Visita aberta é uma proposta da Política Nacional de Humaniza- ção cujo objetivo é ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação, de forma a garantir o elo entre o paciente, sua rede social e os diversos serviços da rede de saúde, mantendo latente o projeto de vida do paciente.
A Política Nacional de Humanização se pauta em três princípios: inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, transversalidade e autonomia e protagonismo dos sujeitos.
São autorizados quatro visitantes por dia por paciente, dois de cada vez. No (CTI), são permitidos dois visitantes, um de cada vez; Pacientes em isolamento não podem receber visitas; O paciente terá direito de recusar, por meio de declaração escrita de punho e assinada, determinadas visitas.
A visita humanizada ocorre com a participação, em conjunto, do médico, enfermeiro, psicólogo e fisioterapeuta. Inicialmente, a equipe recebe os familiares na sala de espera da UTI: em seguida, realiza acolhimento, avaliação psicológica e intervenção breve de apoio e orientação, e preparo psicológico para a visita.
HumanizaSUS - Visita Aberta e Direito a Acompanhante
O que é visita aberta?
Visita aberta é uma proposta da Política Nacional de Humaniza- ção cujo objetivo é ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação, de forma a garantir o elo entre o paciente, sua rede social e os diversos serviços da rede de saúde, mantendo latente o projeto de vida do paciente.
Com a organização e análise dos dados, foram identificadas três categorias principais que deram sentido ao significado do cuidado humanizado na UTI: CUIDADO HUMANIZADO - amar ao próximo como a si mesmo; CUIDADO HUMANIZADO - não está presente como deveria estar; ESTRESSE E SOFRIMENTO - é preciso cuidar de quem cuida.
Diretrizes da PNH: Por diretrizes entende-se as orientações gerais de determinada política. No caso da PNH, suas diretrizes apontam no sentido da: 1) Clínica Ampliada; 2) da Co-Gestão; 3) da Valorização do Trabalho; 4) do Acolhimento; 5) da Saúde do Trabalhador; 6) da Defesa dos Direitos do Usuário, etc.
Universalização. A saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais.
A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
Atualmente existem quatro formas para realizar a visita ao indivíduo privado de liberdade, sendo elas: a) VISITA SOCIAL; b) VISITA ASSISTIDA; c) VISITA ÍNTIMA; e d) VISITA VIRTUAL.
Proibido entrada de visitantes utilizando adornos tais como: relógios, pulseiras, brincos, colares, piercings expostos e outros. Proibido uso de aparelhos eletrônicos na UTI, principalmente para fins de gravação e filmagem. Deve ser mantida a ordem e o silêncio no ambiente hospitalar.
Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo; Garantia dos direitos dos usuários; Valorização do trabalho na saúde; Gestão participativa nos serviços.
O que é acolhimento? Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo: faz parte de todos os encontros do serviço de saúde.
A PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas.
Em 19/9/1990 foi assinada a Lei nº 8080 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, instituindo o Sistema Único de Saúde (SUS).
A 'integralidade' é um dos princípios doutrinários da política do Estado brasileiro para a saúde – o Sistema Único de Saúde (SUS) –, que se destina a conjugar as ações direcionadas à materialização da saúde como direito e como serviço.
A seção da saúde na Constituição Federal (1988) e as Leis nº 8.080/1990 e nº 8.142/1990 constituem as bases jurídicas do SUS. O Sistema Único de Saúde (SUS) completou 20 anos em 2008.
A Política Nacional de Humanização (PNH) deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. A PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas.
O acolhimento como ato ou efeito de acolher expressa, em suas várias definições, uma ação de aproximação, um “estar com” e um “estar perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão. Essa atitude implica, por sua vez, estar em relação com algo ou alguém.
O que é? Cogestão ou gestão participativa significa a inclusão de novos sujeitos nos processos de gestão (análise de contexto e problemas; processo de tomada de decisão).
Humanização e conforto: dispostos em amplos quartos individuais, camas confortáveis, televisores individuais, dentre outros detalhes, todos os 10 leitos primam pelo conforto de forma a proporcionar um atendimento mais humanizado, com direito a acompanhante no espaço.
Alguns aspectos podem influenciar na humanização da UTI, como: uma adequada área física, a garantia da visita diária em mais de um turno, ter recursos humanos em quantidade suficiente e com capacitações periódicas, além dos mesmos atuarem em sintonia e com respeito mútuo.
Qual o papel do técnico de enfermagem na assistência em UTI?
O enfermeiro trabalha com equipes multidisciplinares e uma das atribuições do Técnico de Enfermagem na UTI é oferecer total assistência aos médicos de plantão. Por isso, é importante que todos tenham comprometimento em suas atividades e cuide da manutenção do comportamento ético. Bem como o respeito à hierarquia.