A centralidade do cliente não é uma estratégia que se resume a uma única ação, mas um compromisso contínuo de atender e exceder as expectativas dos clientes. À medida que sua empresa se concentra mais nas necessidades dos clientes e na melhoria da experiência, você estará no caminho certo para o sucesso a longo prazo.
Como o próprio nome já sugere, trata-se da estratégia na qual o negócio vai colocar o cliente como foco. De acordo com essas ações, a empresa não deve ter o lucro como principal objetivo (apesar de ser uma consequência), mas sim levar em consideração a satisfação de seu público.
O comportamento do consumidor é definido por ações e atitudes capazes de estimular uma pessoa a realizar uma compra. Isso pode ser notado desde o momento em que uma necessidade é notada por uma pessoa, até suas reações após a compra de um produto.
Isso é possível de 2 maneiras: traçando a persona da sua empresa e atraindo clientes similares, como fez a Apple por exemplo. Ou então, conhecer a personalidade de seu mercado e adaptar-se a ele. Nenhuma das 2 hipóteses é fácil e em todo caso você vai precisar prestar muita atenção.
Há quatro tipos principais de comportamento de compra: comportamento complexo, comportamento de redução de dissonância, comportamento habitual e comportamento de busca por variedade.
Quais são as três principais etapas do comportamento do consumidor?
Ele engloba três fases: obtenção – que é o início da compra ou recebimento de um produto, consumo – que é como, onde e sob qual circunstância os consumidores usam um produto e eliminação – que consiste em analisar o consumidor do ponto de vista ecológico.
Quais são as principais dificuldades de implantar uma cultura centrada nos clientes?
A principal barreira para este modelo é a falta de uma cultura organizacional. Na maioria das empresas, a cultura permanece focada no produto ou nas vendas e ser centrado no cliente não se trata apenas de ações de marketing e vendas personalizadas.
Experiência do cliente (CX) é o nome dado ao conjunto de percepções e sensações que o cliente tem ao entrar em contato com uma marca. Isso significa que uma cultura que busca trabalhar essa experiência se preocupa com todos os pontos de contato que tem com as pessoas.
Qual é a importância da decisão centrada no cliente?
Uma abordagem centrada no cliente permite identificar oportunidades de vendas adicionais, upselling e cross-selling. Além disso, os clientes satisfeitos são mais tolerantes a permanecerem com a empresa a longo prazo, o que contribui para a receita recorrente e a rentabilidade do negócio.
Cliente desconfiado ou crítico. Esse cliente costuma ser desconfiado, sendo assim, há a necessidade de estabelecer um longo debate com o mesmo, visto que ele estará pronto para rebater todos os detalhes ou serviços apresentados.
O processo de decisão de compra do cliente envolve cinco etapas básicas. É o processo pelo qual os cliente avaliam a tomada de uma decisão de compra. As 5 etapas são reconhecimento do problemas, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e avaliação pós-compra.
Quais são os 5 principais papéis de compra do consumidor?
Os 5 papéis de compra apresentados até aqui são os mais comuns: iniciador, influenciador, decisor, comprador e usuário. Mas você pode encontrar divisões que consideram mais dois papéis: aprovador; gatekeeper.
A motivação pode ser a necessidade de determinado produto ou serviço, o desejo pela aquisição, uma oferta que é considerada imperdível e outras diversas influências externas e internas. No tópico seguinte, apresentamos algumas ações que a sua empresa pode adotar de acordo com a etapa do processo de compra.
O comportamento do consumidor é o estudo dos clientes, que busca entender a percepção que eles têm sobre uma marca, suas motivações, influências e estímulos no processo de decisão da compra. O objetivo é entender o que leva o consumidor a escolher aquela marca ou aquele produto.
A percepção do cliente é altamente influenciada por vivências pessoais, mesmo que elas não tenham relação direta com a experiência de compra de um produto ou serviço. Você se lembra do exemplo do perfume? Foi um exemplo de vivência sem essa associação.
Qual o aspecto que mais influencia o comportamento do consumidor?
A cultura é um dos principais fatores que influencia o comportamento do consumidor. Isso, pois impacta seu cliente desde muito cedo. Qualquer coisa que se engloba em costumes e gostos são aspectos importantes. Portanto, eles podem influenciar a tomada de decisão do consumidor.
Um perfil de cliente ideal (ICP) representa o cliente médio de um negócio específico. Ele resume a idade, sexo, localização, histórico profissional, hobbies, hábitos de compra e outras informações demográficas. Esses dados ajudam as empresas a adaptar seus produtos e campanhas de marketing aos clientes certos.
A nova geração de clientes tem como uma de suas características principais a utilização das tecnologias para consumir, inclusive conteúdos. O chamado consumidor 4.0 tem como hábito realizar pesquisas na rede para buscar informações de produtos e fazer comparação de preços.
3) O cliente tímido: O cliente tímido pode precisar de alguma ajuda extra para conseguir tomar suas decisões. Por conta de sua timidez, ele pode apresentar relutância na hora de se expressar e até acabar deixando de dizer alguma coisa relevante. Neste caso, preste um atendimento consultivo, sincero e esclarecedor.