Como a contratransferência pode se manifestar?
Algumas contratransferências básicas são: uma visão pré-concebida do ser humano; Como o ser deve ser, se relacionar; Uma admiração exagerada baseada em uma transferência materna/paterna; Erótica.Como identificar contratransferência?
Desmarcar sessões frequentemente, chegar atrasado ou ter pensamentos sobre outras atividades durante uma sessão podem ser sinais de que o terapeuta esteja experimentando reações contratransferenciais.Qual é o conceito de transferência na psicanálise?
Ele nos responde assim: O que são as transferências? São reedições, reproduções das moções e fantasias que, durante o avanço da análise, soem despertar-se e tornar-se conscientes, mas com a característica (própria do gênero) de substituir uma pessoa anterior pela pessoa do médico (FREUD, 1901-1905, p. 111).Qual a diferença entre transferência e contra transferência?
No caso da transferência, ocorre uma projeção de conteúdos inconscientes positivos ou negativos no outro – do cliente para o profissional --, enquanto na contratransferência é o profissional que faz transferências ou projeções para o seu cliente.O Desejo do Analista - A Contratransferência
O que é a contratransferência para a psicanálise?
Entende-se por contratransferência as emoções que o terapeuta experimenta no decorrer de uma análise, em relação ao paciente, e que são relacionadas com circunstâncias sentidas na sua própria vida, que o afetaram consciente e inconscientemente.O que é transferência e Contratransferencia Jung?
Neste livro, considerado um clássico contemporâneo, duas delas são abordadas: a transferência (que envolve as projeções, principalmente as de ordem emocional, dirigidas ao analista) e a contratransferência (que cria uma troca de sensações, percepções e sentimentos que surgem no terapeuta).Como lidar com a transferência na terapia?
Qual a responsabilidade do terapeuta para que a transferência não se torne nociva ao paciente?
- Saiba deixar o paciente no lugar de terapia;
- Evite ser íntimo na vida social;
- Respeite o paciente na terapia, evitando comentários íntimos que o leve pensamento fantasioso sobre seu psicólogo, psicanalista ou terapeuta;
O que significa esclarecer a transferência na psicanálise?
Em psicanálise, isto significa que o analista tenta causar um discurso no qual a realidade a ser instaurada seja a da divisão do sujeito entre os significantes que o determinam e o objeto causa de seu desejo.O que são neuroses de transferência?
Neurose de transferência: novas formas de neurose podem surgir ao longo do processo de psicanálise. O paciente transfere seus sentimentos de um relacionamento passado para um do presente. O analista está sujeito a ser um alvo nesses casos. Na teoria freudiana, este é um passo necessário para o processo de cura.Quando o analista se apaixona pela paciente?
Sim, pode acontecer do psicólogo(a) se apaixonar pelo paciente e o o contrario também, pois os dois são humanos e possíveis de serem dominados pelas emoções. Porem o profissional deve estar de bem com a vida no relacionamento e ser firme no vinculo terapêutico para que não intoxique o processo terapêutico.O que é contratransferência erotizada?
CONTRATRANSFERÊNCIA EROTIZADA: O ESTUDO DOS SENTIMENTOS ORIGINADOS NO TERAPEUTA POR UMA BELA PACIENTE.O que é transferência negativa na psicanálise?
Freud (1912) distingue dois tipos de transferência: a negativa, relacionada a sentimentos hostis, e a positiva, que se divide em sentimentos conscientes (afetuosos e amistosos) e inconscientes, que demonstravam, na prática, serem de fontes eróticas.Quem criou o conceito de contratransferência?
A posição clássica da contratransferência surgiu com base na primeira publicação do termo em texto científico de Freud (1910/2006b) intitulado "As perspectivas futuras da terapêutica psicanalítica".O que é transferência erótica na terapia?
A transferência erotizada seria predominantemente baseada em uma modalidade psicótica. A fantasia subjacente responsável pela erotização, que teria uma função defensiva, seria a fantasia de separação e abandono, a qual seria uma tentativa de restauração de um estado de fusão narcísica com a mãe.Qual é o papel do psicanalista em relação a transferência do paciente?
O analista procura superar a transferência através da interpretação, mostrando ao paciente que a origem de seus sentimentos não está na situação atual, nem se aplica à pessoa do analista, tratando-se, antes, de uma repetição de algo pertencente ao seu passado, graças à influência da regressão.Quais são os tipos de transferências na psicanálise?
Assim, fala-se em transferência positiva quando estão presentes em maior intensidade os afetos amistosos e afetuosos, e em transferência negativa quando o que impera é a agressividade e a hostilidade do paciente em relação ao analista.O que é contratransferência para Lacan?
Portanto, segundo Lacan, “a única significação de contratransferência, à qual nenhum autor pode escapar, justamente na medida em que é isso o que lhe interessa, é: o desejo do analista”. Trata de entendermos que contratransferência é um efeito legítimo da transferência.Que Freud quis dizer com transferência e contra transferência?
A contratransferência, ao ser analisada como um reflexo da transferência do paciente no psiquismo do analista, funciona como guia para permitir antecipar reações, sentimentos e até mesmo pensamentos do paciente.O que é transferência segundo a psicanálise?
Para Freud, a transferência envolve um deslocamento da libido dos objetos originais do passado para a figura do analista, sendo uma operação inconsciente, que fica evidente pela repetição dos padrões de vida do paciente.O que é a transferência para Lacan?
Lacan ressalta a transferência como um artifício engendrado por uma fala endereçada a alguém que escuta. São dois pontos importantes a destacar: não se trata de um diálogo, mas um que fala e outro que recebe a fala que passa a ser endereçada para este suposto saber sobre a sua verdade enquanto enigma inesgotável.Qual a Diferença entre projeção e transferência?
O ENCONTRO ANALÍTICO COMO LUGAR DE TRANSFORMAÇÃOPara Jung a transferência acontece em todos os relacionamentos humanos e é definida com tal, para diferenciar a projeção que acontece dentro do encontro analítico, já que qualquer relação possui aspectos projetivos.
O que é a transferência afetiva?
Na transferência, pelo deslocamento afetivo que a constitui, cria-se um novo fato, constrói-se no presente um passado que passa a não ser mais o mesmo.Por que ocorre a transferência e qual a sua importância para o tratamento psicanalítico?
A Importância Clínica da TransferênciaA transferência desempenha um papel crucial no processo terapêutico da psicanálise. Dessa forma, ela permite que o terapeuta acesse o mundo interno do paciente e explore os conflitos e emoções subjacentes.