Em Barros (1999, p. 84) encontra-se a seguinte definição para as classes hospitalares: "Ambiente hospitalar que possibilita o atendimento educacional de crianças e jovens que necessitam de educação especial ou que estejam em tratamento hospitalar".
O que é estudante em situação de classe hospitalar?
Estudantes em classe hospitalar são aqueles cujo processo de escolarização acontece em uma instituição hospitalar, isso porque o mesmo encontra-se internado para algum tipo de tratamento de saúde.
No Brasil, a classificação mais comum é o Protocolo de Manchester, que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente. Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves.
Pequeno: tem capacidade de até 50 leitos; Médio: possui entre 51 e 150 leitos; Grande: possui entre 151 e 500 leitos; Porte especial: quando o hospital possui mais de 500 leitos.
Nesse sentido, destaca-se a classe hospitalar, cujas diretrizes foram estabelecidas pelo Ministério da Educação e Cultura, em 2001 (Brasil, 2001). Os primórdios da intervenção escolar em hospitais datam de 1935, na França.
Qual o objetivo da modalidade educacional classe hospitalar?
A pedagogia hospitalar busca atender especificamente as crianças e adolescentes internados que estão fora da escola, dando apoio necessário para que os mesmos não percam o contato com o processo ensino aprendizagem.
Recentemente, no ano de 2018, a Lei 13.716, de 24 de setembro de 2018, alterou a LDB para assegurar, especificamente, o atendimento educacional ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado (artigo 4º- A).
Tipo I: Realiza consultas básicas, sem procedimentos cirúrgicos ou anestesia. Tipo II: Pode executar procedimentos simples, sem necessidade de anestesia ou sedação. Tipo III: Habilitado para procedimentos mais invasivos, inclusive aqueles que podem requerer anestesia local sem sedação.
O hospital moderno segundo os peritos do OMS tem funçöes na comunidade relacionados à restauraçäo da saúde, prevençäo da enfermidade, educaçäo e pesquisa.
Jean Dominique Larrey, cirurgião do exército Napoleônico foi responsável por criar o primeiro modelo de classificação de risco. A partir desse método foi possível avaliar e separar de forma rápida os soldados feridos na guerra.
A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
Os leitos de observação são classificados como: 8.4.1 Leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA); 8.4.2 Leitos de Apoio para Procedimentos Diagnósticos e/ou Terapêuticos; 8.4.3 Leitos de Urgência e Emergência; e 8.4.4 Leitos de Pré-Parto.
A pedagogia hospitalar é uma educação inclusiva. Se a atividade hospitalar é necessária para restabelecimento do organismo infantil, a atividade escolar é essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento, assim a 'pedagogia hospitalar' contribui para o restabelecimento da criança. Vygotski(1997, p.
Seja um profissional qualificado para a assistência odontológica em ambiente hospitalar ao paciente complexo sistematicamente, em nível ambulatorial, à beira leito (enfermaria e UTI), centro cirúrgico e atendimento domiciliar.
Quanto ao porte, a instituição pode ser denominada da seguinte forma: Pequeno: tem capacidade menor ou igual a 50 leitos; Médio: possui de 51 a 150 leitos; Grande: oferece de 151 até 500 leitos; e Porte especial ou extra: dispõe de quantidade superior a 500 leitos.
§ 1º Paciente crítico/grave é aquele que se encontra em risco iminente de perder a vida ou função de órgão/sistema do corpo humano, bem como aquele em frágil condição clínica decorrente de trauma ou outras condições relacionadas a processos que requeiram cuidado imediato clínico, cirúrgico, gineco-obstétrico ou em ...
A determinação, expressa na Resolução Cofen 661/2021, busca garantir a segurança dos pacientes. A resolução, que já está em vigor, determina ainda que para realizar a classificação, o enfermeiro participe de capacitação específica para o Protocolo adotado pela instituição.
Os sistemas de classificação de enfermagem possibilitam o cuidado em uma linguagem única e a descrição da enfermagem clínica(2). A enfermagem conta com alguns sistemas de classificação cujo desenvolvimento está relacionado a alguma fase do processo de enfermagem.
A estrutura de funcionamento de um hospital pode ser dividida em três áreas distintas, mas que se integram entre si, quais sejam: administrativa, clínica e prestação de contas.
Em que país surgiu a primeira classe hospitalar em 1950?
O atendimento pedagógico hospitalar surgiu em meados do século XX na França mais especificamente após a Segunda Guerra Mundial, no qual inúmeras crianças e adolescentes em idade escolar foram mutiladas e feridas, o que motivou a permanência delas em hospitais por longos períodos.
Portanto, a classe hospitalar ratifica o direito à cidadania que todos os indivíduos têm, independente da situação na qual se encontra. A educação em ambiente hospitalar é um direito de toda criança ou adolescente hospitalizado.
332), “[...] a Pedagogia Hospitalar tem como eixo norteador os direitos essenciais da criança e do adolescente à saúde e à educação que, por lei, são assegurados”.