Teorias são os conhecimentos gerados cientificamente acerca de determinada temática/matéria, por outros estudiosos, que a trataram anteriormente e lançam luz sobre a pesquisa. Elas são geradas para elucidar ou para entender um fenômeno, fato, ocorrências, um processo ou um conjunto de fenômenos e processos.
Teoria é o conhecimento obtido por meio de estudos, hipóteses, experimentações e observações que quando aplicadas, apresentam resultados que corroboram com o objetivo a ser alcançado.
A teoria pode ser definida como um conjunto sistematizado de conceitos e de relações entre conceitos de carácter substantivo que dizem respeito ao real. Para conhecer um determinado fenómeno é necessário saber de que modo o poderemos apreender, quais as suas dimensões de análise possíveis.
Uma teoria é um conjunto de constructos (conceitos), definições e proposições relacionadas entre si, que apresentam uma visão sistemática de fenômenos especificando relações entre variáveis, com a finalidade de explicar e prever fenômenos da realidade.
Teorias são os conhecimentos gerados cientificamente acerca de determinada temática/matéria, por outros estudiosos, que a trataram anteriormente e lançam luz sobre a pesquisa. Elas são geradas para elucidar ou para entender um fenômeno, fato, ocorrências, um processo ou um conjunto de fenômenos e processos.
TEORIA, HIPÓTESE ou LEI • METODOLOGIA CIENTÍFICA • Física e Afins
Como descrever uma teoria?
Uma teoria científica é um conjunto de conhecimentos relacionados a um determinado problema de interesse, seja ele acadêmico ou prático. A estrutura de uma teoria é formada pelos seguintes elementos principais: problema, evidências, postulados, axiomas, perguntas, hipóteses, previsões, teses, regras e leis.
As hipóteses são especulações, previsões sobre um determinado fenômeno da natureza e como ele se comporta. As mesmas devem ser testadas, o que, normalmente, é realizado por meio de experiências científicas. Já as teorias são explicações bem fundamentadas para descrever esses eventos.
Teoria científica é o conjunto de conhecimentos que procura explicar, com alto grau de exatidão, fenômenos abrangentes da natureza, ou seja, é diferente do significado da palavra "teoria" utilizada no dia a dia, no senso comum, quando dizemos que algo “é apenas uma teoria”, no sentido de que é uma mera especulação.
Uma teoria é um conjunto de ideias que procura transmitir uma noção geral de alguns aspectos da realidade. Ela se desenvolve por meio de estudos, experimentações e observações.
Em geral, elas aparecem para explicar certos fenômenos ou dúvidas das mais variadas áreas do conhecimento. Com uma ou mais hipóteses, um pesquisador busca descobrir a explicação mais verídica para o assunto estudado.
As teorias, por exemplo, se desenvolvem no sentido de explicar a realidade, mas a realidade, em seu movimento, impõe desafios à teoria, apontando demandas que ela ainda não necessariamente possa contemplar, ou seja, a relação teoria – prática supõe tensões e movimentos contínuos.
Na ciência, chamamos de teoria o que é fortemente embasado por diversas pesquisas feitas de forma independente por cientistas ao longo do tempo. Não é um mero palpite de mesa de bar. Além disso, uma teoria científica não chega à maturidade depois de fazer 18 anos e se transforma em lei.
Qual a função da teoria em uma pesquisa científica?
Uma vez elaborada, a teoria passa a servir a dois pressupostos: 1. indica lacunas em nosso conhecimento da realidade e, com isso, gera no- vos problemas de pesquisa; 2. embora parcial, serve de referencial explicativo para os resulta- dos que vão sendo observados.
As teorias incluem duas partes interdependentes: a posição, ou tese, que o seu autor defende acerca desse problema; e o conjunto de razões, ou argumentos, que ele usa para defender essa posição. A tese pode ser resumida numa frase. A defesa da tese, por sua vez, é a apresentação dos argumentos que visam sustentá-la.
Segundo a definição científica formal, uma teoria é uma explicação sobre um fenômeno da natureza que tem o suporte de diversas evidências. Já um fato pode se referir a uma explicação científica que já foi testada várias e várias vezes que já não faz mais sentido continuar colocando-a à prova.
Apesar dos dois termos serem muitas vezes usados, como sinônimos, existem diferenças entre eles: os modelos são representações de uma parte específica da realidade e também interpretações ou realizações de uma teoria; enquanto as teorias consistem de um conjunto de declarações, logicamente organizadas, com poder ...
Qual é a diferença entre uma hipótese é uma teoria?
As teorias são explicações bem fundamentadas para descrever eventos que ocorrem na natureza. Envolvem hipóteses já testadas exaustivamente, fatos e leis. Uma teoria pode soar como uma explicação definitiva, mas pode vir a ser derrubada com o passar dos anos. Acompanhe este exemplo.
A teoria é fundamental para orientar a pesquisa, fornecendo um conjunto de conceitos, hipóteses e explicações que ajudam a compreender o fenômeno estudado.
A comprovação científica é, pois, o ato de (com)provar através de experimentos (evidências, demonstrações) diretos ou indiretos, ou ainda por métodos probabilísticos (demonstrações matemáticas) a veracidade de alguma hipótese ou teoria com base no “método científico”.