O que Causa o Escurecimento da Urina ? A síndrome de Haff, ou doença da urina preta, foi descrita em 1924 na Europa. Trata-se de um conjunto de sintomas que podem aparecer em até 24hs após o consumo de alguns tipos de peixe como o tambaqui, badejo, arabaiana ou frutos do mar como a lagosta, lagostim e o camarão.
A doença da urina preta é causada, segundo as pesquisas de médicos, pela contaminação por uma toxina que se desenvolve em peixes que não são bem armazenados em temperaturas adequadas.
Quais são os peixes que causam a doença da urina preta?
A principal suspeita é que a síndrome de Haff esteja relacionada a uma toxina que pode surgir em alguns pescados, como tambaqui, badejo e arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão), caso eles não sejam acondicionados de maneira adequada.
No entanto, a urina preta também pode ser causada por problemas de saúde mais graves, como doença de Haff, problemas no fígado, doenças renais, rabdomiólise ou câncer de pele, que devem ser devidamente identificadas e tratadas.
Destaca-se como potenciais desencadeadores da rabdomiólise: atividade física intensa, compressão muscular, imobilização prolongada, depressão do estado de consciência, uso de medicamentos e drogas, doenças infecciosas, alterações eletrolíticas, toxinas, entre outras.
Porque a urina dos sobreviventes dos Andes ficou preta?
Especialistas consultados pela CNN em Espanhol concordaram que a urina escura poderia estar relacionada à desidratação, mesmo que os sobreviventes ingerissem água através de um sistema rudimentar para derreter a neve. “Os rins são um filtro para o sangue; eles nos ajudam a eliminar toxinas e também água.
A falta de comida e a desidratação gerada pela escassez de água enfrentada pelo grupo têm relação com a condição. Conhecido como rabdomiólise, o fenômeno escurece o xixi, sendo provocado pela liberação de uma substância chamada mioglobina, presente nos músculos.
Além dos incômodos sentidos pelo corpo e a coloração da urina, o quadro pode causar insuficiência renal. Isso acontece, pois os músculos, quando lesionados, liberam uma substância chamada mioglobina no sangue, o que pode prejudicar os rins (e também é responsável pelo xixi preto).
"Quando acontecem quadros de desidratação, o rim vai lutar para manter no corpo a maior quantidade de água possível, diminuindo a quantidade de água na urina, deixando-a mais concentrada, o que é perceptível na coloração da urina: ela pode ficar mais escura desde um pouco mais amarelada a até mesmo um tom castanho ...
As causas comuns incluem lesão muscular e comprometimento do fluxo sanguíneo em tecido lesionado, medicamentos, substâncias tóxicas e infecções. As causas menos comuns incluem desequilíbrios de eletrólitos, distúrbios endócrinos e genéticos, exercício físico extremo e extremos da temperatura corporal.
1 – Espécies que NÃO PODEM E NÃO DEVEM SER CONSUMIDAS. Entre os peixes comercias famosos, temos: cação-anjo, raia-viola, peixe-serra, surubim, cioba, badejo-tigre e mero. ...
" Urina com cor de Coca-Cola ou marrom escuro, por exemplo, pode ser causada por desidratação, infecção do trato urinário, doença hepática, hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos no sangue) ou rabdomiólise (destruição das fibras musculares)", alerta ele.
Isto se deve ao nosso corpo que não consegue decompor uma substância chamada trimetilamina. O acúmulo ou excesso de trimetilamina no nosso corpo leva a um cheiro muito forte, quase insurportável no suor, urina e até no hálito. O cheiro característico lembra o peixe podre, lixo, chorume ou até mesmo ovos podres.
Possíveis diagnósticos. No caso do filme, a desidratação extrema possivelmente foi a causa do escurecimento. A água que os protagonistas beberam veio da neve descongelada, e a quantidade diária não atingiu o recomendado 1,5 litro. Com o passar dos dias, a concentração da urina aumentava e escurecia progressivamente.
O que Causa o Escurecimento da Urina ? A síndrome de Haff, ou doença da urina preta, foi descrita em 1924 na Europa. Trata-se de um conjunto de sintomas que podem aparecer em até 24hs após o consumo de alguns tipos de peixe como o tambaqui, badejo, arabaiana ou frutos do mar como a lagosta, lagostim e o camarão.
Além do consumo de peixes e crustáceos contaminados com toxinas, a rabdomiólise pode ser causada também traumatismos, atividades físicas excessivas, infecções, consumo de álcool e outras drogas.
Provavelmente, a causa da urina preta dos sobreviventes do acidente de avião nos Andes foi uma desidratação severa. Assim como não havia comida, o que fez eles precisarem comer os corpos de quem morreu no acidente, a água também era escassa.
Quando o corpo produz uma urina escura, ele pode tanto estar alertando em relação a alguma doença quanto passando uma informação sobre as condições físicas do corpo. Na maior parte dos casos, a urina escura é um sinal de consumo de água abaixo do ideal, que pode levar o paciente a um estado de desidratação.
A doença não possui tratamento específico. Observar a cor da urina (escura) como sinal de alerta e o desenvolvimento de rabdomiólise, pois neste caso, o paciente deve ser rapidamente hidratado durante 48 ou 72 horas. Se deslocar até uma unidade de saúde no caso de aparecimento dos sintomas.
No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal. Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana. Essa coloração indica presença da bile, relacionada à lesão no fígado, como inflamação e hepatite.
Veja abaixo algumas situações que podem provocar a urina escura. Desidratação: a urina escura pode ser um sinal de que a pessoa não está bebendo água suficiente. A desidratação leva a uma concentração maior de pigmentos na urina, o que a torna mais escura.
Uma das principais causas da urina espumosa é a presença de proteínas na urina. O excesso de proteínas pode ocorrer após a prática intensa de exercício físico, ingestão excessiva de suplementos de proteína ou pode ser indicativo de problemas nos rins, pressão alta não tratada e diabetes, por exemplo.
O exagero nos treinos provoca uma lesão das células musculares, que liberam uma substância, chamada mioglobina, no sangue. É ela que dá a cor escura à urina e afeta os rins.
Quando a pessoa vai muito ao banheiro O que pode ser?
Ter vontade de urinar muitas vezes pode ser uma situação completamente normal, principalmente se se tiver consumido muitos líquidos durante o dia. No entanto, a vontade frequente para urinar também pode indicar uma infecção urinária, incontinência e, até, diabetes, especialmente se for acompanhada de outros sintomas.