O açaí liofilizado nada mais é do que a polpa da fruta desidratada, após a extração, esta passa por um processo chamado Liofilização, processo de secagem a frio que mantém todas as características nutricionais e sensoriais do alimento, como o a cor, aroma e sabor.
A liofilização é um processo de sublimação da água de um determinado produto, ou seja, que faz com que a água congelada vá direto do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo líquido. Também é chamada de processo nobre da desidratação, por ser o que existe de mais tecnológico neste procedimento.
O mais saudável é o açaí puro. Se você fizer questão de comprar açaí adoçado, é mais indicado procurar aqueles que têm adoçantes naturais, como stevia e xilitol.
Cor. O açaí em pó puro é rico em antocianina, um potente corante natural. Por isso, a cor deve ser bem forte, em tom roxo escuro. Se for clara, pode ter sido misturada a outras substâncias.
No entanto, o mais comum é encontrar o açaí industrializado nos supermercados, que costumam ter a adição de diversos compostos ricos em açúcar e gordura. Por isso, na hora da compra também é importante se atentar ao rótulo. Cada 100 gramas de uma tigela de açaí com banana, granola e mel fornece cerca de 250 kcal.
Quando consumido sozinho e com moderação, o açaí não causa ganho de peso e possui apenas cerca de 58 kcal/100g. Por isso, quem quer emagrecer pode consumir a polpa do açaí, mas deve escolher a opção pura, com moderação e sem acompanhamentos calóricos como açúcar, xarope de guaraná e guloseimas.
O açaí provém da fruta, enquanto o sorvete pode ter diversos sabores: coco, morango, cajá... Porém o que engorda ou tem um maior teor calórico é a adição de outros componentes nessa mistura. No caso do sorvete, seria a adição de açúcares e outros componentes conservantes.
Pela cor, dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se estiver misturada com outros ingredientes calóricos, a tonalidade fica distante do marrom ou roxo.
Dessa maneira, entende-se que é pela cor que dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se o açaí tradicional estiver misturado com outros ingredientes calóricos, a sua cor fica distante do tom marrom ou roxo. "Açaí é saudável quando se trata da polpa da fruta batida com água.
Embora o açaí tradicional tenha uma maior quantidade de açúcares, ele ainda é rico em antioxidantes, que são conhecidos por promover a saúde cardiovascular, além de flavonoides que têm propriedades anti-inflamatórias.
Não só isso, possuímos no catalogo, o açaí zero, sem adicionais de açúcares. Nessa versão, ele é substituído pela sucralose. Então, o xero é uma alternativa à versão tradicional, direcionado à pessoas com dieta restritiva à açúcar e diabéticos, por exemplo.
Portanto, o uso de produtos comerciais de açaí que contenham guaraná pode, junto com uso concomitante de café, cafeína, chá preto, chá mate, aumentar os efeitos do guaraná e, com isto, ser estimulante. Assim, melhor não consumir o açaí misturado com guaraná e mais outra forma de cafeína.
A principal desvantagem da liofilização é o custo, devido ao seu alto consumo de energia e altos custos de operação e manutenção. A energia necessária para a liofilização é quase o dobro da necessária para a secagem ao ar convencional.
Vantagens: Preservação dos nutrientes: o processo de liofilização mantém a maioria dos nutrientes presentes nos alimentos, como vitaminas e minerais. Textura e sabor: os alimentos liofilizados geralmente mantêm sua textura original e sabor delicioso, sem perder suas características.
A liofilização é o processo de desidratação por sublimação, neste processo a água contida nos produtos que estão sendo liofilizados passa diretamente do estado sólido para o gasoso - sem passar pelo estado líquido.
– Para descobrir se há substâncias que adulteram o açaí, como amido de milho ou trigo, é só colocar um pouco de açaí no fogo baixo e mexer até ferver. Se a consistência ficar parecida com um mingau, está adulterado.
Açaí médio ou regular: é a polpa extraída com adição de água e filtração, apresentando acima de 11 a 14% de Sólidos totais e uma aparência densa. Açaí fino ou popular: é a polpa extraída com adição de água e filtração, apresentando de 8 a 11% de Sólidos totais e uma aparência pouco densa (BRASIL, 2016).
O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados.
O açaí precisa ter aspecto de vinho escuro, caso esteja em um tom de roxo mais claro, pode ter sido misturado com outra substância, além disso a forma de conservar a polpa de açaí também é muito importante para a qualidade do produto.
Para ter mais segurança e não deixar de usufruir dos inúmeros benefícios desse rico alimento, compre açaí em locais de confiança. E prefira marcas com selo da vigilância sanitária, um sinal de que foi pasteurizado – isto é, passou pelo tal branqueamento.
Por ser rico em polifenóis, principalmente antocianinas e, por isso, o consumo frequente do açaí (Euterpe oleracea), junto com uma dieta saudável, pode promover diversos benefícios para a saúde, como prevenir o envelhecimento precoce, fortalecer o sistema imunológico e diminuir o colesterol "ruim".
O que você pode não saber é que o açaí tem potencial para afastar a hipertensão. A antocianina, pigmento responsável pelo tom roxo-escuro do alimento, é o agente motivador. Do ponto de vista clínico, a ingestão do açaí ajuda na dilatação das artérias, o que é uma preciosidade na perspectiva cardiovascular.
Com um cardápio bem montado e seguido pelo diabético, tudo pode ser consumido, desde que se observe a quantidade, pois tudo o que é em excesso faz mal. Com esta regra simples em mente, podemos dizer que o dibético pode sim tomar açaí! Aliás, esta regra da atenção ao excesso deve ser seguida para quaisquer alimentos.