A finalidade do resumo consiste na difusão das informações contidas em livros, artigos, teses etc., permitindo a quem o ler resolver sobre a conveniência ou não de consultar o texto completo.
O resumo deve apresentar os principais pontos da pesquisa e permitir que diversos usuários como leitores, avaliadores, editores consigam fazer uma avaliação mais rápida sobre o conteúdo que virá a seguir. Um leitor, normalmente avalia o resumo e com essa leitura define se deve ou não continuar com a leitura do texto.
O resumo é um texto que se propõe a sintetizar uma ideia de um texto maior, a fim de apresentar, sem juízo de valor e alterações, as ideias do texto original. Em ambientes acadêmicos e escolares, são muito comuns as atividades que envolvem a produção de resumos sobre obras que estão sendo estudadas.
Um resumo fornece ao leitor uma descrição clara do seu estudo e resultados sem que o leitor tenha que ler o artigo inteiro. O resumo é uma ferramenta importante para os pesquisadores que precisam examinar centenas de artigos na sua área de estudo. O resumo é ainda mais importante em artigos sem acesso aberto.
A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.
O resumo deve vir no início do manuscrito, logo após o título, comumente abrangendo as seguintes informações: Contexto, Propósito, Metodologia, Resultados, e Conclusão. Uma lista de Palavras-chave escolhidas pelo(s) autor(es) é colocada no final do resumo, precedendo o corpo do artigo.
O objetivo é a finalidade de um projeto, representado pela descrição concreta de onde se quer chegar ou o que quer alcançar, sendo uma ideia estratégica mais abrangente e de longa duração.
152) afirmam que o resumo acadêmico tem o objetivo de sumarizar, indicar e predizer, em um parágrafo curto, o conteúdo e a estrutura do texto integral que segue.
Ao fazer um resumo sobre um texto específico ou sobre uma matéria inteira, pode ajudar no processo de compreensão do que foi ensinado. Além disso, o resumo se mostra um adianto para a hora de estudar para uma prova, por exemplo.
É uma síntese geral das ideias, informações e resultados contidos no trabalho como um todo, e serve para facilitar e agilizar o entendimento, sendo importante inclusive para ajudar na decisão de ler ou não o trabalho inteiro.
apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho”. A NBR 6028/2003, da ABNT, especifica três tipos de resumos: ► Indicativo: expõe uma ideia geral do conteúdo do texto.
O resumo, por sua vez, é um texto de caráter descritivo marcado pela imparcialidade de seu autor e que não faz julgamentos ou avaliações. Pode-se afirmar que, em toda resenha, há um resumo da obra (na sua introdução) seguido de análise com as opiniões do resenhista.
Um artigo reflete a análise de um dado assunto, num certo período de tempo. Serve de meio de comunicação e de intercâmbio de idéias entre cientistas da sua área de atuação. Levar os resultados do teste de uma hipótese, provar uma teoria (tese, trabalho científico). Registrar, transmitir algumas observações originais.
Os objetivos específicos correspondem aos resultados concretos que o projeto pretende alcançar e contribuem para o alcance do objetivo geral. Normalmente, são frases completas, porém curtas.
Texto é uma produção, verbal ou não verbal, que se constitui com algum código, no intuito de comunicar algo a alguém, em determinado tempo e espaço. Sua definição ampla se deve ao fato de também abranger diversos formatos.
Resumo é a versão precisa, sintética e seletiva do texto do documento, destacando os elementos de maior importância. Deve evidenciar os principais objetivos, métodos empregados, resultados e conclusões, permitindo ao leitor decidir sobre a conveniência da leitura do texto na íntegra.
Resumo: nada mais é do que diminuir uma determinada quantidade de informação somente para os pontos principais. Em alguns casos, é possível reduzir a até 20 ou 30% do conteúdo original sem perder as principais informações.