O aerossol é um aparelho utilizado em sessões de Fisioterapia Respiratória, ou pelo próprio paciente em casa segundo indicação médica, em adultos e crianças. O aerossol tem o principal objectivo de fluidificar as secreções existentes nas vias respiratórias, de forma a facilitar a sua drenagem e consequente expulsão.
A inalação pode ser definida como uma aerossolterapia que faz uso de vapores como medicamentos para promover a desobstrução das vias respiratórias. O procedimento permite que a medicação de efeito descongestionante entre em contato com os brônquios em menor tempo e melhore a respiração rapidamente.
Um aerossol é basicamente a mistura de dois líquidos guardados na mesma lata. Um deles é o produto em si, que pode ser creme de barbear, desodorante, tinta ou inseticida. O outro é o chamado propelente, uma substância capaz de impulsionar o produto para fora. Na maioria dos casos, o propelente é um gás líquido.
Inalação ou Nebulização é a aspiração do ar do ambiente com substância inaláveis como vapor de água, medicamentos, através da vias respiratórias para dentro dos alvéolos pulmonares.
Coloque entre 5 e 10 ml de soro fisiológico no nebulizador e ligue o equipamento. Posicione a máscara ao redor do nariz e da boca e inspire o ar quente. Permaneça sentado durante toda a inalação para que não haja riscos de aspirar as secreções que estão a ser humidificadas.
Por que administrar spray inalatório (bombinha) utilizando espaçador para inalação?
O que é um produto aerosol?
Um aerossol é a mistura de dois líquidos, sendo um deles o produto em si – creme de barbear, desodorante, tinta ou inseticida – e o outro o propelente, uma substância capaz de impulsionar o produto para fora. Entre outras palavras, o spray é a lata, o equipamento utilizado para emissão do aerossol.
O aerossol é um aparelho utilizado em sessões de Fisioterapia Respiratória, ou pelo próprio paciente em casa segundo indicação médica, em adultos e crianças. O aerossol tem o principal objectivo de fluidificar as secreções existentes nas vias respiratórias, de forma a facilitar a sua drenagem e consequente expulsão.
Inalação é o ato de aspirar substâncias para as vias aéreas através da respiração, é o que explica a pediatra Dra. Sawana Mesquita. “Ela serve para levar medicamentos à laringe, traqueia e pulmão, umidificar e fluidificar secreções, aliviando alguns sintomas e auxiliando no tratamento de algumas doenças”, complementa.
Esse tipo de nebulizador serve para a inalação de vapor contendo soro fisiológico e outros medicamentos, como os broncodilatadores — brometo de ipratrópio (Atrovent), bromidrato de fenoterol (Berotec) e sulfato de salbutamol (Aerolin).
Emissão e impactos. As partículas inaláveis (MP10) são facilmente carregadas para dentro do sistema respiratório. Com isso, podem causar ou agravar diversas doenças respiratórias, principalmente para grupos mais sensíveis, como crianças e idosos.
Um aerossol é a suspensão de partículas finíssimas sólidas ou líquidas em um gás. Ele consiste em um sistema que faz com que o conteúdo dentro das latas seja expelido na forma de uma “nuvem” de pequenas gotículas. Isso se dá pela grande pressão no interior das latas.
Colocar a máscara, que deve cobrir toda a boca e o nariz; Respirar pela boca, de forma profunda e lenta, inspirando por 2 a 3 segundos, antes de expirar o ar, para permitir que o vapor chegue até os pulmões; Continuar a nebulização por 15 a 20 minutos ou até que não saia mais névoa pelo nebulizador.
Por isso, não há sentido nebulizar apenas com soro. Além de não ter nenhum efeito farmacológico, a nebulização com soro pode irritar a via aérea e levar a broncoespasmo (chiado), piorar um quadro de tosse e até propiciar a colonização da via aérea por bactérias ou fungos.
Você pode, ainda, deparar-se com o termo aerossol, que se refere às partículas dispersas no gás. Em todo caso, inaladores e nebulizadores são a mesma coisa: um equipamento que realiza esse processo para permitir que um medicamento seja administrado em uma pessoa por meio do sistema respiratório.
A nebulização é um procedimento que auxilia a desentupir as vias aéreas. Para isso, é preciso inalar um vapor – que pode conter soro fisiológico junto a medicamentos. Desta maneira, é possível umidificar o canal da respiração e, assim, liberar as vias aéreas.
Você pode usar Fluibron® gotas para inalação com todos os inaladores modernos, exceto inaladores de vapor. Você pode misturar Fluibron® gotas com soro fisiológico, adicionando quantidades iguais de cada, para maior umidificação do ar liberado pelo inalador.
Bastante comuns em nosso dia a dia, os aerossóis são basicamente compostos pela mistura de dois líquidos: o produto em si (desodorante, creme de barbear, inseticida ou tinta, por exemplo) e o chamado propelente, que é substância utilizada para impulsionar o produto para fora.
Aerolin® spray é indicado para o controle e prevenção da asma brônquica, bem como para o tratamento de outras condições nas quais possa ocorrer obstrução reversível das vias aéreas, tais como bronquite crônica e enfisema.
ATROVENT serve como broncodilatador no tratamento de manutenção do broncoespasmo (estreitamento das vias aéreas por onde o ar passa, causando falta de ar) associado à asma e à, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Page 2 Atrovent® Solução para Inalação fevereiro/2008 - 2 - (DPOC), que inclui bronquite crônica (inflamação ...
Agite bem a embalagem antes de usar. Faça uma aplicação curta, mantendo uma distância mínima de 15cm da pele. O spray não deve se prolongar - cerca de 2 segundos em cada axila são suficientes.
O início de ação de Aerolin® spray é rápido, em até 5 minutos (geralmente ocorre em 3 minutos ou menos). A duração de ação é de 4 a 6 horas, na maioria dos pacientes.