O adultério. É o termo que designa a infidelidade conjugal. Quando dois parceiros, dos quais pelo menos um é casado, estabelecem entre si uma relação sexual, mesmo efémera, cometem adultério. Cristo condena o adultério, mesmo de simples desejo ( 131 ).
Se, portanto, alguém contrair outro matrimônio enquanto ainda vive a parte adúltera, também comete adultério. A palavra que lemos no Evangelho não significa a dissolução do vínculo matrimonial, mas apenas a chamada separação de corpos.
O adultério, como "ato de se relacionar com terceiro na constância do casamento", é considerado uma grave violação dos deveres conjugais por quase todas as civilizações de quase toda a história, sendo que algumas sociedades puniam gravemente a esposa adúltera e/ou a pessoa com quem praticava o ato, sendo ambos ...
A Igreja mantém, por fidelidade à palavra de Jesus Cristo («quem repudia a sua mulher e casa com outra comete adultério em relação à primeira; e se uma mulher repudia o seu marido e casa com outro, comete adultério»: Mc 10, 11-12), que não pode reconhecer como válida uma nova união, se o primeiro Matrimónio foi válido.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti!
Adultério, no dicionário, significa infidelidade conjugal, relacionamento fora do matrimônio (Minidicionário Luft). No Brasil, o adultério somente deixou de ser crime no tardio ano de 2005.
Adulterar significa também corromper, modificar, falsificar. Um dos mais notáveis personagens do Antigo Testamento, o rei Davi, sofreu consequências gravíssimas por ter adulterado com Bate Seba. O adultério traz muita dor e sofrimento, divide casais, pais e filhos. A família de Davi também foi pulverizada.
Teoricamente, a diferença entre traição e adultério é insignificante, porém, juridicamente, considera-se adultério o relacionamento extraconjugal em que tenha ocorrido o “coito”, ou seja, não há adultério sem que haja o contato físico entre as partes e, ainda, o adultério é considerado um “delito de concurso necessário ...
Nesse caso, além da traição, há o grave pecado de fornicação, sexo antes ou fora do casamento, vivido por duas pessoas que não são casadas. Não custa lembrar o que disse São Paulo sobre a gravidade desse pecado: “Nem nos entreguemos à fornicação, como alguns deles se entregaram, de modo a perecerem […]” (I Cor 10,8).
Agora, os bispos, sozinhos, podem decidir a nulidade do casamento em situações mais óbvias, como nos casos de impotência sexual, declaração de que um dos cônjuges não gostaria de ter filhos ou preferências sexuais incompatíveis.
Adultério, substantivo masculino: Infidelidade conjugal; Traição de um dos cônjuges: divórcio por adultério; Traição se efetiva quando alguém tem relações sexuais com outra pessoa com a qual não está casado.
O Código Penal atual, em sua redação original, previa no art. 240 o chamado crime de adultério, cominando uma pena de detenção de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses para quem traísse o cônjuge, pena essa que também era aplicada ao amante, desde que ele soubesse da condição de casado do outro, é claro.
Entre os pecados contra a castidade (adultério, pornografia, masturbação, prática homossexual etc.) está a fornicação, que é a realização do ato sexual entre um homem e uma mulher que não são casados entre si nem com outros.
O sexto mandamento – Não pecar contra a castidade – é muito importante, pois proíbe qualquer forma de relacionamento contrário à ordem natural. Deus criou o homem e a mulher e disse “Crescei e multiplicai-vos” (Gn 1,27). Ele os criou à sua imagem e semelhança para viverem em comunhão.
Adultério é uma injúria grave, com conseqüências no direito de família e cível. Provada a traição, a mulher ou o marido que traem perdem o direito a receber pensão. Se a traição se tornar pública e notória, o cônjuge traído poderá entrar na Justiça para pedir indenização por danos morais.
Mateus fala das tratativas de Judas com alguns dos sumos sacerdotes: “O que me dareis se eu vos entregar Jesus?”. Combinaram, então, o preço: trinta moedas de prata. No ambiente da ceia, Jesus anuncia que um dos presentes irá traí-lo. Todos se perguntam: “sou eu, Mestre?”.
Tendo por objeto de proteção o bem jurídico família, tutelado nos termos do artigo 36.º da Constituição, o crime de bigamia encontra-se previsto no artigo 247.º do Código Penal. O tipo criminal em questão envolve a conduta de, sendo casado, contrair outro casamento.
No campo da sexualidade, o desejo de satisfação sexual não é pecado. Na verdade, nem mesmo quando um cristão se sente atraído sexualmente por outra pessoa constitui pecado. No entanto, cuidado! Pois esse desejo está “grávido” do pecado e pode gerá-lo em nosso coração.
Tipos de traição: -Infidelidade indireta -Infidelidade sexual -Infidelidade emocional -Infidelidade direta -Infidelidade virtual -Infidelidade física -Infidelidade com envolvimento emocional -Infidelidade por impulso -Infidelidade por ninfomania -Infidelidade por baixa autoestima -Infidelidade como uma maneira de ...
É tradicional a interpretação de que as passagens de Mt 12,31-32, Mc 3,28-29 e Lc 12,10 retratam a “blasfêmia ao Espírito santo” como o pecado impossível de perdoar: o “pecado imperdoável”.
Sim, o adultério tem perdão de Deus. A Bíblia nos ensina que Deus é misericordioso e está sempre disposto a perdoar aqueles que se arrependem sinceramente dos seus pecados.