O que é ADI e ADPF?

ADPF: permite uma análise mais ampla dos preceitos fundamentais da Constituição, podendo abranger questões amplas de princípios e valores constitucionais. ADI: foca na análise da constitucionalidade de uma lei ou ato normativo específico em relação à totalidade da Constituição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que é ADPF é para que serve?

Julgada apenas pelo Supremo Tribunal Federal, a ADPF serve para verificar se determinado ato do Poder Público configura afronta a preceito fundamental inscrito no texto constitucional, inclusive anteriores a 1988.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Para que serve a ADI?

Ação que tem por objeto principal a declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo. É proposta perante o Supremo Tribunal Federal quando se tratar de inconstitucionalidade de norma ou ato normativo federal ou estadual perante a Constituição Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnmp.mp.br

O que é ADPF do STF?

Ação por Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF). Prefeito municipal. Autor não legitimado para ação direta de inconstitucionalidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quem pode propor ADI e ADPF?

A lei que dispõe sobre a ADPF, a Lei 9.882/99, traz que os legitimados para propor a arguição de descumprimento de preceito fundamental são aqueles que podem propor a ação direta de inconstitucionalidade (ADI), e que estão presentes na Constituição Federal Brasileira.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estrategiaconcursos.com.br

5 Ações de CONTROLE de CONSTITUCIONALIDADE | LEGITIMIDADE e a SÚMULA VINCULANTE

Qual a principal diferença entre ADI e ADPF?

ADPF: abrange situações em que há alegação de violação direta de preceitos fundamentais, mesmo que não haja uma lei específica em questão. ADI: é aplicada quando se questiona a constitucionalidade de uma lei ou ato normativo em específico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Quais são os legitimados para propor uma ADI?

Pode ser proposta pelo presidente da República, pelos presidentes do Senado, da Câmara ou de assembleia legislativa, pela Ordem dos Advogados do Brasil, pelo procurador-geral da República, por partido político e por entidade sindical de âmbito nacional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

O que é a ADPF das favelas?

O ministro é relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n° 635, conhecida com ADPF das Favelas. Na ação, o Supremo determinou medidas para reduzir a letalidade durante operações realizadas pela Polícia Militar do Rio contra o crime organizado nas comunidades da capital fluminense.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em agenciabrasil.ebc.com.br

Quantas ADI existem?

Com o passar do tempo, a Ação Direta de Inconstitucionalidade passou a fazer parte do diaadia dos julgamentos do Plenário do STF. Nesses vinte anos, 650 ações foram julgadas totalmente procedentes, enquanto 166 foram parcialmente procedentes. Em maio deste ano, aguardavam julgamento final, 943 ADIs.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem criou a ADPF?

Em janeiro de 2000, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ajuizou a ADPF 1 no Supremo Tribunal Federal para questionar lei do Município do Rio de Janeiro. A mais recente a ser ajuizada foi a ADPF 329, pelo partido Democratas, com o objetivo de questionar o Decreto Presidencial 8.368/2014.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual é a função do ADI?

A principal função do Auxiliar de desenvolvimento infantil é estimular a criatividade, organização e os princípios básicos de convivência e integração social entre as crianças. O profissional ajuda no dia a dia dentro da instituição e dá suporte aos professores e outros profissionais do local.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ineib.com.br

Qual é o objeto de uma ADI?

Desse modo, podem ser objetos de ADI os seguintes atos normativos, federal ou estadual:
  • Emendas constitucionais;
  • Leis complementares, ordinárias ou delegadas;
  • Medidas Provisórias;
  • Decretos legislativos e Resoluções do Poder Legislativo;
  • Decretos autônomos;
  • Tratados internacionais;
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estrategiaconcursos.com.br

Quando não cabe ADI?

Quando a segurança jurídica ou excepcional interesse social estiverem em jogo, o STF poderá restringir os efeitos da declaração de inconstitucionalidade ou decidir que ela só tenha eficácia a partir do trânsito em julgado ou um outro momento a ser fixado. Essa decisão depende da aprovação de dois terços do ministros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Quem pode julgar ADI?

STF julga constitucional dispositivo da Lei das ADIs que autoriza modulação dos efeitos de decisão. Para a Corte, a regra visa proteger a segurança jurídica, direitos fundamentais ou outros valores constitucionais que devam ser preservados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quais os efeitos de uma ADI?

Efeitos da ADI

Tem efeito vinculante: órgãos do Poder Judiciário, Administração e Poder Executivo em atuação oficial são obrigados a cumprir a decisão e a agir de acordo com o que ela determinou. Diz-se que não se vincula o Legislativo, que pode criar novas propostas de normas sobre o mesmo tema; Art. 102, §2º e art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Para que serve a ação direta de inconstitucionalidade?

A Ação Direta de Inconstitucionalidade consta no artigo 102 da Constituição e é uma das ferramentas de controle concentrado. É uma ação judicial proposta ao STF para que este decida se determinada lei ou ato normativo é constitucional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em politize.com.br

O que é uma ADPF é para que serve?

O que é ADPF e para que serve? Uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) é um instrumento previsto na Constituição Federal de 1988 que visa o controle de constitucionalidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Em que circunstâncias cabe o ajuizamento da ADI?

É possível, em tese, o ajuizamento de ADI contra deliberação administrativa de tribunal, desde que ela tenha conteúdo normativo com generalidade e abstração, devendo, contudo, em regra, a ação ser julgada prejudicada caso essa decisão administrativa seja revogada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em buscadordizerodireito.com.br

Qual recurso cabe em ADI?

Logo, só cabe embargos de declaração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em institutoformula.com.br

Quem pode usar ADPF?

Os legitimados especiais são A Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Governador de Estado ou do Distrito Federal e a confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional (incisos IV, V e IX do artigo 103).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que significa ADPF 187?

Trata-se de uma concepção procedimental dos direitos fundamentais capaz de conciliá-lo com o princípio democrático.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

O que significa ADPF 347?

Com a conclusão do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 347, o Tribunal deu prazo de seis meses para que o governo federal elabore um plano de intervenção para resolver a situação, com diretrizes para reduzir a superlotação dos presídios, o número de presos provisórios e a permanência ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quem pode mover uma ADI?

Podem propor ADI e ADC: (i) o Presidente da República; (ii) a Mesa do Senado Federal; (iii) a Mesa da Câmara dos Deputados; (iv) a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; (v) o Governador de Estado ou do Distrito Federal; (vi) o Procurador-Geral da República; (vii) o Conselho ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual é a lei da ADI?

LEI No 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999.

Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal. Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Quem é o polo passivo de uma ADI?

Não há um verdadeiro polo passivo na ADI, justamente porque não há partes no sentido mais típico da expressão. Sendo assim, ela é proposta em face de uma lei ou ato normativo com a indicação das autoridades que elaboraram a norma para que essas possam prestar as informações necessárias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em masterjuris.com.br