A hipotenusa de um triângulo retângulo é sempre o lado oposto ao ângulo reto. É o lado maior do triângulo retângulo. Os outros dois lados são chamados os catetos opostos e adjacentes. Esses lados são identificados em relação a um ângulo agudo.
Quanto mede a hipotenusa de um triângulo retângulo de catetos 7 cm e 24 cm?
Neste caso, com catetos medindo 7 cm e 24 cm, podemos calcular a hipotenusa da seguinte forma: \( hipotenusa = \sqrt{7^2 + 24^2} \) \( hipotenusa = \sqrt{49 + 576} \) \( hipotenusa = \sqrt{625} \) \( hipotenusa = 25 \) Portanto, a medida da hipotenusa é 25 cm, correspondendo à alternativa a).
Considere um triângulo retângulo em que os catetos medem a e b e a hipotenusa mede c. O teorema de Pitágoras determina que o quadrado da medida da hipotenusa (c2) é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos (a2+b2). Portanto, a fórmula do teorema de Pitágoras é c2=a2+b2.
Para que serve o teorema de Pitágoras no dia a dia?
A fórmula é muito usada na construção, por exemplo, para calcular a quantidade certa de material, ou no caso de um avião pousando, para saber a distância até a pista de pouso”, explica o pesquisador do IMPA Vinicius Ramos, da área de geometria simplética.
Na matemática, a equação serve para medir os lados de um triângulo retângulo (em que o maior ângulo interno é reto, ou seja, de 90º) em que os lados menores da forma geométrica são chamados de catetos e, o maior – sempre oposto ao ângulo reto – é a hipotenusa.
Sou a soma dos catetos, mas pode me chamar de hipotenusa?
"Quem és tu?", indagou ele em ânsia radical. "Sou a soma do quadrado dos catetos. Mas pode me chamar de Hipotenusa." E de falarem descobriram que eram (o que em aritmética corresponde a almas irmãs) primos entre si.
O teorema de Pitágoras diz que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Podemos utilizar esse teorema para facilitar o cálculo da diagonal de um quadrado e altura de um triângulo equilátero (triângulo com os lados iguais).
Se dividirmos esse triângulo em dois a partir de sua altura, teremos dois triângulos retângulos de ângulos 60º e 30º. O lado da base mede x/2, enquanto a hipotenusa continua sendo o lado original x e a altura h mede x√3/2. Daí temos: sen(30º) = cateto oposto a 30º/hipotenusa = (x/2)/x = 1/2.
Como descobrir a hipotenusa de um triângulo retângulo?
Quando conhecemos dois de seus lados, é possível encontrar o terceiro lado pelo teorema de Pitágoras. Essa relação diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa. O teorema de Pitágoras relaciona os três lados do triângulo retângulo.
Qual é a medida da hipotenusa de um triângulo retângulo com catetos medindo 3 cm e 4 cm a 5 cm b 6 cm c 7 cm d 8 cm?
A hipotenusa desse triângulo mede a) 5 cm. Observe que temos a informação que o triângulo é retângulo. Então, podemos usar o Teorema de Pitágoras para resolver o exercício.
Qual é a medida de um cateto de um triângulo retângulo cuja hipotenusa é 20 cm e o outro cateto possui 16 cm?
Calculando a medida de um dos catetos: Determine a medida de um cateto que faz parte de um triângulo retângulo, cuja hipotenusa é 20 cm e o outro cateto mede 16 cm? dos catetos.” Portanto, a hipotenusa mede 5 cm. Portanto, a medida do cateto é 12 cm.
Qual é a medida da hipotenusa de um triângulo retângulo com catetos medindo 9 cm e 12 cm?
O comprimento da hipotenusa é de 15 cm. Explicação: Podemos usar o teorema de Pitágoras, que afirma que em um triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Assim, c² = a² + b², onde c é a hipotenusa e a e b são os catetos.
Qual é a hipotenusa de um triângulo retângulo que tem catetos de comprimento 12 e16?
Resposta: O valor da hipotenusa é 20. Explicação passo a passo: Segundo Pitágoras, todo triângulo retângulo está na fórmula onde o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos.