O adensamento de solo é a diminuição dos vazios de um solo, devido a saída da água e ar do seu interior. Essa saída é provocada por um acréscimo de carga no solo, seja pela edificação de uma estrutura, construção de um aterro, entre outros.
O adensamento do solo é um fenômeno comum que ocorre quando uma carga é aplicada sobre o solo, causando sua compressão e reduzindo seu volume. Esse processo é de extrema importância na engenharia geotécnica, pois influencia diretamente na estabilidade de estruturas construídas sobre o solo.
O adensamento de concreto consiste na movimentação do material em questão, tendo a finalidade de diminuir o número de vazios, bolhas de ar e excesso de água do interior da massa, de tal forma que se obtenha um concreto denso e compacto. O processo deve ser feito durante e imediatamente após o lançamento do concreto.
Qual a diferença entre compactação e adensamento do solo?
Adensamento do solo: Fenômeno acarretado por processos físicos e químicos resultantes de causas naturais ou antrópica. Compactação do solo: Resulta da ação antrópica proveniente de meios mecânicos pela aplicação de pressão.
A camada compactada e/ou adensada determina o confinamento das raízes das plantas na camada de solo superficial fértil. Em média, esta camada retém água disponível às plantas para não mais que 7 a 10 dias.
ADENSAMENTO DO SOLO E PERMEABILIDADE - CORTES GEOTÉCNICOS
Qual a função de um plantio adensado?
O adensamento promove rápida cobertura do solo, inibindo o crescimento de invasoras e reduzindo o número de manutenções. O alto custo inicial de instalação da área é compensado no custo final pelo menor número de manutenções (menos de 1 ano), em relação ao método tradicional (4 anos de manutenções).
A compactação altera uma série de fatores que afeta o crescimento radicular, como aeração, retenção de água, resistência à penetração de raízes podendo, inclusive, aumentar a susceptibilidade do solo à erosão, como será discutido a seguir.
Os solos argilosos precisam de compressão para serem compactados. Por ser um solo coesivo, as partículas da argila se aderem umas às outras, portanto, para que o processo de compactação aconteça, uma máquina com força de alto impacto é necessária para golpear o solo e forçar a saída do ar, reorganizando as partículas.
O que causa a desestruturação do solo? Um dos principais problemas vivenciados pelos produtores é a compactação, na qual o uso de máquinas pesadas faz com que as partículas do solo se aproximem mais entre si, reduzindo a porosidade do solo, devido à pressão do rodado dos tratores, colhedoras etc.
A operação de adensamento é um processo que induz a aproximação das partículas sólidas da massa de concreto, reduzindo seus vazios, podendo ser feita por apiloamento manual, vibração interna, vibração externa, centrifugação, por ação de vácuo ou pela combinação desses métodos.
O adensamento ocorre através do excesso de cargas no solo, fazendo com que o mesmo venha a perder agua entre suas partículas, ou seja a poro-pressão ou pressão neutra causando o afundamento de estruturas, também conhecidas como recalque.
Qual a diferença entre compressibilidade e adensamento do solo?
Compressibilidade: Relação independente do tempo entre variação de volume (deformação) e tensão efetiva. É a propriedade que os solos têm de serem suscetíveis à compressão. Adensamento: Processo dependente do tempo de variação de volume (deformação) do solo devido à drenagem da água dos poros.
O adensamento do concreto consiste na movimentação do material, com objetivo de diminuir o número de vazios, bolhas de ar e excesso de água no interior do conteúdo do material, de forma que se obtenha um concreto compacto e denso.
O adensamento de concreto consiste na movimentação do material em questão, tendo a finalidade de diminuir o número de vazios, bolhas de ar e excesso de água do interior da massa, de tal forma que se obtenha um concreto denso e compacto. O processo deve ser feito durante e imediatamente após o lançamento do concreto.
O solo compactado vem resultando na diminuição no crescimento das raízes em profundidade, predispondo a planta à morte em curtos períodos de seca, no acúmulo de água na superfície do solo impossibilitando a respiração das raízes e favorecendo o processo de erosão hídrica do solo.
Qual a diferença entre compactação e adensamento de solo?
A principal diferença é que a compactação não é feita com máquinas e o adensamento necessariamente tem que ser mecanizado. São ensaios distintos e servem para estratificar as propriedades físicas do solo que está sendo analisado, embora sempre apresentem o mesmo resultado.
A rotação de cultura é considerada a mais benéfica para o produtor evitar a compactação do solo. O principio básico é alternar espécies diferentes na mesma estação do ano.
A lixiviação é um processo que consiste na lavagem superficial dos sais minerais para as camadas mais profundas do solo, principalmente pelo escoamento das águas superficiais.
A técnica de rega profunda de raízes oferece três benefícios para as árvores simultaneamente: irrigação, nutrição e descompactação do solo. Com o uso de um equipamento especial, o solo é descompactado com jatos de água de alta pressão, enquanto água e nutrientes são aplicados diretamente nas raízes.
O processo de salinização do solo é um problema socioecológico, que afeta a natureza e transforma a terra arável em terra seca. Usualmente, consiste no processo de superacumulação de sais minerais, provenientes de água da chuva, água do mar ou aquela usada para irrigação agrícola.
A compactação pode ocorrer no solo em duas principais formas: superficial e subsuperficial. A primeira é causada principalmente pela pressão em área com o tráfego de máquinas e animais. Já a segunda, popularmente conhecida como “pé-de-grade” ou “pé-de-arado”, é atribuída a pressão localizada de implementos agrícolas.
Atualmente, o sistema de plantio adensado de café compreende espaçamentos que resultam numa população cafeeira variando de 5 mil a 10 mil plantas por hectare, 4 a 5 vezes maior que a normalmente utilizada.
Consiste na introdução de indivíduos de espécies do estádio inicial de sucessão (espécie de cobertura) nos espaços com falhas de regeneração natural, para acelerar a cobertura do solo por espécies nativas e aumentar a chance da regeneração natural para suprimir espécies indesejáveis.
Qual é a necessidade de arar a terra antes do plantio?
Ao arar o solo, facilita-se a incorporação de fertilizantes e matéria orgânica, fornecendo nutrientes essenciais para o crescimento das plantas. A prática de aração auxilia na cobertura e enterra resíduos de plantas e restos culturais, reduzindo a probabilidade de propagação de doenças e pragas.