O que diz a teoria da psicogênese da língua escrita?
O que é a Psicogênese da Língua Escrita? A psicogênese da língua escrita é uma teoria que estuda como se organiza o pensamento das crianças durante a aprendizagem da leitura e da escrita, concebendo-as como protagonistas desse processo.O que estuda a psicogênese?
O termo psicogênese pode ser compreendido como origem, gênese ou história da aquisição de conhecimentos e funções psicológicas de cada pessoa, processo que ocorre ao longo de todo o desenvolvimento, desde os anos iniciais da infância, e aplica-se a qualquer objeto ou campo de conhecimento.Quais são as fases da psicogênese?
A escrita é uma representação gráfica com significados. Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.O que é a teoria da psicogênese da língua escrita defendida por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
A psicogênese da língua escrita surgiu com objetivo de enxergar a alfabetização de uma maneira além do convencional. As autoras dessa teoria, a psicóloga Emília Ferreiro e a psicopedagoga Ana Teberosky, ambas argentinas, perceberam um rendimento falho em relação aos alunos na fase da alfabetização.Psicogênese da Língua Escrita- Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
Qual foi a teoria que Emilia Ferreiro e Ana Teberosky formularam?
Emília Ferreiro e Ana Teberosky partiram do pressuposto da teoria piagetiana – de que todo conhecimento possui uma origem – e, pelo método clínico de Piaget, observaram uma centena de crianças e seu funcionamento do sistema de escrita.Qual foi a teoria de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.Quais as principais ideias de Emilia Ferreiro?
Quais são suas ideias? Assim como Jean Piaget, Emília também acredita que as crianças possuem um papel ativo e essencial em seu aprendizado, construindo o próprio conhecimento. Ambos propõe que escolas não devem focar exatamente no conteúdo, mas sim no sujeito que o aprende.Qual é o método de alfabetização de Emilia Ferreiro?
O construtivismo entende o sujeito como um ser que constrói ativamente os seus conhecimentos, protagonista de sua aprendizagem. Emilia Ferreiro trouxe essas ideias construtivistas para entender como a criança entende essa relação com a escrita – área que o próprio Piaget não tinha explorado muito”, explica.Qual a teoria de Ferreiro?
Os estudos de Ferreiro levam à conclusão de que as crianças têm um papel ativo no aprendizado. Elas constroem o próprio conhecimento – daí a palavra construtivismo.O que é psicogênese e quais são as suas fases iniciais da língua escrita?
Portanto, a Psicogênese da língua escrita descreve como o aprendiz se apropria dos concei- tos e das habilidades de ler e escrever, mostrando que a aquisição desses atos linguísticos segue um percurso semelhante àquele que a humanidade percorreu até chegar ao sistema alfabético, ou seja, o aluno, na fase pré-silábica ...Qual é a importância da psicogênese da língua escrita para a sua prática pedagógica?
permite que a criança seja um sujeito ativo, capaz de construir seu próprio conhecimento, mediante a interação com o meio no qual se encontra. Desta forma a psicogênese é aplicada na prática pedagógica, quando partimos do conhecimento que a criança desenvolve seu conhecimento da leitura na educação familiar.Como fazer o teste da psicogênese?
O teste deve ser aplicado individualmente e num ambiente tranqüilo. O ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba e uma monossílaba, sem dar ênfase a separação de sílabas ao ditar. Na frase deve usar pelo menos uma das palavras usadas no ditado.Quais as 4 fases da alfabetização?
pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.Quem criou o teste da psicogênese?
A abordagem teórica utilizada para embasar o diagnóstico realizado pelo aplicativo PEI é denominada Psicogênese da Língua Escrita desenvolvida pelas educadoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky em suas pesquisas na Argentina e México para posteriormente serem trazidas e adaptadas à realidade brasileira.Quando morreu Emilia Ferreiro?
A educadora, psicóloga e escritora argentina Emilia Ferreiro faleceu, aos 86 anos, no último sábado (26), na Cidade do México.Quais são os três métodos da alfabetização?
São eles: alfabético, fônico e silábico. Já os métodos analíticos partem da leitura da palavra, frase ou conto para o reconhecimento dos elementos gráficos (sílaba e letra).Quais os três métodos de alfabetização?
Quais são os principais métodos de alfabetização?
- Método alfabético.
- Método fônico.
- Método silábico.
- Palavração.
- Sentenciação.
- Método global.
Qual a principal contribuição trazida por Emilia Ferreiro para a alfabetização?
Uma das principais consequências dos ensinamentos trazidos pela obra de Emília Ferreiro na alfabetização é a recusa ao uso das cartilhas. Segundo ela, a compreensão da função social da escrita deve ser estimulada com o uso de textos de atualidade, livros, histórias, jornais, revistas.Qual a metodologia proposta por Ferreiro em suas pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita?
Ferreiro e Teberosky (1984Adotaram procedimentos baseados no método clínico, na interação entre o sujeito e o objeto de conhecimento, num contexto de resolução de problemas e de diálogo entre o pesquisador e a criança, com o intuito de evidenciar seus mecanismos de pensamento.
Quais são as fases da escrita?
Níveis da escrita – Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.O que é a teoria do construtivismo?
A teoria construtivista reza que sujeito e objeto não têm “experiência prévia, a priori: eles se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem”Qual é a teoria de Teberosky?
Teberosky defendia que, dado que as crianças fazem parte de uma cultura letrada, os alunos chegavam à alfabetização com aprendizagens importantes relacionadas aos usos sociais da escrita. Dessa maneira, destacam-se o papel do ambiente alfabetizador, da leitura e de atividades de oralidade.Como identificar o nível Silabico?
Nível silábico (sem valor sonoro)Nesse caso, a cada sílaba a criança atribui a uma letra. A partir disso, é possível identificar em qual nível a criança está. Se na escrita as crianças utilizam letras que não tem relação com a palavra, então ela está no nível silábico sem valor sonoro.
Quando o aluno é silábico alfabético?
– Silábico-alfabética:Como o próprio nome sugere, durante essa fase a criança passa pela transição da etapa silábica para a alfabética. É durante essa fase que a criança começa a entender que as sílabas possuem mais de uma letra.