerado o mínimo aceitável por alguns, e 60 fps para pessoas mais exigentes com performance, ainda que o valor possa variar consideravelmente de jogo para jogo, mesmo no mesmo sistema.
Além disso, os animes costumam usar uma velocidade menor de exibição, como 12, 8, ou 6 frames por segundo, além da repetição de algumas cenas e de movimentos de algumas partes do corpo, como a boca, por exemplo. Tais técnicas são frequentemente usadas não apenas para cumprir prazos, mas também como uma forma artística.
Um cachorro consegue ver de 70 a 80 imagens por segundo, um gato vê 100 imagens; e o porquinho-da-índia 33 imagens por segundo. Nós enxergamos até 24 imagens por segundo.
nosso olho só vai enxergar 60 hertz. mas de qualquer forma é mais informação. a gente consegue ver mais detalhe. oxe, mas eu consigo perceber muita diferença quando eu troco o fps de 165 pra 60... Será que o olhos é "treinado" de certa forma ?
Frame rate nada mais é de quantos frames por segundo nossa câmera está configurada para gravar. Lembro que o frame rate do cinema sempre foi 24 quadros por segundo, pois segundo consta é a cadência mais natural para os olhos humanos observarem.
O frame pacing é, basicamente, a distribuição de quadros durante um segundo. Quando ele não está bom, os renders são distribuídos fora de tempo e causam uma sensação de lentidão ao jogador.
Sendo assim, para a maioria das aplicações em segurança, não é necessário gravar à uma resolução maior que 7,5 fps. Isso já é sabido desde a época dos time-lapses, onde os grandes fabricantes recomendavam 5 fps como a taxa de gravação ideal para a maioria das aplicações .
Basicamente a escolha entre os 30 e os 60 fps são uma escolha do programador. Os 30 fps são utilizados para fidelidade visual, e os 60 para maior fluidez/performance. Quando se misturam os dois modos, basicamente os programadores escolhem o que cortar e onde cortar, de forma a obter a performance.
FPS é a sigla em inglês para Frames per Second, que significa Quadros por Segundo; trata-se da frequência com que uma obra audiovisual é reproduzida, especificamente a quantidade de quadros de animação ou fotos sequenciais reproduzidas por segundo.