ARTE E TECNOLOGIA A finalidade do projeto é promover transformações pessoais e sociais que impactem positivamente jovens estudantes em escolas públicas, partindo de distintas oportunidades e conhecimentos sobre a experiência estética, como forma de gerar impacto e incentivá-los a retratarem o mundo sob sua ótica.
A arte e a tecnologia parecem de fundir no mundo contemporâneo. A arte é modificada pela tecnologia, assim como a tecnologia se faz a partir da arte e cria novas formas de se fazê-la. Essa fusão se faz valer positivamente em vários meios, em especial na educação.
Arte digital é uma forma de expressar arte através de meios eletrônicos, como smartphones, computadores e tablets. Alguns exemplos de arte digital são os famosos gifs, ilustrações, web art e video mapping.
O conceito de artes digitais engloba diversas manifestações artísticas realizadas por meio da ajuda dos meios eletrônicos, com destaque para os computadores, tablets, smartphones, entre outros. As artes digitais, no entanto, podem ser aplicadas em diversos ambientes de meios virtuais.
A arte tecnológica e multimídia desenvolve-se no Brasil a partir dos anos 1970, na sequência de desdobramentos da arte construtiva e da arte conceitual, e tem seu território privilegiado em São Paulo.
No ensino de artes, as tecnologias viabilizam a criação e a interação com obras artísticas em ambientes virtuais, configurando-se em mais um espaço para atividades e pesquisas.
A Tecnologia a favor da Arte: O uso de Recursos Digitais no ensino de Manifestações Artísticas. A Arte, desde a Pré-História, sempre foi um refúgio utilizado pelas pessoas como forma de expressão de sentimentos, de comunicação e de atividades ritualísticas.
A digitalização inicial na arte pode ser vista através do uso e invenções de câmeras ou tecnologias semelhantes a câmeras, como a 400 aC Câmera Obscura. O uso desse dispositivo permitiu que os artistas projetassem imagens e as traçassem no papel para desenhar ou recriar cenas.
Em outras palavras, o objetivo maior da arte digital é poder transmitir sua mensagem, criada em meio tecnológico, para o maior número de pessoas possíveis, livre de preconceitos e burocracia, expandindo a igualdade e a poesia vista através dos olhos dos artistas.
Quais tecnologias são utilizadas as linguagens artísticas?
Hoje em dia, além das formas tradicionais (desenho, pintura, escultura, gravura, arquitetura), existe o cinema, a televisão, o computador e a Internet. Através dessas novas tecnologias surgiram também várias manifestações artísticas que são produzidas basicamente utilizando-se das suas possibilidades e inovações.
Qual a relação da arte com a tecnologia e ciência?
A arte pode se combinar com a ciência como parte de uma estratégia pedagógica explícita para a educação científica da população. Atividades de ciência e arte possibilitam o desenvolvimento de novas intuições e compreensões através da incorporação do processo artístico a outros processos investigativos.
As redes sociais são muito importantes nesse processo, lá podemos ver pessoas compartilhando opiniões e artistas compartilhando seus trabalhos. É importante acompanhar colecionadores e amantes da arte na internet, conhecer a opinião dessas pessoas facilita o entendimento do valor que um trabalho artístico gera.
Como podemos usar a arte e a tecnologia nas escolas?
Fotografia, cinema, videoarte, stop motion, museus virtuais, redes sociais, programas de manipulação de imagens e aplicativos para smartphones são apenas algumas das possibilidades de uso de tecnologias digitais em salas de aula, que podem ser exploradas tanto no ensino fundamental quanto no médio.
Como a tecnologia pode contribuir com a arte e a educação?
Através do computador com acesso a internet, os alunos têm a oportunidade de conhecer de forma virtual inúmeras obras de arte do passado e de arte contemporânea, pelo meio de fotografias, vídeos e visitas virtuais em museus e espaços de arte.
Qual é a característica presente na arte tecnológica?
A arte tecnológica ou digital pode ser definida como um conjunto de disciplinas criativas, cuja principal característica é que se manifesta através do uso de tecnologias digitais, seja no processo de produção ou na sua exibição.
O impacto mais óbvio que a tecnologia tem tido nas artes são os diferentes meios que os artistas têm à disposição. Software para desenho gráfico, impressões 3D, cores digitais, novos softwares de áudio, nomeando apenas alguns. Até o artista de renome David Hockney usa agora um iPad para criar as suas “pinturas”.
A prática artística vem incorporando os novos meios de comunicação telemática. Está-se diante de novas estéticas, portanto, novas possibilidades de aprender e partilhar conhecimentos no século XXI.
Uma de suas grandes vantagens é a versatilidade de aplicações, pois ilustrações, desenhos, pinturas, modelagens, entre outros, são possíveis de se realizar por meio da arte digital. Entretanto seu surgimento trazia aplicações bem mais simples.
O diálogo da dança com a tecnologia é significativo e constitui-se, na dança contemporânea, como tendência identificada por dança híbrida ou tecnológica. Nessa tendência, o corpo que dança estabelece relações com a tecnologia, e pode tanto limitar quanto possibilitar múltiplas relações.
A produção em arte e tecnologia digital inicia nos anos de 1960 pe- los artistas, com o apoio de laboratórios e instituições de ensino ou pesquisa que propiciavam um ambiente criativo, disponibilizando equipamentos e tecnologias adequadas.
A arte pré-histórica foi fortemente influenciada pela representação do cotidiano e da relação do humano com a natureza, como evidenciado pelas pinturas rupestres e esculturas. Essa característica reflete a busca pela expressão simbólica das experiências humanas na Pré-História.