Os benefícios do araticum, que também é conhecido como araticum-do-cerrado, ata, panã, marolo, condessa ou bruto, são possíveis por essa fruta ser rica em nutrientes com ação antioxidante, sacietogênica e hipocolesterolêmica, como fibras, vitamina C, quercetina e zinco.
Araticum (Panã) é um fruto nativo do Cerrado.. Também é conhecido por marolo, pinha, mamão, bruto e também como "cabeça de nego", assim conhecida no Norte de Minas .
As espécies comestíveis de ingá produzem frutos em vagem, grandes e verdes, com sulcos no sentido comprido, que podem atingir até 1m de comprimento. A polpa é branca, levemente fibrosa e adocicada, bastante rica em sais minerais. Em geral, ela é consumida ao natural, pois não se presta a preparações culinárias.
Por ser rico em vitamina C, o fruto favorece a absorção do ferro durante a alimentação e, consequentemente, auxilia na prevenção de quadros anêmicos. Além disso, o próprio araticum, por si só, já é uma fonte desse nutriente.
A fruta-pão é uma fruta macia e doce que tem ótimas quantidades de flavonoides, vitamina A e nutrientes com propriedades anti-inflamatória e antioxidante, ajudando na prevenção de problemas como diabetes, câncer e pressão alta.
A fruta-pão pode ser consumida crua (menos usual) ou cozida. Foi a base alimentar dos escravos e ainda hoje é o alimento das comunidades de baixo poder aquisitivo. Embora seja rico em nutrientes, podendo suprir refeições, ele pode ter não só os frutos utilizados mas também as sementes.
Rico em fibras, o consumo contribui no controle dos níveis de glicose e insulina no sangue, evitando a diabetes. A fruta-pão também melhora as funções do hormônio insulina, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
✅ Fruta-do-conde: Menor, casca verde com protuberâncias e sabor mais doce e suave. É amplamente cultivada em pomares. ✅ Araticum: Maior, casca mais lisa e marrom quando madura, com polpa de sabor mais intenso e consistência cremosa.
Os benefícios do araticum, que também é conhecido como araticum-do-cerrado, ata, panã, marolo, condessa ou bruto, são possíveis por essa fruta ser rica em nutrientes com ação antioxidante, sacietogênica e hipocolesterolêmica, como fibras, vitamina C, quercetina e zinco.
Colocar a polpa com a água para cozinhar por cerca de uma hora; Deixar esfriar e bater bem no liquidificador; Passar em peneira bem fina; Juntar o açúcar e levar ao fogo até dar o ponto.
Por conter fibras, o ingá é uma fruta que diminui a velocidade de absorção dos carboidratos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.
O Jambo ou Jambolão é uma espécie exótica, originária da Ásia e quando foi introduzida no Brasil, ganhou muito destaque principalmente nas regiões Norte e Nordeste devido aos seus frutos de cores avermelhadas. Nome popular: Jambolão, jambo, joão-bolão, baga-de-freira, brinco-de-viúva (Bahia) ou guapê (Paraná).
Características: O Araçá Amarelo é uma espécie arbórea com altura de 3-6 metros e tronco de 15-25 cm de diâmetro. As folhas são simples, coriáceas, glabras, de 5 -10 cm de comprimento por 3 – 6 cm de largura, com pecíolo de 0,4 -1,0 cm de comprimento.
Panã (em fon, àkpánón) é um ritual da iniciação Queto que ocorre logo depois do Oruncó, Urupim na feitura de santo. Tem como objetivo principal fazer com que o noviço reaprenda as atividades do mundo profano e cotidiano, para que nada lhe seja prejudicial no futuro.
O pândano (Pandanus tectorius) é uma pequena árvore que cresce em áreas costeiras de ilhas do Pacífico até as Filipinas. Suas folhas são usadas para dar sabor a pratos doces e salgados em grande parte do sudeste asiático, enquanto sua fruta, que tem semelhanças com o abacaxi, pode ser comida crua ou cozida.
Além disso, seu consumo elevado pode ocasionar efeitos colaterais como uricosúria (excesso de ácido úrico na urina), absorção aumentada de ferro, acidose sistêmica e hemólise infantil.
Porém, merece destaque no fornecimento de potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. Ainda no pinhão, são encontrados os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9). Estes contribuem para a redução do colesterol no sangue. Por isso, podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.
Não recomenda-se a Panaceia a gestantes ou lactantes. Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes. Pacientes com hipotensão (pressão baixa) devem tomar cuidado ao consumir a Panaceia pela possibilidade de diminuição da pressão.
A fruta do Conde, também conhecida como araticum, pinha ou graviola, é apreciada pelo seu sabor doce e aroma característico. Embora seja possível produzir e colher a fruta na nossa. região, o nosso clima não é propício. O ideal pra produção é um clima quente, úmido, com temperaturas elevadas e chuva.
Karin avisa que essa é fruta mais doce da família. “É um açúcar natural, mas é um açúcar que deve ser consumido com moderação, especialmente, pelos diabéticos”, sugere. Cada fruta dessa família tem o seu sabor e seu cheiro característico. Mas, em comum, todas as frutas anonáceas têm grande quantidade de vitamina C.
A fruta-pão é uma espécie frutífera cultivada em todo o arquipélago asiático e atualmente disseminada por diversas regiões tropicais. Na Polinésia, seu cultivo tem extraordinário valor, a ponto de responder pela sobrevivência de algumas tribos.
A fruta-pão é um superalimento para diabéticos. As fibras consomem muita energia para serem digeridas e, portanto, ajudam a controlar o nível de armazenamento de energia, esgotando o conteúdo de açúcar no sangue.
De pertinho, dá pra notar algumas diferenças, como o tamanho. Mas é no sabor que a divergência mais gritante acontece – a jaca é doce e suculenta, enquanto a fruta-pão tem um sabor mais neutro e uma textura mais densa, lembrando um pãozinho. O nome não é à toa.
O inhame fornece diversos benefícios à saúde por possuir propriedades antioxidantes, digestivas, energéticas, hipolipemiantes, estrogênicas, anti-inflamatória, hipoglicemiantes e hipotensoras, graças ao seu teor de fibras, betacarotenos, vitamina A, potássio e diosgenina.