Os advérbios caracterizam os verbos que acompanham ou intensificam adjetivos e outros advérbios. São classificados de acordo com o sentido que ajudam a produzir. Os advérbios compõem uma classe gramatical que possui diversas classificações baseadas no sentido que trazem ao discurso.
O advérbio refere-se a um verbo, a um adjetivo, a uma locução adjetiva, a um advérbio ou a uma locução adverbial, exercendo somente a função sintática de adjunto adverbial. Exemplos: Sempre trabalhou muito. (O advérbio de intensidade muito modifica o verbo trabalhar.)
Dentre os mais comuns, temos “muito”, “pouco”, “mais”, “menos”, “bastante”, “demais”, “tão”, entre outros. Em casos particulares, “nada” também pode ser considerado advérbio de intensidade.
Os advérbios afirmativos são utilizados para completar ou reforçar o sentido de alguma situação. Entre eles, encontram-se: sim; certo; certamente; realmente; decerto; efetivamente; decididamente; efetivamente; realmente; sem dúvida; etc. Exemplos: Ele realmente precisava estudar.
ADVÉRBIO - O que é, como identificar e tipos de advérbios | Quer Que Desenhe?
Como saber se a palavra é um advérbio?
Advérbios qualificam verbos e intensificam o sentido de outros advérbios e de adjetivos. Têm sete classificações e são variáveis em grau. Os advérbios são palavras que modificam o sentido de verbos, adjetivos e outros advérbios.
O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).
O advérbio, conforme sugere seu próprio nome, está relacionado ao verbo. Além de modificar verbos, esse tipo de palavra pode também modificar adjetivos, outros advérbios ou até mesmo orações inteiras. Por exemplo, na frase “Ele corre rapidamente”, o rapidamente é um advérbio que modifica o verbo correr.
Os advérbios funcionam para os verbos de forma semelhante a como os adjetivos funcionam para os substantivos, ou seja, o advérbio tem a função de agregar mais detalhes ao verbo ao qual ele está relacionado.
Quando se usa “onde”? “Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).
O advérbio denota uma circunstância e, conforme a situação, pode ser classificado como advérbio de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, negação, tempo etc. Vejamos alguns exemplos: Certamente ele estudará para a prova.
Respondendo de forma simples: os advérbios são adjetivos mais poderosos. Os adjetivos modificam um substantivo, atribuindo a ele características. Já os advérbios atingem uma classe maior de palavras — podem modificar verbos, adjetivos, um outro advérbio ou uma frase inteira.
Acontece quando duas ou mais palavras diferentes juntas têm a mesma função do advérbio, que é alterar o sentido de um verbo. São exemplos de locuções adverbiais de tempo: à tarde, às vezes, hoje em dia, de tempos em tempos, de vez em quando, de manhã, de quando em quando, a qualquer momento, em breve.
O advérbio nada mais é do que um grupo de palavras que modificam, intensificam ou caracterizam outras palavras. Tem função parecida com a dos adjetivos – mas estes, vale lembrar, só caracterizam substantivos.
A palavra porque também é advérbio interrogativo depois do advérbio eis em frases do tipo destas: «Eis porque havemos de ser tolerantes.» «Eis porque não concordo contigo.»
Na 3ª, também temos um processo de substantivação, pois o vocábulo NÃO, que é normalmente um advérbio (em condições normais de temperatura e pressão), ocupa a posição de e exerce a função de um objeto direto, o que o torna um substantivo. É como se a frase estivesse escrita assim: “Se você disser um NÃO a ele…”.
Por exemplo, na Nova Gramática do Português Contemporâneo, talvez é incluído nesta subclasse ao lado de advérbios como acaso, porventura, possivelmente, provavelmente, entre outros2.
Passando à resposta, é para nós claro que, nos exemplos dados, o ATÉ é sempre ADvérbio, porque, acima de tudo, modifica a significação do núcleo do predicado (verbo) da frase (oração) de que faz parte.