O que é Síndrome de Estocolmo? Como visto, a Síndrome de Estocolmo é caracterizada por um estado psicológico de intimidação, violência ou abuso em que a vítima é submetida por seu agressor. Porém, ao invés de repulsa, ela cria simpatia ou até mesmo um laço emocional forte de amizade ou amor por ele.
[ Psicologia, Psiquiatria ] • [ Psicologia, Psiquiatria ] Estado psicológico da vítima de sequestro que desenvolve sentimentos de empatia, cumplicidade ou compreensão em relação ao(s) seu(s) captor(es).
Ao contrário do que ocorre com a chamada síndrome de Estocolmo, na qual os reféns passam a ter uma relação de afinidade com seus algozes, na Síndrome de Londres o fenômeno é justamente o contrário, ou seja, OS REFÉNS PASSAM A DISCUTIR, DISCORDAR DO COMPORTAMENTO DOS SEQUESTRADORES, GERANDO UMA ANTIPATIA QUE, MUITAS ...
Esse termo foi utilizado pela primeira vez pelo criminalista e psiquiatra Nils Bejerot após examinar os reféns de um assalto a um banco na Suécia, em 1973, e verificar que eles desenvolveram uma resposta afetiva por seus sequestradores.
A síndrome de Estocolmo, por vezes conhecida como síndrome de Helsinki, costuma ocorrer após um tempo suficientemente prolongado de intimidação psicológica.
Síndrome de Estocolmo • Psicologia • Casule Saúde e Bem-estar
O que é a síndrome de Lima?
A síndrome de Lima é o conjunto de sintomas de simpatia ou afeto desenvolvidos pelo sequestrador (ou raptor) em relação à vítima. Esta síndrome é, basicamente, a síndrome de Estocolmo invertida.
A síndrome de Fournier é uma infecção rara e grave que atinge a região genital e acomete especialmente os homens. É uma doença causada por bactérias que penetram na pele e se espalham rapidamente, provocando necrose (morte) dos tecidos.
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.
Como visto, a Síndrome de Estocolmo é caracterizada por um estado psicológico de intimidação, violência ou abuso em que a vítima é submetida por seu agressor. Porém, ao invés de repulsa, ela cria simpatia ou até mesmo um laço emocional forte de amizade ou amor por ele.
A história do criminoso mais polêmico da Suécia, Clark Olofsson, é contada em seis episódios baseados em sua autobiografia, que acompanha desde o começo de sua carreira de crimes até seus maiores golpes. O homem é conhecido por ter usado, durante muito tempo, seu charme e humor para cometer uma série de delitos.
O que é a síndrome de Beckwith-Wiedemann (SBW)? A síndrome de Beckwith-Wiedemann (SBW) é uma doença rara de crescimento excessivo que envolve mudanças genéticas e epigenéticas na região cromossômica 11p15. A SBW ocorre aproximadamente em 1/10.500 nascimentos (Mussa, Di Candia et al., 2016).
Trata-se de uma afecção genética autossômica recessiva caracterizada por um defeito de enzima alfa-iduronidase provocando acúmulo de glicosaminoglicanos2,5,6.
A síndrome de DiGeorge é uma imunodeficiência congênita na qual o timo está ausente ou subdesenvolvido no nascimento, causando problemas com as células T, um tipo de glóbulo branco que ajuda a identificar e destruir células estranhas ou anormais. Outros defeitos congênitos também estão presentes.
Do ponto de vista psicológico, é argumentado que a Síndrome de Estocolmo é resultado da situação de desamparo e submissão extremados. Isso permite que os aproveitadores se passem por piedosos quando eles agem com qualquer ato considerado como bondade ou quando eles falham em bater, estuprar ou abusar da vítima.
Qual o nome que se dá quando a vítima se apaixona pelo sequestrador?
A Síndrome de Estocolmo é caracterizada por um estado psicológico de intimidação, violência ou abuso em que a vítima é submetida por seu agressor, porém, ao invés de repulsa, ela cria simpatia ou até mesmo um laço emocional forte de amizade ou amor por ele.
Síndrome de Sjögren é uma inflamação e autodestruição das glândulas em algumas partes do corpo. Os principais sintomas da doença são sensação de boca seca, sensação de areia nos olhos, e também podem ocorrer infecções como cáries, gengivite e conjuntivite.
É o complexo de superioridade, sempre acompanhado de alguns sintomas muito conhecidos, tais como presunção, arrogância, soberba, orgulho e vaidade. Geralmente esse tipo de luz se apaga muito rapidamente e, pior ainda, quando cair, a queda é muito grande.
“A síndrome do impostor é caracterizada por pessoas que têm tendência à autossabotagem. Então, o indivíduo constrói, dentro da cabeça dele, uma percepção de si mesmo de incompetência ou insuficiência. Naturalmente, todo o cérebro humano possui essa pré-disposição a colocar essa sensação de incapacidade e demérito.
A síndrome é uma doença que ataca diretamente os intestinos, bexiga e estômago impedindo o funcionamento do sistema digestivo, o que obriga a alimentação do paciente por meio de sonda.
A síndrome de Williams é uma doença caracterizada por "face de gnomo ou fadinha”, nariz pequeno e empinado, cabelos encaracolados, lábios cheios, dentes pequenos e sorriso freqüente. Estas crianças normalmente têm problemas de coordenação e equilíbrio, apresentando um atraso psicomotor.
É um síndrome caracterizada por estenose (obstrução) do colo vesical, pode ser congênita, ou adquirida, esta última devido fibrose do colo. O tratamento visa a desobstrução do fluxo urinário a fim de evitar a deterioração da função renal e vesical. Uma opção é a ressecção cirúrgica do colo vesical.
Síndrome de Fournier é uma doença que atinge o saco escrotal e o períneo (região que fica entre o ânus e o pênis). O problema é popularmente conhecido como gangrena sinérgica. A doença é rara, não é contagiosa, mas pode levar à morte. É essencial buscar a ajuda de um especialista experiente.
Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nos diabéticos, obesos e nos portadores de deficiência da circulação das veias dos membros inferiores.
A Síndrome de Fournier, também conhecida como gangrena sinérgica ou de fournier, é uma doença infecciosa grave e rara, que atinge a região perineal e genital, entre o ânus e a genitália. De tal forma, a doença leva o paciente ao comprometimento dos tecidos moles da região afetada, ocasionada pela infecção bacteriana.