A lava é uma substância extremamente quente composta por rochas fundidas. Ela é formada quando o magma, localizado na crosta, chega à superfície terrestre por meio de um vulcão. Uma vez na superfície, a lava esfria e se solidifica, formando diversos tipos de rochas ígneas, também conhecidas como rochas magmáticas.
Magma é o material pastoso, formado a partir de rochas fundidas, que constitui o manto terrestre. Quando resfriado na superfície, dá origem às rochas ígneas ou intrusivas. Quando exposto na superfície terrestre, o magma passa a se chamar lava.
A lava vem de "bolsões" ou "lagos" subterrâneos de magma - nome dado à lava antes de sair do vulcão. Esses depósitos magmáticos ficam entre a parte superior do manto e a camada inferior da crosta terrestre. O canal por onde o magma sai é denominado chaminé.
Com temperaturas que variam entre 700 °C a 1.200 °C, lava é o nome que se dá para o magma expelido para a superfície terrestre durante a erupção de um vulcão. Durante a erupção de um vulcão, a lava costuma ser o material liberado em maior concentração para a superfície terrestre.
A lava pode resultar da erupção de um vulcão ou ser estruída através de uma fissura na crosta, em terra (erupção subaérea) ou debaixo de água (erupção subaquática), normalmente a temperaturas de 800 °C a 1200 °C. A rocha vulcânica resultante do arrefecimento subsequente é também frequentemente designada por lava.
Recipiente Sabão Liquido, Guia de Sabão Lava e Seca Samsung codigo DC61-03510A - Abex Peças Samsung
Como a lava se forma?
Quando duas placas se afastam, o magma jorra para superfície e se solidifica, formando novas rochas. Em contraste, quando duas placas se colidem, uma parte da crosta é empurrada para baixo, onde é derretida devido a alta temperatura e pressão. Isso faz com que essa parte da crosta vire magma e suba como lava.
Eventualmente, as altas pressões do manto e algumas falhas geológicas na crosta terrestre fazem com que esse magma seja expelido. Assim que o material atinge a superfície, ele passa a receber o nome de lava.
Se a lava de um vulcão é nada mais do que rocha derretida, isso significa que ela é recheada de minerais e metais que ultrapassaram seu ponto de fusão — passando do estado sólido ao líquido — nas altas temperaturas abaixo da crosta terrestre.
Isso acontece porque quando o magma no cone começa a esfriar, ele libera gases que se expandem, aumentando a pressão. Quando a pressão é muito forte, as rochas que formam o vulcão racham, e o magma escapa pela superfície — é a erupção.
Em princípio, todos os elementos que apresentam ponto de fusão inferior à temperatura da própria lava, estimada entre 800 °C e 1200 °C, são engolidos pelas correntes de lava e integrados em sua massa: casas, estradas, mobiliário urbano, instalações industriais e agrícolas, etc.
O magma é uma mistura de materiais, que se encontra sob altíssimas temperaturas no interior da maior camada da Terra chamada Manto. Nessa camada, os materiais se encontram no estado sólido, como uma pedra, pois, a força sobre o magma é muito alta.
O magma é praticamente a lava, só que a diferença. que a lava é aquilo que sai do vulcão. A magma é aquilo que está presente ainda quando está. debaixo da terra, ali na crosta terrestre.
Não. O Brasil, segundo os pesquisadores, tem vários sistemas vulcânicos no seu passado, mas todos estão extintos. "Na placa sul-americana não. Existem áreas do planeta que sim, mas não na placa sul-americana, mas isso em uma escala de milhões de anos", enfatiza o professor Machado.
A lava félsica ou riolítica, caracterizada por temperaturas mais baixas, é rica em silício, oxigênio, alumínio, sódio e potássio, geralmente resultando em erupções explosivas. Por sua vez, a lava andesítica, com temperaturas intermediárias, carrega grandes concentrações de sílica e magnésio.
Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, área em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo.
Quando geólogos falam sobre magma, eles estão se referindo à rocha fundida ainda presa no subterrâneo. Se esta rocha fundida chegar à superfície e continuar fluindo como um líquido, ela será chamada de lava. Magmas variam em sua composição química, o que dá a eles e aos seus vulcões diferentes propriedades.
O que acontece quando a lava do vulcão cai na água?
O que acontece quando a lava chega ao mar? Chegada da lava a 1.000ºC ao mar a 23ºC cria nuvens de vapor de água e explosões. Uma alteração química na água prejudicará várias espécies, mas beneficiará outras. E a ilha vai aumentar.
Os vulcões são estruturas geológicas que fazem a ligação do interior da Terra com o meio externo. Por meio dessa abertura, lava, cinzas, gases e outros materiais são expelidos.
Os vulcões formam-se nas zonas de convergência, ou seja, nas regiões onde há o choque entre as placas tectônicas (que se encontram sob o material magmático). O acúmulo da pressão provocado pela movimentação das placas provoca a descarga de energia e, consequentemente, a erupção vulcânica.
Mesmo onde há vulcões, como Vênus e a lua jupiteriana Io, não há ocorrência de fogo, mas de magma e lava. No Sol e nas demais estrelas, não existem chamas, mas plasma; este é o quarto estado da matéria, formado por elétrons arrancados de seus núcleos atômicos por temperaturas de milhares de graus Kelvin.
Entretanto, usando colisores de partículas, os cientistas já conseguiram registrar 1 x 1018 °C – sim, mais quente do que o Sol! Na Terra, a temperatura “natural” mais alta é a da lava de um vulcão, que chega a 1090 °C.
No Havaí, está localizado o maior vulcão ativo do mundo, o Mauna Loa. Com encostas largas e arredondadas, esta colossal estrutura geológica abrange uma área de mais de 5 mil quilômetros quadrados no arquipélago dos Estados Unidos.
Quando as placas tectônicas se movimentam, principalmente quando ocorre choque entre elas, a água desce em direção ao centro da Terra e se funde com a rocha derretida. No entanto, conforme a lava sobe naturalmente, formam-se bolhas de vapor de água que são mais leves e ascendem com mais rapidez e pressão.
Os vulcões surgem quando as chamadas placas tectônicas - que fazem parte da crosta terrestre - se chocam movimentando o material presente sobre elas e deixando aberturas para camadas mais profundas do planeta. Por essas aberturas pode sair o magma presente entre a crosta e a manta - camada média da Terra.