Via intravenosa é aquela que permite o acesso de um medicamento ou outra solução ao organismo através de injeção direta em uma veia. Para tanto, é necessário fazer uma punção venosa e utilizar uma agulha longa, capaz de penetrar os tecidos subcutâneo e muscular para alcançar o vaso sanguíneo.
Uma delas está na diferenciação dos termos via endovenosa ou intravenosa, quando, na verdade, ambas descrevem o mesmo tipo de via de administração de medicamentos. Portanto, você pode citar a via intravenosa ou endovenosa, pois são sinônimos.
São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras. Quando temos uma doença que se manifesta no interior do nosso corpo, muitas vezes não conseguimos injetar o medicamento diretamente no local.
Há diferenças nas formas de Administração E.V e I.V ?
O que é a sigla EV?
EV – de “Electric Vehicle”, ou veículo elétrico. Há quem use a sigla para definir todo e qualquer carro que utilize eletricidade para se mover – seja ele híbrido ou puramente elétrico.
A administração de medicamentos por via intramuscular (IM) é procedimento freqüentemente realizado na prática de enfermagem, e envolve uma série de decisões complexas relacionadas ao volume a ser injetado, medicação a ser administrada, técnica de administração, seleção do local e dispositivos.
O que é? Administração de medicamentos diretamente na corrente sanguínea do paciente através de uma veia, possibilitando rápida absorção e ação imediata do fármaco.
Terapia subcutânea – utilização da via SC para administração de medicamentos. administração de soluções de reidratação parenteral na camada subcutânea. por períodos prolongados, intolerância gástrica, disfagia, obstrução intestinal, dispnéia severa e diarréia; • Acesso venoso difícil; Desidratação leve ou moderada.
Existem 4 tipos de vias para a aplicação de infusões: a endovenosa, ou intravenosa, representadas pelas letras EV ou IV, a intramuscular (IV), a subcutânea (SC) e a via intradérmica, representada pelas letras ID. Os medicamentos para infusões são produzidos para atuarem em vias específicas.
Infusão em bolus: o medicamento é aplicado diretamente na veia do paciente em um tempo menor ou igual a um minuto. Infusão rápida: aqui, a aplicação do medicamento varia entre um e trinta minutos. Infusão lenta: nessa modalidade, a aplicação ocorre em um intervalo entre trinta e sessenta minutos.
Arritmias não sustentadas são muito comuns e fazem parte do cotidiano dos clínicos e cardiologistas. É muito frequente a detecção de extrassístoles ventriculares (EV) em cardiopatas, mas ocorre também em pacientes hígidos e mesmo em assintomáticos.
A lesão medular (LM ) e suas sequelas figuram entre os mais graves acometimentos que podem afetar o ser humano com enorme repercussão física, psíquica e social.
Via coletora - aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.
As vias arteriais são as avenidas que ligam duas regiões de uma cidade. O CTB define que elas são controladas por semáforos e que possuem interseções em nível, o que possibilita acesso a lotes e outras vias. No caso das vias coletoras, elas têm a função de coletar e redistribuir o trânsito pela cidade.
Qual a velocidade mínima permitida? A velocidade mínima permitida nas vias sempre será 50% da velocidade máxima, por exemplo, em vias de trânsito rápidas, a velocidade máxima é de 80 KM/H, logo, a mínima será de 40 KM/H.
Curitiba (PR): Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; 2014.), parte constituinte de um projeto de pesquisa, que propõe a construção de um padrão para o registro de evolução do paciente, a partir de termos da linguagem especial de enfermagem, fundamentada na CIPE®.
É o ato de preparar e administrar os medicamentos diretamente na corrente sanguínea por meio de acesso venoso já existente. Injetar ou infundir medicamentos que não podem ser administrados por outras vias.