A lei de Deus é a expressão do caráter de Deus e contem Dez Mandamentos, conforme registrados em Êxodo 20:2-17 e Deuteronômio 5:1-21. “Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.
A Lei de Deus é uma lei santa, como santos, justos e bons são todos os seus mandamentos: “a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom” (Romanos, 7:12). E o Senhor, nosso Deus, quer que o Povo Judeu e o Povo Cristão sejam santos, como Deus é santo: “Sede santos, porque eu sou santo” (I Pedro, 1:16).
A intenção original de Deus era a graça, mas a lei foi dada para tornar o homem consciente do pecado, preparando-o para que pudesse ser salvo pela graça.
Mateus 5:18 diz "Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra." Este "i" é a tradução para o português de iota, a menor letra do alfabeto grego, da mesma forma que yodh (י) é a menor no alfabeto aramaico.
A Lei pode ser resumida nos Dez Mandamentos, que em língua hebraica são chamados simplesmente de "As Dez Palavras" ou "Os Dez Ditos". Os Dez Mandamentos regulamentam a relação do ser humano com Deus e com seu próximo. Além destes 10 mandamentos também existem outros 613 mandamentos estabelecidos pela Torá.
A Lei era, no Antigo Testamento, algo que impedia as pessoas de fazerem o mal; enquanto os Profetas, na verdade, eram algo que impulsionava as pessoas a fazerem o bem, através do anúncio de promessas futuras. Então, Jesus veio não abolir isso, mas levá-lo à perfeição, ao cumprimento.
Leis Civis: Regiam a nação de Israel; Leis de saúde: Para preservar o bem-estar humano; Leis cerimoniais: Sacrifícios e cerimônias que apontavam para morte de Cristo na cruz.
A Lei de Moisés é um termo usado com freqüência na Bíblia, em primeiro lugar por Josué (8:32). O termo Lei mosaica é usado nos textos acadêmicos. A Lei mosaica é composta por um código de leis formado por ordens e proibições.
Naum Bíblia são mencionadas seis tipos de leis: a lei da natureza, a lei cerimonial, a lei judicial, a lei moral, as leis positivas e as leis morais. 1. A Lei da Natureza é a vontade de Deus quanto à conduta humana, fundada na diferença moral das coisas, e pode ser descoberta pela luz natural ( Romanos 1:20; 2:14-15 ).
Quais são os dois principais mandamentos da Lei de Deus?
Começo com o que Jesus ensinou sobre quais eram os dois grandes mandamentos. "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." 4.
Qual os dois principais mandamentos da Lei de Deus?
Os dois grandes mandamentos, conforme encontrados em Mateus 22:36-40, são “amar o Senhor teu Deus de todo o teu coração” e “amar o teu próximo como a ti mesmo.” “Deus quer que O amemos, amemos nosso próximo e amemos a nós mesmos”, disse o Bispo L.
Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.
Porque eles aboliram os Mandamentos dados por Deus colocando em seu lugar mandamentos criados por eles mesmos, com a finalidade de criar um sistema religioso que, ao invés de libertar, oprimia, excluía de maneira desumana.
― Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus respondeu: ― “Ame ao Senhor, o seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todo o seu entendimento”. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: “Ame ao seu próximo como a você mesmo”.
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Em português, o Novo Mandamento é conhecido também pela forma abreviada amai-vos uns aos outros, ou simplesmente amai-vos. Em João 15, Jesus o reafirma como Mandamento do amor.
Quando decidimos colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida, recebemos Suas bênçãos em profusão. Os homens e as mulheres que dedicam a vida a Deus descobrem que Ele pode fazer muito mais por sua vida do que eles conseguiriam por si mesmos.
Numa das três viagens que Moisés fez até o alto do monte Sinai (ver Êxodo 19), Deus ensinou-lhe os mandamentos que lemos em Êxodo 20. Esses ensinamentos são conhecidos como os Dez Mandamentos.
A Lei da nova aliança, do novo testamento, do evangelho, da graça, pela qual se revogou a primeira, é chamada pelo apóstolo de lei régia (Tg 2.8), porque prescreve o amor ao próximo, sem qualquer tipo de condenação legal, conforme ocorria na primeira, apesar de também prescrever o amor ao próximo.
O Catecismo da Igreja Católica afirma que, os dez mandamentos devem ser entendidos como um caminho de vida. Assim, os dez mandamentos são normas que visam a vivência da liberdade dos filhos de Deus, “indicam as condições de uma vida liberta da escravidão do pecado” (n. 2057).
Ser “justo” ou “justificado” significa ser declarado inocente de pecado, ser limpo e aceitável a Deus. Paulo ensinou aos santos gálatas que o cumprimento da lei de Moisés não poderia justificá-los.