O que diz o CPC 33?
Em 2016, por força da resolução 4.424 do Banco Central, a Caixa passou a ser obrigada aplicar a norma contábil CPC 33 (R1). A norma estabelece que instituições financeiras devem constituir uma provisão atuarial dos chamados “benefícios pós-emprego”, como planos de saúde e previdência complementar.O que diz o CPC 30?
A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluam para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados. Este Pronunciamento identifica as circunstâncias em que esses critérios são satisfeitos e, por isso, a receita deve ser reconhecida.O que é benefício Pós-emprego?
Benefícios pós-emprego: planos de benefício definidoSe a experiência atuarial ou de investimento for pior que o esperado, a obrigação da entidade pode ser elevada.
O que é o CPC 10?
O CPC 10 postula que a forma de mensuração do pagamento baseado em ações é pelo valor justo. No entanto, para calcular o valor justo, é essencial usar a abordagem do CPC 10 e não do CPC 46. Desse modo, esse tipo de valor mensurará mediante a aplicação de modelo de precificação de opções.Desafios da Contabilização de Benefícios a Empregados (CPC 33)
O que é a CPC 32?
1. O objetivo deste Pronunciamento Técnico é prescrever o tratamento contábil para os tributos sobre o lucro. Para fins do Pronunciamento, o termo tributo sobre o lucro inclui todos os impostos e contribuições nacionais e estrangeiros que são baseados em lucros tributáveis.O que é a CPC 12?
O CPC 12 tem por objetivo apresentar procedimentos para cálculo do Ajuste a Valor Presente de elementos resultantes do ativo e do passivo nas elaborações das demonstrações contábeis.Qual é o objetivo do CPC 33 benefícios a empregados?
Benefícios a empregados são todas as formas de compensação proporcionadas pela entidade em troca de serviços prestados pelos seus empregados ou pela rescisão do contrato de trabalho.Quais empregados têm direito ao benefício?
Destinado aos trabalhadores registrados na CLT, o benefício inclui quem recebe até R$ 1.754,18 na carteira. Publicado em 13 de outubro de 2023 às 17h24.O que é o CPC 11?
O objetivo deste Pronunciamento é especificar o reconhecimento contábil para contratos de seguro por parte de qualquer entidade que emite tais contratos (denominada neste Pronunciamento como seguradora) até que este Comitê de Pronunciamentos Contábeis complete a segunda fase do projeto sobre contratos de seguro, em ...O que é CPC 35?
O CPC 35 visa estabelecer um tratamento (contábil) e suas divulgações requeridas. De tal forma que isso engloba os investimentos nas controladas, coligadas e nos empreendimentos conjuntos.O que é o CPC 36?
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis 36 (CPC 36) tem como objetivo elaborar demonstrações consolidadas quando uma entidade controla uma ou mais empresas. Imagine um Grupo Empresarial que é responsável por controlar uma ou mais empresas.O que é o CPC 19?
Este Pronunciamento Técnico define controle conjunto e exige que a entidade que seja parte integrante de negócio em conjunto determine o tipo de negócio em conjunto com o qual está envolvida por meio da avaliação de seus direitos e obrigações e contabilize esses direitos e obrigações conforme esse tipo de negócio em ...O que diz o CPC 31?
31. Um componente da entidade compreende operações e fluxos de caixa que podem ser claramente distinguidos, operacionalmente e para fins de divulgação nas demonstrações contábeis, do resto da entidade.O que são benefícios a curto prazo?
Definição de benefícios a empregadosBenefícios de curto prazo a empregados são benefícios (exceto benefícios rescisórios) que se espera que sejam integralmente liquidados em até doze meses após o período a que se referem as demonstrações contábeis em que os empregados prestarem o respectivo serviço.