Há 15 anos, desde 1997, o dia 9 de julho passou a ser feriado civil no Estado de São Paulo. Trata-se da celebração da data magna do Estado, em memória ao dia em que os paulistas pegaram em armas para lutar pelo regime democrático no País, deflagrando a Revolução Constitucionalista de 1932.
O vereador comentou que a data foi estabelecida por intermédio da Lei sancionada pelo governador Eduardo Campos (Lei 13.387), que tem como objetivo, segundo Almir Fernando, de homenagear os heróis da Revolução. “E também proporcionar aos pernambucanos um maior conhecimento da sua historia.
Dia da Revolução Constitucionalista, em 9 de julho, é feriado apenas no estado de São Paulo. Publicado em 8 de julho de 2024 às 09h30. Em 9 de julho é comemorado o dia da Revolução Constitucionalista e é considerado um feriado estadual em São Paulo.
Conheça a história da Data Magna de Pernambuco 2019
O que significa data magna?
Data Magna é o nome dado como referência à Revolução Pernambucana de 1817. Ela se tornou um feriado quando o marco completou 200 anos, em 2017. Essa Revolução é considerada o primeiro movimento libertário do Brasil em relação a Portugal.
Data é celebrada apenas no estado de São Paulo e tem origem no início de embate entre paulistas e o governo de Getúlio Vargas. O estado de São Paulo comemora nesta terça-feira, 9 de julho, a Revolução Constitucionalista, movimento menos conhecido para o resto do país, mas famoso para os paulistas.
Em que ano começou o feriado de 9 de julho em São Paulo?
FERIADO ESTADUAL DE 9 DE JULHO
710/1995, que deu origem a Lei Estadual n. 9.497, de 05.03.1997, instituindo o dia 9 de julho como feriado civil do Estado. Por que 9 de julho? Nessa data comemora-se a deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932, considerada a data magna do Estado de São Paulo.
A data celebra a Revolução Constitucionalista de 1932 e se tornou feriado no estado de São Paulo desde 1997. A revolução de 32 foi um levante armado do estado contra o governo provisório de Getúlio Vargas, instituído dois anos antes por meio de um golpe de Estado (veja mais abaixo).
No feriado do dia 9 de julho, os paulistas vão comemorar a Revolução Constitucionalista de 1932. Considerado como Data Magna do estado de São Paulo, o feriado homenageia aqueles que lutaram por um governo democrático durante a Era Vargas.
Pernambuco já foi um país? - A Revolução Pernambucana de 1817 foi o maior movimento popular no Brasil Colônia, transformando PE numa república independente durante 70 dias. É a Data Magna, celebrada hoje. Essa data inspira nossas lutas até hoje. Viva Pernambuco, “meu país”!
No dia, apenas as demandas urgentes de caráter cível e criminal, como habeas corpus, comunicação de flagrante, pedido de liberdade provisória, mandado de segurança e medidas cautelares serão atendidas. O Detran não funciona na sede, nos shoppings e expressos.
Neste sexto dia do mês de março, é comemorada a Data Magna, que faz alusão aos heróis da Revolução de 1817, sendo o primeiro movimento contra os abusos da família real, que comandava o Brasil Colônia.
Pode-se resumir a carta magna brasileira como a nossa própria Constituição Federal, que foi aceita e entrou em vigor exatamente no dia 5 de outubro de 1988, a qual possui o objetivo de proteger a democracia e garantir que todos os cidadãos brasileiros tenham direitos e deveres a cumprir.
A Carta Magna ou Magna Carta Inglesa foi um documento de 1215, cujo nome completo era Grande Carta das Liberdades ou Concórdia entre o Rei João e os Barões para a Outorga das Liberdades da Igreja e do Rei Inglês.
A data, instituída pelo então governador Mário Covas, remete à Revolução Constitucionalista de 1932, um levante armado do estado contra o governo provisório de Getúlio Vargas. Por tratar-se de um feriado oficial, em âmbito estadual, no dia 9 de julho tanto os serviços públicos como os privados não funcionam.
A Revolução Constitucionalista de 1932 completa 92 anos nesta terça-feira (9), data considerada magna no estado de São Paulo por ter marcado o conflito armado entre forças paulistas que tinham por objetivo derrubar o governo de Getúlio Vargas.
Por exemplo, o Acre é o Estado com mais feriados locais e regionais que caem na sexta, quinta e segunda, gerando um bônus de 6 feriados prolongados além dos 4 feriados prolongados nacionais, totalizando 10 oportunidades de viagens prolongadas!
9 de julho é feriado? Sim. A data que celebra a Revolução Constitucionalista de 1932 se tornou feriado. Porém, apenas no estado de São Paulo e desde 1997.
Depois de um 2023 cheio de feriados prolongados — 11 no total —, o ano que se aproxima será bem mais econômico: quase metade cairá no fim de semana. E o motivo é simples: 2024 é um ano bissexto, isto é, terá 366 dias (um dia a mais em fevereiro), em vez dos 365 normais. O último ano bissexto que vivemos foi 2020.