LINHA DE ATAQUE – Também conhecida como ´linha dos 3 metros`, consiste em uma linha a três metros de distância da rede, separando os jogadores que estão na rede dos jogadores que estão no fundo da quadra.
A linha dos 3 metros é uma demarcação que existe na quadra de voleibol, com o objetivo de evitar que o atacante de um time pise nela para efetuar um ataque. Na prática, se um jogador antes de realizar o ataque, saltar e pisar na linha de 3 metros tem-se que será dado ponto para equipe adversária.
No sistema 3x3 há três levantadores e três atacantes posicionados de forma intercalada. Para a utilização deste sistema tem que haver um entrosamento entre os atletas para que as jogadas sejam efetuadas com sucesso.
Qual a função da linha dos 3 metros no voleibol? A Além de dividir a quadra para que o jogador que for atacar do fundo (defesa), não seja confundido com o da frente (ataque) na hora de atacar, pois quem vem do fundo para atacar, não pode pisar na linha dos três metros.
CENTRAL – O central ou atacante de meio é o jogador responsável pelo ataque prioritariamente pelo meio da rede (posição 3) e responsável por ajudar no bloqueio os jogadores nas extremidades da rede. CINCO-UM – O ´5x1` é um sistema de jogo composto por 5 atacantes e um levantador.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
No voleibol atual, a maior parte das equipes consideradas de alto rendimento utilizam o sistema de jogo 5 x 1. Esta proposta de jogo é baseada na formação que conta com apenas um levantador e cinco atacantes.
É um meio de ataque largamente utilizado para as “largadas” no vôlei de praia. Como vimos no vídeo anterior, a regra não permite que a bola seja “largada” com a ponta dos dedos, como ocorre no vôlei de quadra.
Consiste, em geral, em estender os braços acima do nível da rede com o propósito de interceptar a trajetória ou diminuir a velocidade de uma bola que foi cortada pelo adversário. De acordo com o número de jogadores o bloqueio pode ser classificado em simples, duplo, ou triplo. É proibido bloquear o saque do adversário.
A linha dos 3 metros é uma demarcação que existe na quadra de voleibol, com o objetivo de evitar que o atacante de um time pise nela para efetuar um ataque.
Uma das alterações foi a mudança da distância da linha de arremesso de três pontos, que passou de 6.25m para 6.75m. Esse fundamento é uma habilidade aberta, portanto, dependente das alterações ambientais para sua realização.
Cada time é composto por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva. Após o saque, cada time só poderá tocar a bola três vezes, sendo proibido que um jogador toque a bola duas vezes seguidas. A equipe vencedora é aquela que ganhar o maior número de sets.
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar. Por isso é necessário desempenho básico completo.
Cada equipe pode ter dois líberos inscritos nas competições, mas apenas um pode estar em quadra. Em alguns casos, os times ficam sem líbero em ação, o que é permitido. Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores.
Diferente do sistema tático 6x0, onde os jogadores não tem função definida, o sistema 4x2 simples apresenta posições um pouco mais específicas. Neste sistema temos 2 levantadores (L) e 4 atacantes (AF).
O esquema tático 5x1 é o mais utilizado atualmente e conta com apenas um levantador. Quando este jogador estiver na rede, ele tem duas opções de atacantes para distribuir a jogada. Quando estiver no fundo/defesa, ele terá três opções de atacantes na rede.
Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios. Ele também pode realizar o levantamento quando o levantador não conseguir.