O que é a administração por objetivos APO marque a alternativa correta?
Resposta verificada por especialistas Está correta a alternativa A), a Administração por Objetivos (APO) é uma abordagem gerencial tática, de médio prazo, que busca o engajamento dos funcionários no alcance dos objetivos organizacionais.
Qual o conceito de administração por objetivos APO?
O que é APO (administração por objetivos)?
“Um sistema de planejamento e controle, a partir do qual superiores e subordinados trabalham juntos na definição dos objetivos da organização, estabelecendo metas individuais que contribuem para o alcance de objetivos maiores.”
Conforme o nome já adianta, a administração por objetivos, ou APO, é um processo que tem como base a compreensão clara dos objetivos de uma empresa. Como consequência disso, a administração e os funcionários se guiados e serão capazes de desenvolver suas próprias funções na direção dos resultados almejados.
A APO pode ser caracterizada pelo estabelecimento dos objetivos que é feita entre superiores e subordinados de maneira que seja possível de ser alcançado e distribuído para diferentes departamentos da organização de modo que cada meta é relacionada a outra, o que resulta em interatividade pessoal e maior controle e ...
São benefícios da administração por objetivos APO?
A APO facilita a avaliação de desempenho de forma eficaz e precisa. Ao definir metas mensuráveis, é mais fácil acompanhar o progresso de cada colaborador em direção a esses objetivos. Através de uma estrutura objetiva, a administração pode identificar tanto pontos fortes quanto áreas de melhoria.
RESUMÃO - O que é a Administração por Objetivos (APO)?
Qual o objetivo da APO?
APO é a sigla para Administração Por Objetivos. Na prática, é uma metodologia que incentiva a colaboração entre os gestores e colaboradores em busca dos objetivos da empresa. Como um time. Porém, isso só é possível se houver uma compreensão bem clara dos objetivos da companhia.
O que é eficiência e eficácia na perspectiva da APO?
Eficiência é a relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados para alcançá-los; Eficácia diz respeito à capacidade de alcançar os objetivos propostos; Efetividade é a habilidade de se chegar ao que foi desejado da melhor maneira possível.
A Administração por Objetivos (APO) surgiu em 1954, quando Peter F. Drucker, em função de exigências ambientais e internas que as organizações passaram a sofrer, publicou um livro sobre o tema.
Como a administração por objetivos enxerga o trabalhador?
A intenção da administração por objetivos é elevar o nível de desempenho da organização. Por isso, envolve os colaboradores na formulação do plano de ação e nas estratégias para o alcance dos objetivos. Essa abordagem permite que o trabalho seja concluído em pequenas etapas.
Quais são as principais características da administração?
A administração é a prática de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, sejam eles humanos, financeiros ou materiais. Envolve a tomada de decisões estratégicas, a otimização de processos e a liderança de equipes, visando alcançar metas e objetivos organizacionais de maneira eficiente e eficaz.
Respostas. A administração por objetivos só tem sucesso quando conta com o apoio integral da alta gerência da empresa. Quando as metas definidas são fora da realidade, pode acontecer de os funcionários se sentirem pressionados. Isso pode ser prejudicial para sua produtividade e motivação.
Qual o principal objetivo da administração estratégica?
Seu principal objetivo é potencializar os resultados da empresa, oferecendo um ambiente empresarial mais propício para a efetivação dos objetivos da instituição. Sendo assim, o conceito de administração estratégica abrange diversas áreas e envolve ações de planejamento estratégico, direção, organização e coordenação.
Qual é o principal objetivo da organização administrativa?
Planejar, organizar, dirigir e controlar são quatro pilares das funções administrativas que atribuem ao negócio a estrutura necessária para sua existência e desenvolvimento. A efetividade das funções administrativas, independente do tamanho da empresa, é o pilar da longevidade e estabilidade de qualquer organização.
Uma definição bem moderna: Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.
Quais são os benefícios da administração por objetivos?
A APO tem como principais benefícios, dar clareza nos objetivos da empresa, melhorar o planejamento e controle, aumentar a motivação dos colaboradores, fornecer uma avaliação mais objetiva.
Quais foram as características que levaram o surgimento da APO?
1 - Forte pressão recebida pelos profissionais das organizações para apresentar resultados efetivos. comuns, anteriormente estabelecidos. 3 - Necessidade de controle rápido das atuações e dos resultados apresentados pelas diversas áreas das organizações.
Quais são as funções básicas do processo de administração?
Quais são as 4 funções da administração? As funções administrativas do empreendedor são, como dissemos antes, quatro: planejar, organizar, dirigir e controlar. Todas elas estão presentes na gestão comercial, no planejamento financeiro e em qualquer outra área da empresa.
Quais são os principais objetivos da administração da produção?
A administração da produção deve permitir, por meio da integração das informações, a orientação das operações do negócio envolvendo todos os setores da empresa. Essa integração da fábrica deve propiciar melhorias de competitividade e garantir a sobrevivência da organização a longo prazo.
Quais são os objetivos da administração de operações?
Procura otimizar os processos para aumentar a eficiência, reduzir os custos e melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços. A gestão de operações de processos também inclui a análise de dados, o gerenciamento de processos e a automação de processos.
A administração por objetivos (APO) se destacou na área de Administração, tendo em vista a sua relevância para a definição dos principais objetivos de uma organização, algo que é importante para a mesma, pois cria um guia para que os colaboradores sejam capazes de desenvolver suas funções para que os resultados sejam ...