O que é uma imissão de posse?
A imissão na posse é um termo jurídico que se refere ao ato de colocar alguém na posse efetiva de um bem, móvel ou imóvel, por meio de um processo legal. É um procedimento utilizado para garantir que uma pessoa que detém um direito de posse sobre um bem possa exercê-lo de forma tranquila e sem obstáculos.O que quer dizer imissão de posse?
A emissão de posse é o ato judicial que faz voltar à posse da coisa à pessoa a quem, por direito, pertence, ou sob cuja guarda deve estar. A medida é para dar posse, colocar na posse, introduzir na posse.Quando é cabível a imissão de posse?
A ação de imissão na posse é um procedimento judicial cível bastante comum na área do direito imobiliário brasileiro, normalmente utilizado quando um imóvel é adquirido e o vendedor se recusa a desocupá-lo. Nestes casos, o adquirente precisa dispor desta ação para poder ter acesso ao bem.Quem tem direito a imissão na posse?
Para entrar com uma ação de imissão na posse, é necessário demonstrar que existem ocupantes no imóvel que se recusam a sair ou desocupá-lo. Em outras palavras, há pessoas ou terceiros que estão detendo a posse do imóvel de forma injusta, negando o direito do proprietário de usufruir do bem.Entenda a Diferença Entre Ação Reivindicatória e Ação de Imissão de Posse
O que acontece depois da imissão na posse?
No final ou, em decisão em sede de tutela de urgência de caráter liminar, será expedido mandado de imissão na posse, que poderá, inclusive, ser efetivada com força policial. Tão logo concluído o processo, o arrematante obterá a detenção efetiva do bem e poderá usar, gozar, dispor e exercer seus direitos de propriedade.Como fazer imissão na posse?
Existem 3 requisitos que você precisa passar para poder, somente então, aplicar a imissão na posse.
- 1 – Apresentar que você tem direito à posse do bem: ...
- 2 – Se mostrar interessado realmente pelo bem: ...
- 3 – Tentou tomar posse, mas houve recusa:
Como se cumpre mandado de imissão na posse?
Requisitos da ação de imissão na posse
- Propriedade: o Autor deverá comprovar ser o proprietário do imóvel;
- Resistência dos atuais ocupantes: pode se dar por meio de uma notificação escrita, por exemplo;
- Perda do direito dos atuais ocupantes: pode ocorrer pela carta de arrematação no leilão, por exemplo.
Como impedir uma imissão de posse?
A imissão na posse pode ser impedida quando há ocupantes no imóvel adquirido pelo novo proprietário, seja por leilão ou outra forma de aquisição.Quanto tempo demora um processo de imissão na posse?
Em média, 3 meses, todavia não é possível traçar um prazo fixo, sendo possível ajuizar com um pedido de TUTELA DE URGÊNCIA, a depender do caso. Para saber se você pode ou não, entre em contato conosco clicando na aba inferior direita "Converse com um advogado" e estaremos lhe respondendo o mais breve possível.Qual o valor da causa na imissão na posse?
- Nas ações de imissão na posse, deve prevalecer como valor da causa o montante que levou à aquisição da posse. Sendo a posse originada de contrato de compra e venda, o valor da causa deve corresponder ao montante do contrato (Agravo de Instrumento Cível 1.0024.12.301656-0/001, Rel.Quem pode propor ação de imissão de posse?
“O adquirente que tenha celebrado promessa de compra e venda da qual advenha a obrigação de imissão na posse do bem tem a possibilidade de ajuizar a competente imissão na posse, já que, apesar de ainda não ser proprietário, não disporá de qualquer outra ação frente a terceiros – que não o vendedor/proprietário – que ...Quanto cobrar numa ação de imissão na posse?
Imissão de posse.Arbitramento em 1% do valor do imóvel por mês desde a aquisição pelos autores.