Jesus é a fonte de água viva que nunca se esgota. Ele disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. E rios de água viva correrão do coração de quem crer em mim” (João 7:37-38). Quando buscamos saciar nossa sede indo até Jesus, nunca mais temos sede.
McConkie definiu água viva como “as palavras da vida eterna, a mensagem da salvação, as verdades sobre Deus e Seu reino; as doutrinas do evangelho.” Ele continua, explicando: “Onde há profetas de Deus, aí haverão rios de água viva, fontes repletas de verdades eternas, mananciais jorrando a dádiva de vida que salva da ...
O que era água viva que Jesus ofereceu para samaritana?
Jesus traz a Água Viva para a sua vida
Mas a água que o Senhor tem para nós é uma Água nova, que lava e purifica o nosso coração. Como a Samaritana nós também estamos sedentos da Água Viva que Jesus tem para oferecer.
PROFETA, FEITICEIRO ou SANTO? Quem foi BALAÃO e por que ele é IMPORTANTE para nós?
Que tipo de água Jesus disse que daria a samaritana?
“Jesus respondeu: «Se conhecesses o dom de Deus e quem é aquele que te diz: “Dá-me de beber”, tu lhe pedirias e ele te daria água viva». A mulher disse: «Senhor, não tens sequer um balde, e o poço é fundo; de onde tens essa água viva?» (...).
Essa era a hora em que a mulher Samaritana ia ao poço buscar água, pois, ela não buscava nos horários comuns, junto das outras mulheres, tinha seus vários e muitos motivos para isso. Essa função de buscar água era de exclusividade da mulher naquela época.
A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).
A água é descrita como Purificadora e por isso assume um papel tão importante nos rituais das mais diversas religiões em todos os tempos e lugares. Acredita-se que ela tem o poder de lavar os pecados e nos prepara para entrarmos em contato com a divindade.
Eles se escondem nos tentáculos para evitar serem comidos por predadores até ficarem adultos. Portanto, ela possui uma função determinante na manutenção da cadeia alimentar dos oceanos. Além disso, ela ainda atua no controle de algas e plânctons, já que se alimentam destes seres.
[ Zoologia ] Designação comum a várias espécies de cnidários marinhos de corpo mole e transparente, providos de tentáculos com células urticantes. Plural: águas-vivas.
Água corrente ou água viva? A água que Isaque encontrou nos poços de Abraão foi chamada de Mayim Hayim. Surpreendentemente, as palavras hebraicas para "água corrente" aqui são Água viva (מים חיים – Mayim Hayim; Água da vida).
Jesus é a fonte da água viva! Jesus é a água viva, quem d'Ele bebe jamais terá sede! Jesus nos sacia dessa sede de eternidade que nós temos e preenche os vazios da nossa alma e do nosso coração. ”Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo.
Por “rios de água viva”, Jesus se referia ao Espírito que os crentes receberiam mais adiante. Quando o Espírito de Deus vem, nós recebemos nova vida. Sem o Espírito de Deus, somos obrigados a lutar com nossas próprias forças, que são minadas pela fraqueza moral e tendências pecaminosas.
As fontes de água, como rios, lagos e oceanos, são verdadeiros berços da vida. A água proporciona condições ideais para o desenvolvimento de uma variedade de espécies, desde microorganismos até grandes mamíferos. Ela serve como habitat, fornecendo alimento, abrigo e reprodução para muitos seres vivos.
A água é símbolo da vida, cuja conservação e crescimento dependem de Deus; através da ação divina e da colaboração humana, torna-se fecunda em boas obras.
A água viva é o evangelho de Jesus Cristo. “A fonte de águas vivas (…) era um símbolo do amor de Deus” (1 Néfi 11:25). A água viva pode nos proporcionar “vida eterna” (João 4:14; D&C 63:23).
Jesus estava cansado, por isso descansou junto à fonte. Uma mulher samaritana veio pegar água e Jesus pediu-lhe que Lhe desse um pouco. Como os judeus não falavam com os samaritanos, a mulher ficou surpresa. Jesus disse à mulher que poderia dar-lhe um tipo de água que faria com que ela nunca mais tivesse sede.
A vida dela era um emaranhado de adultérios e divórcios. “Na sociedade de então, isso fazia dela uma pessoa rejeitada e proscrita, com um status social igual ao de uma prostituta comum”. 7Perto de Sicar haviam muitos poços nos quais ela poderia buscar água.
A samaritana tinha cinco maridos, o 6º não era dela, na palavra estes cinco maridos remete aos cinco deuses que eles adoravam naquela época, na região de Samaria. Em nossas vidas, esses deuses remetem a nossas faltas e os nossos pecados.
O relato deste domingo – encontro de Jesus com a samaritana – é uma verdadeira catequese, que nos convida ao seguimento d'Aquele que é a Fonte da Vida. Nem no templo, nem em Jerusalém, nem em nenhum outro lugar se pode viver o verdadeiro culto, que se revela como encontro e identificação com Jesus.
Durante este tempo, povos pagãos, não judeus, vieram para a Samaria, e houve muitos casamentos mistos de judeus que permaneceram em Samaria (nem todos foram para o exílio) com pessoas pagãs. Isto era proibido pela lei de Moisés; por isso o povo de Jerusalém, chamados de judeus, odiavam os samaritanos.
Essas práticas eram contra os mandamentos de YHVH, e uma quebra da aliança que Ele fez com o povo hebreu. Consequentemente, essas ações idólatras foram a causa da destruição desse reino, pois quebraram a aliança estabelecida por Deus com eles.