O que é a cidade justa para Platão?

A cidade justa, para Platão, é cada indivíduo, de acordo com sua maior aptidão, ocupar seu lugar dentro da polis. Aquele com maior sabedoria deve governar a cidade, o mais corajoso irá compor o exército e o temperado deve trabalhar. O justo é aquele que exerce seu lugar na polis dentro de sua aptidão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como seria a cidade justa segundo Platão?

Apenas como introdução, podemos dizer que a cidade justa será aquela onde os três grupos existentes, (governantes ou filósofos, guardiões e artesãos), cumprirão perfeitamente suas designações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufal.br

O que é cidade justa?

Uma cidade justa procura promover a virtude de todos os seus cidadãos; dessa maneira, a interpretação da lei deve ser finalística, buscando o critério de justiça e a busca pelo bem comum das pessoas na cidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.uninove.br

O que é a cidade ideal para Platão?

A cidade ideal de Platão, descrita em sua obra "A República", é baseada na busca pela justiça, na harmonia social e na realização da virtude. Ela reflete seu idealismo filosófico, no qual as ideias transcendentes e a busca pelo Bem supremo são fundamentais para a construção de uma sociedade justa e harmoniosa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como seria organizada a cidade justa idealizada por Platão?

Entende-se, na lógica de Platão, a cidade justa deve ser governada e administrada pelos filósofos e pelos homens da ciência. Cada classe cumprirá sua função para o bem da polis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuartigo.brasilescola.uol.com.br

Cidade Justa - Platão

O que é uma cidade justa para Aristóteles?

Aristóteles acreditava que uma cidade ideal deveria ser governada por uma constituição equilibrada, na qual os interesses de todos os cidadãos fossem levados em consideração. Ele defendia a existência de uma classe média numerosa e uma distribuição justa de riqueza, evitando extremos de desigualdade social.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Qual é o objetivo da educação na cidade ideal de Platão?

O sistema de educação idealizado por Platão compreendia vários anos de estudo. Inicia-se bastante cedo, com jogos educativos para crianças e evolui com o objetivo de desenvolver a harmonia do corpo e da alma chegando nos avançados estudos filosóficos para os mais preparados e bem dotados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

Como seria o mundo ideal de Platão?

O Mundo das Ideias ou das Formas (que deve ser escrito com letra maiúscula) seria a realidade intelectual, verdadeira, eterna e imutável, que pode ser acessada apenas por meio da capacidade racional do ser humano.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Como era a sociedade ideal para Platão?

Na obra A República, Platão expõe sua concepção de sociedade, de política e de arte. Platão, nesse livro, propõe um Estado ideal, uma utopia. Nessa utopia, todas as peças da sociedade deveriam estar perfeitamente encaixadas no lugar certo, pois somente assim tudo funcionaria corretamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em proenem.com.br

O que é o justo para Platão?

O justo é aquele que exerce seu lugar na polis dentro de sua aptidão. (PLATÃO et al., 380 a.C). A alma sendo harmônica logo será justa, então o justo é mais feliz que o injusto, pois essa harmonia trará uma paz interior e um equilíbrio à vida do homem, a justiça compensa na medida em que é o caminho a uma vida plena.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a principal ideia de Platão?

Segundo a teoria platônica, as formas (ou ideias), que são abstratas, não materiais (mas substanciais), eternas e imutáveis, é que seriam dotadas do maior grau de realidade - e não o mundo material, mutável, conhecido por nós através das sensações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

O que é justiça para Platão?

3 A Justiça em Platão

O filósofo apresenta que a justiça consiste em dar a cada indivíduo aquilo que lhe é de direito. A verdadeira justiça corresponde ao poder do mais forte, o qual, quando ocupa cargos políticos, faz as leis de acordo com os seus próprios interesses e pune a quem lhe desobedece.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos2.uesb.br

O que Platão defendia?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

O que é um estado justo?

O Estado justo pode mostrar o que é um homem justo. Sócrates demonstra a origem e natureza do homem justo a partir das partes ou funções da alma, quais sejam: a racional; a emocional; e a apetitiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.unisinos.br

Qual a forma de governo ideal para Platão?

Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Como Platão explicava o mundo?

Teoria das ideias

Ela afirma que existem dois mundos, a saber: o mundo sensível e o mundo inteligível. O mundo sensível é exatamente este mundo que nós habitamos, ou seja, o mundo terreno da matéria, onde estão presentes todos os objetos materiais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em descomplica.com.br

Qual seria o mundo perfeito para Platão?

Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blogdoenem.com.br

Qual a visão de mundo de Platão?

Ao contrário do que geralmente se pensa, Platão pensava na alma e no corpo como unidos (não como opostos), e os sentidos do corpo são meios pelos quais a alma percebe o mundo. Mas não é possível realmente conhecer alguma coisa apenas pelo que os sentidos podem nos mostrar sobre esta coisa em particular.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em parquedaciencia.pr.gov.br

Qual foi a frase mais famosa de Platão?

“Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

O que Platão defendia na educação?

Platão defendia a idéia de que a alma precede o corpo e que, antes de encarnar, tem acesso ao conhecimento. Dessa forma, todo aprendizado não passaria de um esforço de reminiscência - um dos princípios centrais do pensamento do filósofo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

Como Platão divide a sociedade?

Platão dividia o Estado em três classes: dos lavradores, dos guerreiros e dos magistrados, Embora o pensamento político de Platão contivesse idéias utópicas , ele expressava uma confiança como força fundamental do Estado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

Qual é a principal teoria de Platão?

Platão propôs uma teoria segundo a qual todas as coisas que apreendemos por meio dos sentidos são cópias de Ideias perfeitas e imutáveis que existem em outro plano de existência: o Mundo das Ideias; o problema do ser: o ser de uma coisa é a essência dessa coisa, e encontra-se no Mundo das Ideias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em proenem.com.br

Porque Platão criticava a democracia?

Nesse sentido, a democracia, em sua forma extrema e desmesurada, seria o regime que, ao ver de Platão, institucionalizaria o amadorismo e o diletantismo como práticas políticas correntes e cotidianas, instaurando um governo dos ineptos que põe em risco a ordem moral e institucional da pólis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufsj.edu.br