O SMB usa a porta IP 139 ou 445. Porta 139: o SMB era executado originalmente sobre o NetBIOS usando a porta 139. O NetBIOS é uma camada de transporte mais antiga que permite que computadores Windows conversem entre si na mesma rede.
Cada uma das portas tem uma função específica: a porta 137 UDP é usada para a navegação, incluindo a visualização dos compartilhamentos disponíveis, a porta 138 UDP para a resolução dos nomes da rede e a porta 139 TCP é usada para a transferência de dados.
Porta TCP 135 (RPC - Remote Procedure Call): Riscos: a porta TCP 135 é usada pelo RPC, um mecanismo que permite a comunicação entre processos em sistemas Windows. Abrir essa porta pode expor seu sistema a ataques de negação de serviço (DoS) e exploração de vulnerabilidades conhecidas no RPC.
Na versão IBM Planning Analytics Workspace Local versão 2.0.44 ou posterior, se a porta 8888 não for gratuita, você pode configurar Planning Analytics Workspace Local para acessar o Planning Analytics Workspace administration tool remotamente no Windows Server.
Normalmente, qualquer usuário pode abrir qualquer porta acima de 1024. Por exemplo, um usuário poderia colocar um servidor na porta 8080, que é usada com bastante frequência para executar proxies da web, ou na 1080, onde geralmente se encontra um servidor SOCKS.
O protocolo SIP utiliza a porta UDP 5060, que serve para receber sinalização. Através desta porta, o telefone IP se registra com a central SIP, inicia e recebe chamadas vindas de outros telefones.
Porta 443: HTTP Seguro (HTTPS). HTTPS é a versão segura e criptografada do HTTP. Todo o tráfego web HTTPS é encaminhado para a porta 443. Serviços de rede que usam HTTPS para criptografia, como o DNS sobre HTTPS, também se conectam a essa porta.
Já no frontend, a porta 3000 é utilizada pelo servidor de desenvolvimento do React, que é o framework utilizado para construir a interface do seu projeto. Ele é responsável por servir os arquivos HTML, CSS e JavaScript para o navegador. Portanto, você precisa das duas portas para rodar a aplicação corretamente.
Trata-se de um protocolo da camada de aplicação (a camada sete do modelo Open System Interconnection – OSI) que usa normalmente a porta 161 do protocolo de transporte UDP. Essa característica permite a abstração das outras camadas e o gerenciamento de dispositivos que estejam fora da rede de origem.
Normalmente, o SNMP utiliza as portas UDP 161 para agente e 162 para o gerente. O gestor pode enviar solicitações de qualquer porta disponível(porta de origem) até a porta 161 no agente(porta de destino).
Quando você se conecta a um ponto de extremidade RPC, o runtime do RPC no cliente entra em contato com o RPCSS no servidor em uma porta conhecida (135). E obtém a porta para se conectar para o serviço que dá suporte à interface RPC desejada.
Por padrão, o Microsoft Windows habilita o Firewall do Windows, que fecha a porta 1433 para impedir que computadores da Internet se conectem a uma instância padrão do SQL Server no seu computador. As conexões com a instância padrão por meio de TCP/IP não são possíveis, a menos que você abra a porta 1433.
Consequentemente, o filtro precisa aceitar a porta 67 para pacotes transmitidos do cliente para o servidor, e porta 68 para pacotes transmitidos do servidor para o cliente.
A porta 443 é a porta universal de navegação na Web para o Hypertext Transfer Protocol Secure (HTTPS), a contraparte segura do HTTP. É como um guarda que garante que todos os dados que você envia ou recebe de sites sejam mantidos longe de olhares indesejados.
Geralmente, os ataque de amplificação SSDP são formados por pacotes UDP que se originam na porta 1900. O protocolo SSDP é responsável por permitir que dispositivos plug and play (ligar e usar) sejam descobertos em uma rede local, como impressoras, TV's, câmeras, mouse e pendrive.
554 – Porta RTSP utilizada pela maioria das plataformas de gravação em nuvem como Camerite, Monuv e ETC. Posso mudar estas portas? Sim! Você deve principalmente nas portas WEB (80) e nunca mudar para a comum 8080 pois estas são as mais visadas em caso de ataque a dispositivos.
Porta 22 (TCP) - abriga o protocolo Secure Shell (SSH) para a segurança de logins, FTP e encaminhamento de porta. Porta 53 (UDP) - abriga o Domain Name System (DNS), que transforma nomes de domínios em endereços IP.