A primeira lei de Ohm diz que a diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um resistor elétrico é proporcional à corrente elétrica que o atravessa. Assim, há uma resistência elétrica constante.
A 1ª lei de Ohm determina que a diferença de potencial entre dois pontos de um resistor é proporcional à corrente elétrica que é estabelecida nele. Além disso, de acordo com essa lei, a razão entre o potencial elétrico e a corrente elétrica é sempre constante para resistores ôhmicos.
Ohm definiu a unidade de resistência de “1 Ohm” como a resistência entre dois pontos em um condutor onde a aplicação de 1 volt empurra 1 ampere, equivalente a 1018 × 6,241 elétrons. O Ohm é representado em fórmulas matemáticas pela letra grega “Ω” (omega).
A resposta correta sobre a primeira Lei de Ohm é a alternativa A: "A Primeira lei de Ohm, que afirma que a corrente elétrica que atravessa um dispositivo é diretamente proporcional à ddp aplicada."
A equação é representada pela seguinte representação: V = R x I, em que: V = tensão elétrica (volts); R = resistência elétrica (Ohms “Ω”); I = intensidade de corrente elétrica (ampere “A”).
MABA FÍSICA - Conceito de Resistência - 1ª Lei de Ohm ( Matemática Genial )
Qual a fórmula de Ohm?
Resumo sobre a primeira lei de Ohm
A resistência é diretamente proporcional ao potencial, mas inversamente proporcional à corrente. A fórmula para o cálculo da primeira lei de Ohm é: resistência igual à diferença de potencial (ddp) dividida pela corrente.
Pela Lei de Ohm, temos que a diferença de potencial U é dada pelo produto da resistência R do resistor pela corrente elétrica i, então U = R * i. Nesse caso, podemos colocar a equação da potência da seguinte forma: Pot = U * i = R* i * i = R* i².
A primeira Lei de Ohm afirma que a corrente elétrica que atravessa um dispositivo qualquer é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada a esse dispositivo.
As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 mA e 200 mA. Com intensidade próxima dos 100 mA, as paredes do coração executam movimentos descontrolados, o que é chamado de fibrilação.
Identificado pelo símbolo grego Ω (letra omega), o Ohm representa a unidade de medida de resistência elétrica, que reflete a capacidade que um condutor possui em se opor à passagem de corrente elétrica.
A Lei de Ohm pode ser utilizada para validar valores estáticos de componentes de circuito, níveis de corrente, fontes de alimentação e quedas de tensão.
Corresponde à relação entre a tensão (medida em volts) e uma corrente (medida em amperes) sobre um elemento, seja ele um condutor ou isolante. Exemplificando: um condutor que tenha uma resistência elétrica de 1 ohm causará uma queda de tensão de 1 volt (ou vóltio) a cada 1 ampere de corrente que passar por ele.
Essa expressão não depende da natureza do condutor: ela é válida para todos os condutores. Para um dispositivo condutor que obedeça à lei de Ohm, a diferença de potencial aplicada é proporcional à corrente elétrica, isto é, a resistência é independente da diferença de potencial e da corrente.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.
Se forem pontos em áreas superficiais de pele seca, a voltagem necessária para causar danos pode ser maior que 100 V. Mas se estivermos com a pele molhada, 20 V já podem ser perigosos. Eu já vi um aluno levar choque com apenas 10 V.
Ohm realizou experiências com fios condutores de diferentes espessuras e comprimentos. Verificou que a resistência elétrica do condutor era inversamente proporcional à área da secção transversal do fio e diretamente proporcional ao seu comprimento.
A primeira Lei de Ohm diz que a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potência aplicada. Já na segunda Lei de Ohm, ele determina que a resistência elétrica do condutor tem relação direta com constituição do material e é proporcional ao seu comprimento.
Enquanto a Primeira Lei de Ohm traz a relação diretamente proporcional entre o produto da corrente elétrica com a resistência com a diferença de potencial, a Segunda Lei de Ohm enuncia a interação entre o tipo de material, sua área de secção transversal e o comprimento, que determinam a resistência elétrica.
A fórmula fundamental para calcular corrente é a Lei de Ohm, que relaciona a corrente elétrica (I), a tensão (V) e a resistência (R). A fórmula é expressa por: I = V / R.