Uma comunidade local é uma população humana duradoura e organizada que integra um espaço de proximidade. Tipicamente, os indivíduos que a constituem partilham múltiplos laços – são parentes, amigos ou simplesmente conhecidos; compram e vendem entre si, encontram-se nos mesmos lugares, têm referências comuns.
Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares.
A palavra comunidade remete a diversos significados relacionados a conjuntos de pessoas: de uma região, grupos com interesses em comum ou que estudam, trabalham e se relacionam num determinado espaço.
Uma comunidade local é uma população humana duradoura e organizada que integra um espaço de proximidade. Tipicamente, os indivíduos que a constituem partilham múltiplos laços – são parentes, amigos ou simplesmente conhecidos; compram e vendem entre si, encontram-se nos mesmos lugares, têm referências comuns.
Esses grupos possuem relações mais íntimas dentro de territórios mais bem situados. Exemplos disso são as comunidades tradicionais, como quilombolas, ciganos, judeus, ribeirinhos, pescadores, marisqueiros e muitos outras.
A estrutura de uma comunidade pode ser descrita por sua riqueza específica que é o número de espécies presentes, e pela diversidade específica que é uma medida da riqueza específica e da uniformidade das espécies (números relativos).
Podemos definir o conceito de Comunidade, de maneira mais objetiva, como um agrupamento de pessoas que vive dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unido por interesses comuns e que participa das condições gerais de vida.
As comunidades, por sua vez, podem ser definidas como um conjunto de populações em um determinado lugar e em um determinado espaço de tempo. Essas diferentes populações, no entanto, não se distribuem de igual maneira, sendo algumas espécies abundantes e outras raras.
Uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico.
As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.
Descrever aspectos sociais das pessoas que residem próximo de você: qual a atividade profissional delas, quantos residem na casa, qual a religião delas. Assinalar as diferenças e as semelhanças sociais das pessoas que são seus vizinhos.
Não o bairro enquanto unidade administrativa ou recorte geográfico, mas enquanto comunidade que se reconhece como tal. Alguns autores optam por abandonar o termo comunidade, propondo novas construções linguísticas e conceituais.
Neste momento, a população atinge a capacidade de suporte (K) do ambiente, ou seja, o número máximo de indivíduos de sua espécie que o ambiente consegue sustentar. Uma comunidade é definida como um conjunto de populações de diferentes espécies que vivem em um determinado local e que interagem entre si.
O que é uma comunidade e cite um exemplo de uma comunidade biológica?
A comunidade biológica de uma floresta, por exemplo, é formada por populações de arbustos, árvores, pássaros, formigas, macacos, felinos, microrganismos, etc., que convivem e se inter-relacionam. É desta forma que surge um ecossistema, com base na união entre a comunidade biológica, o local e condições climáticas.
As comunidades podem ser extremamente diferentes entre si. Enquanto algumas são centralizadas, hierárquicas e formais; outras podem ser descentralizadas, horizontais e informais.
Podemos chamar de comunidade um grupo pequeno ou grande de pessoas que comungam, ou seja, compartilham espaço, ideias e até mesmo cultura. Em geral, o termo é utilizado para referir-se às formas mais antigas ou mesmo menos institucionalizadas de agrupamento de pessoas que compartilham algo.
Enquanto o termo lugar é o locus de reprodução das relações do cotidiano, o uso do termo local remete a uma dimensão espacial específica, ou seja, um nível escalar para o estudo da configuração do território.
Uma sociedade local é um termo usado para descrever a comunidade local, que inclui as pessoas, as organizações e as instituições que existem em uma área geográfica específica.