Os agentes endógenos, também chamados de agentes internos, são aqueles que atuam abaixo da superfície ou que são oriundos de fenômenos internos. Nessa categoria, podemos citar o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos.
Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície.
Os agentes internos ou endógenos também são chamados de modeladores e costumam ser subdivididos em três grupos: o tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo. Tectonismo: Também chamado de diastrofismo, é todo e qualquer movimento realizado a partir de pressões advindas da região localizada sobre o magma da Terra.
Os agentes exógenos do relevo – também chamados de agentes externos ou até de agentes intempéricos e erosivos – são os elementos da natureza que atuam na transformação do modelado superficial da Terra.
Os fatores exógenos têm como determinantes as condições nutricionais, culturais, ambientais e sociais e influenciam o crescimento de forma mais dominante até os dois anos de idade, e os fatores endógenos que compreendem os determinantes biológicos, genéticos e étnicos interferindo no crescimento de forma mais ativa a ...
Os agentes INTERNOS e EXTERNOS do relevo (Endógenos e Exógenos) - Geografia Física
Qual a principal diferença entre doenças endógenas e exógenas?
Endógenas – fatores do organismo, hereditários ou não, que desencadeiam a crise, independentemente de causa externa. As pessoas com depressão endógena tendem a se sentir melhor no período da tarde e no verão. Exógenas – causas ambientais, como estresse, problemas profissionais e familiares, perdas, rupturas etc.
Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.
Qual a diferença entre forças endógenas e exógenas?
Duas ações combinam-se para modelar o relevo: as forças internas ou endógenas, que dão as linhas mestras do relevo, e as externas ou exógenas, que modificam as formas já existentes.
Fatores exógenos são aqueles ligados ao estímulo, ao ambiente e à cultura. Há estudiosos que defendem a concepção de que os fatores sociais e ambientais são os mais determinantes no comportamento humano. Enxergam o ser humano como um produto do meio.
Os processos endógenos são os processos do interior da terra, como a movimentação de placas tectônicas, o vulcanismo, a liberação de material do interior da terra que forma rochas, cordilheiras montanhosas e a própria crosta terrestre.
Podemos dizer que endógeno é tudo o que no acontecer vital do homem se realiza sempre novamente como unidade da forma fundamental. Chamamos endon ao que constantemente manifesta essa originalidade em tais fenômenos do endógeno.
As atividades sísmicas e vulcânicas são consideradas forças endógenas, que atuam na criação do relevo. Já a influência da água, dos ventos, dos intemperismos e das diversas formas de erosões é denominada de forças exógenas que modelam e transformam a superfície terrestre com o passar do tempo.
Quais são os agentes internos e externos do relevo?
Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).
O que são forças exógenas? As forças exógenas do relevo são aquelas situações, substâncias, forças (entre outros) que atuam sobre a superfície terrestre e podem mudar a forma dela com o passar do tempo.
Os agentes endógenos, também chamados de agentes internos, são aqueles que atuam abaixo da superfície ou que são oriundos de fenômenos internos. Nessa categoria, podemos citar o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos.
Endógenas: venenos que se formam no próprio organismo e de origem celular, microbiana ou parasitária; Exógenas: por substâncias introduzidas de fora do organismo.
Os agentes externos do relevo mais preponderantes são as águas (fluviais, pluviais, marítimas etc.), os ventos e as alterações climáticas, que ocasionam dois principais processos: o intemperismo e a erosão.
O estudo dos processos exógenos é efetuado sobre a superfície da Terra. Isso compreende a atuação do cli- ma, da tectônica e da biologia na alteração da rocha, na formação do solo e em sua destruição. Esses processos são os formadores do domínio natural da superfície, a qual é denominada em geomorfologia de “paisagem”.
Por que os agentes endógenos são considerados os principais agentes formadores do relevo?
Os agentes endógenos do relevo são, portanto, os elementos naturais que alteram a forma do modelado superficial terrestre a partir de seu interior e, por isso, são também chamados de agentes internos de transformação do relevo.
1-2) conceitua que a infecção endógena é ocasionada por doenças ou condições clínicas predisponentes, conjugada com procedimentos diagnóstico-terapêuticos agressivos, invasivos e imuno-supressivos.
Pois então, a intoxicação exógena é causada pelo contato com substâncias químicas que prejudicam o organismo das pessoas, podendo provocar danos graves e até a morte. Em Guarapari, não há registro de óbitos, mas a maiorias das intoxicações registradas são causadas por medicamentos.
Intoxicação exógena pode ser definida como a consequência clínica e/ou bioquímicas da exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas. Como exemplo dessas substâncias intoxicantes ambientais, podemos citar ar, água, alimentos, plantas, animais peçonhentos ou venenosos.